Sobre
Sobre o IFSP
Sobre o IFSP Capivari
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – é uma autarquia federal de ensino.
Fundada em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices, é reconhecida pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade.
Durante seus 103 anos de história, recebeu, também, os nomes de Escola Técnica Federal de São Paulo e Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo. Com a transformação em Instituto, em dezembro de 2008, passou a ter relevância de universidade, destacando-se pela autonomia.
Com a mudança, o Instituto Federal de São Paulo passou a destinar 50% das vagas para os cursos técnicos e, no mínimo, 20% das vagas para os cursos de licenciatura, sobretudo nas áreas de Ciências e da Matemática. Complementarmente, continuará oferecendo cursos de formação inicial e continuada, tecnologias, engenharias e pós-graduação.
Além dos cursos presenciais, o Instituto Federal de São Paulo oferece os cursos Técnicos em Administração e em Informática para Internet e, a partir de 2012, o superior de Formação de Professores na modalidade de Ensino a Distância (EaD).
O IFSP é organizado em estrutura multicampi e possui aproximadamente 22 mil alunos matriculados nos 28 campi e 20 polos de educação a distância divididos pelo estado de São Paulo.
Sobre Capivari
Sobre Capivari
O município de Capivari está localizado no Estado de São Paulo, na mesorregião e microrregião de Piracicaba (IBGE 2009), a 140 km da capital do Estado. Faz divisa com os municípios de Elias Fausto, Mombuca, Monte Mor, Porto Feliz, Rafard, Rio das Pedras, Santa Bárbara D’Oeste com proximidades à Americana, Cerquilho, Itu, Hortolândia, Indaiatuba, Jaguariúna, Laranjal Paulista, Paulínia, Piracicaba, Saltinho, Sumaré e Tietê.
No início do século XVIII, um grupo de ituanos instalou-se próximo a uma colina na margem de um rio, que na época era povoada de muitas capivaras. O nome dado ao pequeno povoado foi Capivari, por esta razão.
Em 11 de outubro de 1826, criou-se a Freguesia, de São João Batista de Capivari de Baixo, vinculada ao município de Porto Feliz. E 10 de julho de 1832, foi elevada a Vila de São João Batista de Capivari de Baixo. Em 20 de dezembro de 1905, a denominação foi simplificada para Capivari.
No século XVIII, as atividades econômicas mais relevantes na região eram a cultura de cana de açúcar, café e chá.
Atualmente a economia de Capivari é representada pelo setor de serviços em primeiro lugar, em segundo pelo setor industrial e por último, o agropecuário. (Fonte: Censo 2010, IBGE)
Em 2021, segundo o IBGE, o município possuía uma população estimada de 56.973 habitantes (Fonte: http://cod.ibge.gov.br/NVY/).
Pelo município passam importantes estradas do estado de São Paulo, como a Rodovia do Açúcar (SP-308), que liga Capivari aos municípios de Salto e Piracicaba e a SP-101, que liga a cidade à Região Metropolitana de Campinas.
Distâncias até o Campus Capivari
Origem | Distância |
São Paulo | 138 km |
Campinas | 50 km |
Piracicaba | 38 km |
Aeroporto de Viracopos | 44 km |
Aeroporto de Guarulhos | 157 km |
Porto de Santos | 221 km |
Sobre o Campus
Sobre o Campus Capivari
O Campus Capivari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) foi criado em 01/02/2010, como campus Avançado vinculado ao Campus Salto, por meio de ato oficial realizado em Brasília, conduzido pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2013, o IFSP Campus Capivari foi promovido a Campus Pleno.
A criação do Campus Capivari foi precedida pela assinatura de um termo de compromisso, envolvendo o MEC/SETEC (Ministério da Educação / Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica), o IFSP, o Município de Capivari, a CNEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade) e o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). O objetivo do termo de compromisso foi a colaboração entre as partes, no sentido de criação do campus, por meio da incorporação do Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento Educacional de Capivari, objeto de convênio entre o Ministério da Educação e o CNEC, por meio do PROEP (Programa de Expansão da Educação Profissional).
As primeiras atividades se deram em 26/07/2010, com a oferta dos cursos técnicos concomitantes e subsequentes em Química e Manutenção e Suporte de Informática, tendo as primeiras turmas formadas em 2012.
Em 2011, foi firmada a parceria entre o IFSP e a Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo (IFSP, 2012). Assim, em 2012, iniciaram-se as primeiras turmas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio nas áreas de Informática e Química que se mantiveram até o ano de 2014. Em 2015, esses cursos passaram a ser ofertados integralmente pelo IFSP Campus Capivari.
O primeiro curso superior de tecnologia do campus foi o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, iniciado em 2013. Em 2014, teve início o curso superior de Tecnologia em Processos Químicos.
