Página inicial > Últimas Notícias > CEX - IFSP Capivari promove atividades de divulgação científica em Escola Estadual

• Publicado: Quarta, 20 de Setembro de 2023, 19h56
  • Última atualização em Quinta, 21 de Setembro de 2023, 09h10

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Campus Capivari tem desempenhado um papel fundamental na promoção da divulgação científica e na aproximação da comunidade escolar com o conhecimento científico. Recentemente, em uma ação conjunta envolvendo alunos de ensino médio e projetos de extensão do Curso de Licenciatura, foram realizadas atividades enriquecedoras na Escola Estadual Padre Fabiano José Moreira Camargo. Essa iniciativa tem como objetivo despertar o interesse pela ciência e estimular o pensamento crítico nos estudantes, além de fortalecer os laços entre o IFSP Capivari e a comunidade local.

Durante o ano de 2023, professores e alunos do IFSP Capivari, juntamente com os participantes do PIBID e os projetos de extensão dos cursos de Licenciatura em Química e Processos Químicos, têm se dedicado a levar a ciência de forma interativa e acessível a estudantes de escolas da região. Essas atividades de divulgação científica foram realizadas em diversas instituições de ensino, com o intuito de compartilhar conhecimentos, despertar a curiosidade e incentivar a participação ativa dos alunos.

No dia 13 de setembro, entre 8:00 e 12:00 h no período matutino e entre 21:15 e 23:00 no período noturno, foram realizadas Oficinas de Experimentos  na Escola Estadual Padre Fabiano José Moreira Camargo resultante da parceria entre os professores da área de ciências da natureza da escola e  estudantes do curso de Licenciatura, assim como alunos do curso do Ensino Técnico Integrado. Além disso, os alunos do ensino médio integrado tiveram a oportunidade de apresentar experimentos e projetos do espaço maker e interagir diretamente com os estudantes da escola estadual do ensino médio, trocando experiências e conhecimentos, o que contribui para a formação acadêmica e pessoal de ambas as partes. Os estudantes, sob a orientação de professores do IFSP Capivari, elaboram atividades dinâmicas e criativas, buscando despertar o interesse dos estudantes pelo mundo científico. Por meio de experimentos, demonstrações e atividades práticas, eles promovem a aprendizagem significativa e mostram como a ciência está presente no cotidiano.

Os resultados desta iniciativa têm sido extremamente positivos. Os alunos das escolas participantes têm demonstrado maior entusiasmo e interesse pelos conteúdos científicos, bem como uma compreensão mais profunda dos temas abordados. Além disso, a interação entre os estudantes do ensino médio e os alunos do IFSP Capivari tem gerado um ambiente de aprendizado colaborativo, incentivando o compartilhamento de ideias e o desenvolvimento de habilidades sociais.

Essa parceria entre o IFSP Capivari e os projetos de extensão reflete o compromisso da instituição em promover a educação de qualidade e a disseminação do conhecimento científico. Por meio dessas atividades de divulgação científica, espera-se despertar vocações científicas, estimular a curiosidade e mostrar aos estudantes o potencial transformador da ciência em suas vidas e na sociedade como um todo.

O compromisso do IFSP Capivari com a divulgação científica reafirma seu papel como instituição de referência na educação e no desenvolvimento da região. Por meio dessas parcerias e do envolvimento de alunos e professores, espera-se continuar promovendo atividades que inspirem novas gerações de cientistas e pesquisadores, contribuindo para o avanço da ciência e para o progresso da sociedade como um todo.