DAE- Estudantes do Câmpus Capivari visitam o Petar em excursão do Programa de Ações Universais do IFSP
Foi realizada uma excursão ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar) entre os dias 4 e 6 de novembro. Essa ação foi organizada pelo Prof. Dr. Carlos Fernando Barboza da Silva com a colaboração do Prof. Me. Fernando C. Russo Gomes e de demais servidores do Câmpus Capivari, sendo viabilizada pelo programa Ações Universais do IFSP.
Os estudantes dos cursos de Licenciatura em Química e Técnico em Administração - Proeja realizaram diferentes atividades de ecoturismo e aventura em um Parque Estadual que abriga centenas de cavernas e a maior porção de Mata Atlântica preservada do Brasil, reconhecido pela Unesco como um patrimônio da humanidade. Além de privilegiar aspectos técnicos para a aprendizagem in loco de mineralogia, cultura de povos originários, atividades esportivas e sustentabilidade.
Ao longo do final de semana o grupo realizou atividades culturais e esportivas, com expedições monitoradas na Caverna Santana, Caverna Morro Preto, Caverna do Couto, Caverna Alambari de Baixo e na Caverna Ouro Grosso, além de trekking com visitas a mirantes, rios, piscinas naturais e cachoeiras, inclusive o tradicional bóia cross no Rio Betari.
Essa visita técnica proporcionou aos estudantes a oportunidade de conhecer melhor a formação dos solos, intemperismo e elementos da espeleologia, como o processo de formação das próprias cavernas, suas estalactites, estalagmites e demais espeleotemas em ricas atividades de aprendizagem em um espaço não formal.
O Petar é uma das mais antigas unidades de conservação de São Paulo, criada em 1958 abrange uma área de 35.102,8 hectares e localiza-se no Vale do Ribeira, nos municípios de Iporanga e Apiaí. Essa área constitui uma extensa faixa contínua de Mata Atlântica, com rica biodiversidade e sistemas cársticos, que juntos propiciam uma paisagem única no Brasil.
Destaca-se ainda que é uma das áreas espeleológicas mais importantes do país, com aproximadamente 450 cavernas registradas, conta com espécies de animais de amplo território, como a onça-pintada e o mono-carvoeiro ou muriqui, o maior primata das Américas, e também uma grande variedade de cachoeiras, mirantes, trilhas e comunidades tradicionais em aldeias e quilombos.
O Programa de Ações Universais do IFSP é voltado para a formação integral do estudante e ao aprimoramento de valores de cidadania, participação, coletividade e inclusão social. Portanto, visa proporcionar acesso à cultura, esportes e lazer, que resultam em qualificadas experiências formativas e permeadas por diferentes processos de ensino e aprendizagem que marcam para toda a vida o período escolar desses alunos no Câmpus Capivari.
Redes Sociais