Página inicial > Últimas Notícias > DRG - Aluno do Ensino Médio Integrado do IFSP Capivari apresenta trabalho de pesquisa em evento científico regional

• Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2023, 19h31
  • Última atualização em Sexta, 22 de Setembro de 2023, 07h36

O estudante Thiago Pavan Dalla Costa, discente do curso Técnico Integrado de Informática do IFSP Câmpus Capivari, apresentou um trabalho de pesquisa no Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química (EPPEQ). Além do trabalho do estudante Thiago, foi apresentado um trabalho desenvolvido por estudantes do curso de Licenciatura em Química.

O Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química (EPPEQ) foi criado para articular os pesquisadores da área de Ensino de Química do estado de São Paulo, a fim de criar espaços de discussão e consolidar grupos regionais que possam contribuir para o fortalecimento desta área no estado, bem como propiciar elementos para fortalecimento e melhoria dos cursos de Licenciatura em Química e do Ensino de Química nas escolas de educação básica. O evento é bienal, sendo realizado nos segundos semestres dos anos ímpares pelas Instituições de Ensino Superior Públicas Paulistas.

O trabalho apresentado pelo Thiago, intitulado “Produção de um Espectrofotômetro com Arduino, Máquina de Corte a Laser e Impressora 3D”, é fruto da Iniciação Científica do programa PIBIFSP realizada ao longo do ano de 2023, sob orientação do Prof. Carlos Fernando Barboza da Silva. O objetivo do trabalho é a construção de um espectrofotômetro controlado por Arduino que seja de baixo custo e que possa ser utilizado em aulas de ciências da natureza e explorados os aspectos científicos e tecnológicos da análise de concentração de soluções.

Outro trabalho apresentado no evento, fruto do desenvolvimento de uma Prática como Componente Curricular da disciplina de Mineralogia e Química do Solo ministrada pelo professor Carlos Fernando Barboza da Silva no quinto semestre do curso de Licenciatura em Química, intitulado “Desenvolvimento de Material Didático para Identificação de Minerais por Meio de Perguntas Condicionais e Formulário Online”. O trabalho demonstra como desenvolver um formulário com perguntas condicionais para a identificação de minerais mais comuns.

A participação dos estudantes em eventos científicos, além de aumentar a motivação para o estudo de temas científicos e relevantes para a sociedade, ajuda a desenvolver habilidades no campo científico enfatizando a última e importante etapa da metodologia científica que é a comunicação e divulgação dos resultados obtidos.

Apresentação de trabalho na forma de poster do estudante Thiago Pavan Della Costa

Logotipo do evento Encontro Paulista de Pesquisa no Ensino de Química.