Além desses cursos presenciais, o campus já foi pólo de apoio presencial a atividades de Educação a Distância (EaD) em 2014 e 2015, para o curso de Secretaria Escolar no âmbito do Programa Pró-Funcionário oferecido pelo Campus Boituva e o curso Técnico em Administração no âmbito do programa Rede e-Tec Brasil oferecido pelo Campus Caraguatatuba.
No ano de 2015, teve início a primeira turma do curso de Licenciatura em Química, tornando-se o primeiro curso regular de formação docente do IFSP CPV. No mesmo ano foram iniciadas as ofertas dos cursos Técnicos em Informática Integrado ao Ensino Médio e Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio próprios do Campus, sem depender da parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para as disciplinas do núcleo comum.
No ano de 2017, passou a ofertar o primeiro curso na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, com o curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, na modalidade PROEJA. Em 2019, iniciou a primeira turma do curso de pós-graduação lato sensu em Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação.
No ano de 2022 o IFSP Campus Capivari passou a atuar também com a oferta de cursos regulares na modalidade de Educação a Distância. No dia 05/03/2021 tiveram início os cursos de Pós-graduação lato sensu em Ensino de Línguas e Pós-graduação lato sensu em Educação em Ciências e Matemática. No dia 14/03/2022 teve início a oferta do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, na modalidade EaD.
No ano de 2023 iniciou o curso Técnico em Alimentos Concomitante/Subsequente no período vespertino. No mesmo ano iniciou a oferta do curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio no período matutino e o curso Técnico em Química Integrado ao Ensino médio também passou a ser ofertado no período matutino. Ainda em 2023 o curso de Licenciatura em Química passou a ser ofertado no período matutino.
O campus também realiza projetos de ensino, pesquisa e de extensão e inúmeros cursos livres e de formação inicial e continuada (FIC), tais como Libras, Inglês, Desenvolvedor de Android, entre outros. Realiza também eventos como: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia; Semana da Consciência Negra; Semana da Mulher, Semana de Linguagens, Arte e Cultura; IFSP na Praça; Semana de Talentos; Jornada de Acessibilidade e Inclusão; Semana da Licenciatura; dentre outras atividades que possibilitam a integração entre o IFSP e a comunidade local.
Estrutura organizacional:
IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Capivari
Avenida Doutor Ênio Pires de Camargo, 2971 - São João Batista - Capivari SP- CEP: 13360-000 - Telefone: 55 (19) 2146-6700
Servidores
Corpo Administrativo
- Alexandre Camargo Maia – Assistente em Administração (Coordenador de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e Agente de Prospecção de Projetos de Inovação)
- Aline Dantas Araújo - Técnico de Laboratório - Área de Química
- Antonio Carlos da Silva Bomfim – Assistente em Administração
- Arlete Teresinha Esteves Brandi – Assistente de Alunos
- Beatriz Simonaio Birelli Falco - Técnico em Assuntos Educacionais
- César Eduardo Armelin – Assistente em Administração (Coordenador de Licitações e Contratos)
- Daniel Ramos de Souza - Assistente de Alunos
- Eduardo Camargo Maia – Administrador
- Evandro Datti – Técnico de Laboratório – Área: Química
- Geraldo Amaral Adão – Assistente em Administração (Coordenador de Manutenção, Almoxarifado e Patrimônio)
- Gianna Andréia Ferreira Gobbi Spadote – Pedagoga (Coordenadora Sociopedagógica)
- Gilberto Bulgraen Junior – Assistente em Administração
- Grazielle Cristine Elias – Assistente de Alunos (Coordenadora de Registros Acadêmicos)
- Grazielle Nayara Felício Silva – Assistente Social
- Gustavo Baptistella Leite da Silva – Auxiliar em Administração (Coordenador de Extensão)
- Isabel Cristina das Chagas Oliveira – Pedagoga
- Izabel Maria Barral Teixeira – Bibliotecário-Documentalista
- Jaqueline Tatiane Pereira – Assistente em Administração
- José Renato Paviotti – Técnico de Tecnologia da Informação
- Júnio Rodrigues de Oliveira – Técnico de Tecnologia da Informação
- Larissa Aparecida Gatti – Técnico de Laboratório – Área: Química
- Larissa Carvalho Alves – Técnico de Laboratório – Área: Informática
