Página inicial > Últimas Notícias > TIC- Alunos de Pós-graduação visitam Museu da Língua Portuguesa, Pinacoteca do Estado e Memorial da Resistência

• Publicado: Terça, 13 de Setembro de 2022, 16h27
  • Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2022, 16h27

No último sábado, os(as) estudantes da Pós-Graduação em TIC na Educação visitaram o Museu da Língua Portuguesa, Pinacoteca do Estado e Memorial da Resistência. O principal objetivo dessas visitas, foi proporcionar mais uma oportunidade de conhecimento acerca de espaços não formais de educação, suas estratégias e tecnologias. Essa ação está intimamente conectada com as atividades do II Seminário TIC e Educação que aconteceu de forma híbrida nos dias 25, 26 e 27 de Agosto.

No museu da língua portuguesa, foi possível para os estudantes, conhecerem mais profundamente a riqueza da linguagem como elemento essencial na cultura dos povos, em um museu que após a restauração, incorporou as tecnologias digitais de uma maneira muito forte em suas instalações. Na Pinacoteca do Estado, os estudantes tiveram contato com diversas exposições e obras que refletem a beleza artística em sua diversidade. Por fim, no memorial da resistência, foi possível refletir criticamente sobre as dinâmicas de opressão e resistência em nosso país, em especial, aquelas que se deram nos tempos da ditadura militar. No museu, as celas, os corredores, as cartas, fizeram refletir sobre esse período histórico que tanto violentou nosso país.

Nos próximos dias, como atividade do curso, os estudantes irão sintetizar seus olhares acerca dessa experiência, com a criação de vídeos curtos que irão compor uma playlist especial sobre esse trajeto
percorrido.