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PS - Dicas para matrículas dos cursos superiores

  • Publicado: Quarta, 01 de Março de 2023, 06h00
  • Última atualização em Quarta, 01 de Março de 2023, 07h15

 

Amanhã, dia 02/03/2023, terá início a matrícula nos cursos superiores noturnos (Licenciatura em Química, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Processos Químicos) do IFSP Capivari. O IFSP Câmpus Capivari solicita que todos os (as) convocados (as) para matrícula leiam o passo-a-passo antes de iniciarem a matricula.

 

1º - Leia o arquivo Dicas para matrícula 

Preparamos várias dicas para facilitar a sua matrícula.  Clique aqui e leia o arquivo. 

 

2º Assista aos tutoriais

Antes de iniciar a sua matrícula, assista a todos os tutoriais. Clique AQUI 

 

3º - Faça o Cadastro no GOV.br 

Conforme previsto nos editais, as matrículas serão realizadas pelo GOV.br. O cadastro deve ser realizado na plataforma: https://www.gov.br/pt-br  

Para saber mais sobre esse procedimento de criação do cadastro, acesse: http://faq-login-unico.servicos.gov.br/en/latest/ e tire suas dúvidas

Recomenda-se que o cadastro seja realizado e testado antes da publicação do resultado final. Em casos de problemas de acesso leiam as recomendações do FAQ para correções. 

 

4º - Regularize o título de eleitor

Todos os maiores de 18 anos deverão apresentar a certidão de quitação eleitoral. 

Acesse: https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral e salve em PDF uma cópia da sua quitação. Caso a sua quitação eleitoral não esteja correta ou você não consiga emitir, entre em contato com o Cartório Eleitoral. 

Se você não possui 18 anos, não precisará apresentar título de eleitor. 

 

5º - Apresente o Certificado de Conclusão do Ensino Médio

Somente os concluintes do Ensino Médio poderão realizar a matrícula nos cursos de ensino técnico. 

Desta forma, entre com contato com a sua escola de ensino médio e solicite o certificado de conclusão. Caso o certificado não esteja pronto a escola irá entregar uma declaração onde constará que concluiu o ensino médio.

 

6º - Separe e organize os Documentos das vagas reservadas

Se você  fez a inscrição para as vagas reservadas, separe os documentos previamente. 

Todos (as) os (as) candidatos (as) das vagas reservadas (cotas) deverão comprovar que estudaram o ensino médio em escola pública, para isso deverão: apresentar o histórico com o nome das escolas públicas OU apresentar declaração que conste que o candidato estudou o ensino médio completo (integralmente) em escola pública. 

 

- L1 e L2: separe o RG e CPF de todos os moradores de sua residência. Você precisará também apresentar comprovantes de renda de todos os moradores maiores de 18 anos ou apresentar o formulário de sem renda dos moradores e também apresentar a carteira de trabalho de todos.

Por exemplo: em uma casa moram 5 pessoas – João (2 anos de idade), Maria (17 anos de idade), Antonio (desempregado), Luisa (sem carteira - informal) e Helton (CLT). Os documentos que precisarão ser apresentados serão:

João: RG + CPF. Na ausência do RG apresentar certidão de nascimento

Maria: RG + CPF. 

Antonio: RG + CPF + declaração de sem renda + carteira de trabalho. 

Luisa: RG + CPF + declaração de informal + carteira de trabalho

Helton: RG + CPF + holerite dos 3 meses anteriores a INSCRIÇÃO

Os (as) candidatos (as) dos cursos Superiores Noturnos devem sempre apresentar documentos relativos aos meses de  novembro de 2022, dezembro de 2022 e janeiro de 2023 para comprovação das rendas.

Modelo da declaração de sem renda ou declaração de informal. Clique aqui.

Modelo de como bater as fotos da carteira de trabalho. Clique aqui.

 

Dúvidas:

1) Perdi meu título, posso fazer a matrícula?

Se tiver mais de 18 anos, você precisará apresentar a sua declaração de quitação eleitoral. 

Se não conseguir emitir de forma on-line compareça com urgência ao cartório eleitoral

 

2) Perdi o meu certificado de conclusão o ensino médio ou não tenho o certificado de conclusão.

Compareça até escola onde concluiu o ensino médio e solicite uma segunda via. 

 

3) A matrícula será presencial?

Não, a matrícula será totalmente on-line

 

4) Os cursos têm custo de matrícula ou de mensalidade?

Os cursos não têm custo de matrícula, nem de mensalidade. 

 

5) Tem algum material obrigatório para os cursos superiores?

Não, apenas recomendamos que, para os cursos da área de química (Licenciatura em Química e Processos Químicos), os discentes tenham um jaleco de algodão de mangas longas e na altura dos joelhos e tenham óculos de segurança. Caso não tenha o jaleco ou os óculos, comparece para as aulas, faremos o empréstimo dos jalecos e dos óculos. 

 

6) Posso tirar minha foto 3 x 4 com o celular?

A foto 3 x 4 poderá ser batida com o seu celular, mas atenção! Não serão aceitas fotos com brincos, óculos, chapéu, etc. O (a) candidato (a) deverá estar posicionado olhando para a frente e com fundo claro atras. É uma foto no padrão foto 3 x 4. Fotos que não estiverem no padrão foto 3 x 4 serão recusadas e o aluno deverá refazer todos os passos da matrícula

 

7) O comprovante de endereço não está no meu nome. Posso fazer a matrícula?

O comprovante de endereço não precisará estar no nome do candidato (a). O comprovante de endereço não precisará estar no nome dos pais/responsáveis pelo (a) candidato (a).

 

8) Quando devo fazer a matrícula?

Faça a matrícula no primeiro dia, dia 02/03/2023.

 

9) Sou menor de idade, meus pais precisam assinar algum documento? 

Sim, você precisará apresentar o RG e CPF do responsável e o responsável irá assinar a ficha de matrícula. Assinar não significa digitar o nome no campus de assinatura. A assinatura dever ser realizada de próprio punho ou com o uso do assinador do gov. br 

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