Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

RET-Simpósio Nacional e Internacional de Educação: inscrições abertas

  • Publicado: Sexta, 30 de Setembro de 2022, 14h58
  • Última atualização em Sexta, 30 de Setembro de 2022, 14h59
  • Acessos: 496

Estão abertas, até o dia 5 de outubro, as inscrições para o I Simpósio Nacional e Internacional de Educação, que temo como tema “Os desafios da alfabetização, leitura e escrita: velhos paradigmas, problemas atuais”. O evento, em formato virtual, que ocorre entre os dias 17 e 22 de outubro, será transmitido pelo YouTube e oferecerá certificação de 30 horas. 

Promovido pela Associação Comunitária Educacional Cícera Tereza dos Santos  ACECTS, o simpósio tem como escopo o debate sobre os princípios, as trilhas históricas, as dificuldades e os problemas dificuldades enfrentados no chão da sala de aula por educador-educando, educando-educando e educando-educador, quanto às práticas de alfabetização, leitura e escrita, além de dialogar sobre não só a respeito das políticas públicas que concernem à educação como direito humanitário primordial, e mas também sobre a vigente proposta de alfabetização no Brasil, bem como a relevância da Educação e da Cultura Popular. 

As inscrições de trabalhos acadêmicos (resultados parciais e finais de pesquisa ou relatos de experiência), podem ser feitas pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. No site do simpósio, é possível acessar o edital e o modelo para apresentação. As inscrições são gratuitas. 

A ACECTS é uma associação comunitária que atua sobretudo na região de Suzano (SP) e que tem como foco primordial a alfabetização de pessoas idosas, na sua maioria mulheres, visando a que elas alcancem uma inserção maior na sociedade, aumentando seu protagonismo social e, consequentemente, sua conscientização político-reflexiva, de modo que o processo educacional sirva não apenas ao letramento, mas à própria construção da identidade social das pessoas alcançadas pelos projetos desenvolvidos pela ACECTS. 

O IFSP será parceiro na realização do evento. De acordo com o professor Gabriel Henrique Burnatelli de Antonio, coordenador de licenciaturas do IFSP, a intenção é que a comunidade acadêmica do IFSP possa participar, sobretudo alunos e professores dos cursos de Licenciatura, seja como avaliadores, ou submetendo trabalhos a serem apresentados no Simpósio.   

“Buscamos, com essa parceria, consolidar o compromisso do IFSP com a formação inicial e continuada de professores da educação básica, estimulando ações que promovam a excelência acadêmica com compromisso social, reconhecendo a importância da educação de jovens e adultos como instrumento de democratização do acesso a oportunidades sociais, de emancipação crítico-reflexiva e de incentivo à cidadania ativa através da educação”, contou Gabriel. 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página