- Leticia Pedroso Ramos – Técnico em Assuntos Educacionais (Diretora-Geral)
- Lucas Bonetti – Técnico de Laboratório – Área: Informática (Coordenador de Tecnologia da Informação)
- Luciana Martins Gatti – Técnico em Contabilidade (Diretora Adjunta de Administração)
- Luciane Belini de Oliveira Sabó – Assistente em Administração (Coordenador de Gestão de Pessoas)
-
Maria Heloisa Saraiva Vicente – Técnico em Assuntos Educacionais
- Maria Ivete Pavan – Assistente em Administração
- Mateus Henrique Messias - Técnico de Laboratório - Área de ciências
- Michele Cristina dos Santos – Bibliotecário-Documentalista (Coordenadora de Biblioteca)
- Michele Pereira de Faria – Administrador
- Osmar Ruy Neto – Contador
- Pedro Henrique Alcântara da Silva – Assistente de Alunos (Coordenador de Apoio ao Ensino)
- Renan Giollo Francisco – Assistente em Administração (Coordenador de Apoio à Direção)
- Roberto Tadashi Kono - Técnico em Assuntos Educacionais
- Rodrigo Scontre – Assistente em Administração
- Rúbia Dias Adão – Auxiliar de Biblioteca
- Sergio Aparecido Paganoti – Assistente em Administração
- Talita Barbosa Plantcoski Bulgraen – Psicólogo
- Valéria da Silva Martins Poletti – Técnico em Contabilidade (Coordenadora de Contabilidade e Finanças Técnica em Contabilidade)
- Vanessa Fonseca - Técnico de Laboratório
- Washington Ernando Pereira Benício – Técnico de Laboratório – Área: Informática
- Zenilton José da Rocha - Tecnólogo em Gestão Pública
Professores de Informática:
- Adriana da Silva Belon – Informática
- Alexandre Garcia Aguado – Informática -
- Caio Hamamura - Informática
- Carlos Roberto Paviotti – Informática (Diretor Adjunto Educacional)
- Edivaldo Serafim – Informática
- Gustavo Henrique Dias Mattioni - Informática
- Kaique Matheus dos Santos - Informática
- Karlan Ricomini Alves – Informática
- Matheus Carvalho Meira – Informática
- Paulo Renato de Oliveira Gavião – Informática
- Rafael Fernando Diorio – Informática
- Rafael Wendel Pinheiro – Informática
- Ramom Simões Abilio - Informática
- Vitor Brandi Junior – Informática
- Wagner Machado do Amaral – Informática (Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas)
- Waldo Luis de Lucca – Informática
Professores de Química e Educação:
- Ademir Geraldo Cavallari Costalonga – Química
- Aderbal Almeida Rocha – Química
- Adria de Sousa Bentes - Química
- Alexandre Santa Barbara Azevedo – Química (Coordenador do Curso Técnico em Alimentos)
- Ana Carla Dantas Midões – Química
- André Castilho Garcia – Química
- André Luis de Castro Peixoto – Química
- André Luís Della Volpe – Química (Coordenadora dos Cursos Técnicos em Química)
- Carlos Fernando Barboza da Silva – Química (Coordenador do Curso Licenciatura em Química)
- Fabiana Ocampos – Química
- Fernanda Ortolan – Química
- Francisco Márcio Barbosa Teixeira – Química (Coordenador do Curso de Pós -Graduação Lato Sensu em Educação em Ciências e Matemática)
- Ione Arsenio da Silva – Educação
- João Batista de Medeiros – Química
- José Ricardo Turquetti – Química
- Luís Eduardo Pais dos Santos – Química
- Mateus Nordi Esperança – Química (Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos)
- Mayumi Silva Kawamoto – Química
- Paloma Epprecht e Machado de Campos Chaves – Educação (Coordenadora do Curso de Pós -Graduação Lato Sensu em Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação)
- Roberto Bineli Muterle – Química
- Sheila Pasqualotto – Química
- Silvânia Regina Mendes Moreschi – Química
- Tássio Acosta Rodrigues - Educação Pedagogia
- Thalita Arthur – Química
Professores de Linguagens:
- Érica Maio Taveira Grande – Língua Portuguesa
- Fabiana Bigaton Tonin – Língua Portuguesa
- Fernanda Tonelli – Língua Espanhola
- Irlla Karla dos Santos Diniz – Educação Física
-
Juscelino Pereira de Souza – Língua Portuguesa
- Lorena Faria – Língua Portuguesa
- Marcel de Assis Roque – Libras
- Mauro Bittencourt dos Santos - Língua Portuguesa/Língua Inglesa
- Sabrina Espino Prata – Língua Inglesa
- Tiago Pellim da Silva – Língua Inglesa (Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato sensu em Ensino de Línguas do IFSP)
Professores Ciências da Natureza e Matemática:
- Ana Karina Cancian Baroni – Matemática e Estatística
- Carolina Marocco Corneta – Biologia
- Cleidson Santiago de Oliveira – Física
- Elizabeth Machado Baptestini Andrade – Física
