Página inicial > Últimas Notícias > ADM - Jogo de Empresas

ADM - Jogo de Empresas

• Publicado: Terça, 27 de Junho de 2023, 18h59
  • Última atualização em Terça, 27 de Junho de 2023, 18h59

Durante o 1º semestre de 2023, a área de Gestão do IFSP Capivari promoveu o projeto “Jogo de Empresas”.

Os participantes foram estudantes dos cursos de Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio modalidade PROEJA e Tecnologia em Processos Químicos, totalizando aproximadamente 70 participantes.

Os docentes orientadores, que acompanharam os estudantes no desenvolvimento desta atividade, foram: Hugo Antonio Lima de Souza, Ina Thomé Picoli, Meire Ramalho de Oliveira e Valdir Antonio Vitorino Filho.

Os participantes tiveram como desafio a administração de uma fábrica que produz e comercializa skates. Os estudantes atuaram como diretores desta empresa e se depararam com as responsabilidades de administrar um negócio num ambiente competitivo e envolvente. Tendo que tomar decisões sobre produção, compra de máquinas, contratação de operários, além de estudar o comportamento do mercado e, especialmente, estarem atentos às mudanças do ambiente.

O objetivo das empresas deste jogo foi obter o melhor desempenho em relação à concorrência. A avaliação principal foi medida pela rentabilidade do ativo acumulado ao término da última rodada. Assim, a dedicação e o empenho em todas as rodadas de simulação foram importantes para atingir esse objetivo.

Para critério de ranqueamento das empresas foi utilizado o indicador de rentabilidade do ativo acumulado que indica o percentual de Lucro Acumulado da empresa em relação ao total de investimentos médio (Resultado Líquido Acumulado/Ativo Total Médio).

Os participantes foram divididos em 12 equipes, que competiram durante 12 rodadas, tendo ao final da competição, as seguintes equipes melhores colocadas:

Ranking final completo:

Foto 1 - Equipe NA RAMPA (CAMPEÃ)

Foto 2 - Turma do Técnico em Administração

Foto 3 - Equipe StreetCats