Página inicial > Últimas Notícias > DAE - Perguntas e Respostas sobre o procedimento de Rematrícula para 2023

DAE - Perguntas e Respostas sobre o procedimento de Rematrícula para 2023

• Publicado: Quarta, 11 de Janeiro de 2023, 11h34
  • Última atualização em Quarta, 11 de Janeiro de 2023, 11h34

De acordo com a Resolução IFSP n.º 10/2020, com a Instrução Normativa PRE/IFSP n.º 06/2021, Instrução Normativa PRE/IFSP n.º 15/2022, todos os cursos da Educação Básica e da Graduação passaram por reformulação, para atender aos novos currículos de referência da instituição e a outras normativas externas.

Cursos Técnicos Concomitantes ou Subsequentes, Integrados e EJA

1) Os alunos que estavam cursando o primeiro período do curso (ano ou semestre) e foram reprovados, qual será o encaminhamento a ser realizado para continuidade de seus estudos no IFSP?
Resposta:  O aluno, ou seu responsável legal, deverá assinar um Termo de Ciência, que devido a reformulação do curso, e diante da não oferta mais do período retido, o estudante irá migrar para uma nova estrutura do curso. Este Termo deverá ser arquivado na pasta do aluno no campus.

2) O aluno, que foi migrado para a nova estrutura curricular, deverá solicitar o registro de equivalência de estudos entre as disciplinas da estrutura antiga para a nova?

Resposta: Não será necessário o requerimento de equivalência de estudos por parte do estudante. O Coordenador do Curso deverá emitir um ofício para Coordenadoria de Registros Acadêmicos - CRA indicando quais são as disciplinas equivalentes entre a estrutura curricular nova e antiga. Com isso, a CRA poderá proceder o registro de equivalência de estudos no histórico escolar do aluno, após sua migração para a nova estrutura curricular do curso.

3) Como proceder com a rematrícula online, para os alunos que foram retidos no primeiro período do curso, para as estruturas curriculares que ainda não foram criadas no SUAP?

Resposta: Enquanto a estrutura curricular não é cadastrada no SUAP, não será possível realizar a rematrícula online para esses alunos. Após a criação da nova estrutura curricular no SUAP, o campus deverá proceder a abertura das turmas, cadastro de horário e docentes nos respectivos diários. Posteriormente a esses registros, a CRA poderá abrir o período de renovação de matrícula para os alunos que vão migrar para a nova estrutura curricular.

Cursos Superiores de Graduação

1) Os alunos que estavam cursando o primeiro período do curso e foram reprovados, em todas disciplinas ou apenas em algumas, qual será o encaminhamento a ser realizado para continuidade de seus estudos no IFSP?

Resposta: Os alunos deverão permanecer na mesma estrutura curricular. Os cursos superiores de graduação são estruturados por disciplinas, de modo que o aluno pode cursar disciplinas de outro período sem depender da aprovação de componentes curriculares ofertados em etapas anteriores,  desde que não haja pré-requisitos. Além disso, sugerimos que nenhum aluno migre para a nova estrutura curricular, no primeiro semestre de 2023, pois não haverá tempo hábil, entre a rematrícula e a verificação do impacto para o estudante na integralização do curso com a mudança de estrutura curricular.

2) Os alunos que estão prestes a concluir o curso em 2023, e que possuem dependências no primeiro período do curso, qual será o encaminhamento para finalização de seus estudos no IFSP?

Resposta: O Coordenador de Curso deverá avaliar junto com o aluno as disciplinas correlatas que o estudante deverá cumprir na nova estrutura curricular, e passar as orientações para o estudante para finalização do seu curso. Não será necessário que o aluno migre para a nova estrutura curricular.

3) Preciso cursar uma disciplina do primeiro semestre, o que fazer?

Resposta: Alunos do superior que precisam cursar disciplinas do primeiro ano aguardem o primeiro dia letivo e conversem com o coordenador. Informamos que vocês não serão migrados para a grade nova.