- Everton Pereira Barbosa – Matemática - (Coordenador do Curso Técnico em Informática)
- Felisberto Alves Ferreira Junior - Física
- Flávio Henrique Ferraresi – Matemática
- Gislaine Vieira Damiani – Biologia
- Marcelo Simplício de Lyra – Matemática
- Maria Elisa de Castro Almeida – Biologia
Professores de Ciências Humanas e Sociais:
- Ana Carolina Balbino - História
- Andre Valente de Barros Barreto – Ciências Sociais
- Daniel Aparecido de Souza – Ciências Humanas
- Felipe de Paula Góis Vieira – História
- Francine Maria Ribeiro – Filosofia
- Maria Amélia Ferracciú Pagotto – Ciências Sociais
- Tiago José Berg – Geografia
- Vanderley Nascimento Freitas - Filosofia
Professores de Gestão:
- Fernando Cesar Russo Gomes – Gestão (Agente de Prospecção de Projetos de Inovação)
- Gustavo Matarazzo Rezende – Gestão
- Hugo Antonio Lima de Souza - Gestão
- Ina Thomé Picoli - Gestão
- Ivonete Fernandes de Souza - Gestão
- Meire Ramalho de Oliveira - Gestão
- Valdir Antonio Vitorino Filho – Gestão - (Coordenador do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais - Ead)
Infraestrutura
O prédio está localizado na Avenida Ênio Pires de Camargo, n. 2.971, no bairro Ribeirão, CEP: 13365-010, Capivari/SP. O terreno possui três níveis (alturas), mas o acesso à entrada do prédio é plano.
O Campus Capivari apresenta doze salas de aula, onde são desenvolvidas as aulas teóricas, possui oito laboratórios de Informática, quatro laboratórios de química (sendo um deles equipado para as aulas de microbiologia, e outro, para pesquisa), um laboratório de física, um espaço maker (laboratório de ensino), biblioteca, cantina e auditório, além de ambientes administrativos com salas para direção, coordenadorias, núcleo docente estruturante, sala de videoconferência, secretaria acadêmica, sala de atendimento de alunos, audiovisual, quatro salas de professores, sala de reunião, instalações administrativas, central de processamento de dados, copa, banheiros, vestiários, quadra de areia, campo de futebol, quadra poliesportiva e estacionamento. O IFSP Campus Capivari está instalado em uma área de 30.000 m2, sendo 3.640,00 m² de área construída.
Quadro 1 - Infraestrutura Física do Campus Capivari
Instalações |
Área (m²) |
Auditório (01) |
158,75 |
Área de apoio pedagógico |
52,60 |
Área para serviços de apoio |
271,28 |
Biblioteca |
210,00 |
Instalações Administrativas |
140,88 |
Laboratórios de Informática ( 7) |
298,56 |
Laboratórios de Química (4) + sala de apoio |
311,89 |
Salas de aulas teóricas (10) |
443,00 |
Laboratório de Ensino- Espaço Maker |
67,04 |
Laboratório de Física (01) |
33,26 |
Laboratórios de Alimentos (2) |
40,00 |
Quadra Poliesportiva |
600,00 |
Salas dos docentes (4) |
196,51 |
Outras áreas construídas |
856,23 |
Total |
3.680,00 |
Fonte: Pesquisa Interna - Elaboração própria
As salas coletivas de uso dos docentes possuem recursos de tecnologia da informação e comunicação e são divididas em espaços de trabalho para uso individual dos docentes. Os espaços de trabalho são equipados com mesas individuais, computadores individuais conectados à internet e intranet e às impressoras do campus.
As salas de aulas possuem ventiladores e amplas janelas com cortinas blackout que possibilitam a passagem com controle de luz. Cada sala de aula tem instalado um computador de mesa para uso do professor e um projetor para uso durante as atividades. Todo espaço interno do campus possui rede via wireless para a rede sem fio. O campus dispõe de lousas digitais, projetores, notebooks para uso dos servidores em aulas, reuniões e eventos
O hall de entrada é um espaço amplo que é utilizado para muitas funções, dentre elas, alimentação, para atividades culturais, convivência, jogos, dentre outras. Nesse espaço, encontram-se acesso à entrada principal do campus, à cantina, à empresa de reprografia, à secretaria, à biblioteca e ao auditório.
Para os alunos, há disponível micro-ondas, geladeiras e um freezer para armazenamento e aquecimento dos lanches.
Recentemente foi construído, no lado externo do campus, um pergolado com bancos para ampliar o espaço de convivência dos estudantes. Esse espaço dispõe de um lavatório duplo de inox para higienização de recipientes dos alunos. Também foi construída uma quadra de esportes com cobertura para realização das atividades de educação física e outras atividades.
Redes Sociais