Apresentação
Olá! Com orgulho apresentamos o I Seminário de Pós-Graduação do Instituto Federal de São Paulo - Campus Capivari.
Desde 2019, o IFSP Capivari tem se destacado na oferta de cursos de Pós-Graduação em nível de Especialização voltados para a formação continuada de professores e outros profissionais interessados na área de educação. Nos anos de 2020 e 2021, realizamos o Seminário TIC e Educação, então uma iniciativa do curso de Especialização em TICs na Educação.
Atualmente, contamos com três cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu (Especialização): Educações e Tecnologias Digitais; Educação em Ciências e Matemática; e Ensino de Línguas. O I Seminário de Pós-Graduação é fruto de uma parceria entre esses três cursos e busca articular o debate sobre temas emergentes na educação que perpassam diferentes áreas e contextos de atuação, fomentando, assim, um olhar inter/ multi/ transdisciplinar.
O evento será realizado entre os dias 01 e 02 de setembro de 2023 tendo como tema Desafios para Educação em Ciências, Linguagens e Tecnologias. Acontecerá de forma online (não mais hibrido como divulgado anteriormente) e contará com mesas-redondas, apresentações de trabalhos e oficinas. Assim, convidamos educadores de diversas áreas do conhecimento e níveis de formação, bem como estudantes de cursos de licenciatura e de pós-graduação a participarem do Seminário, compartilhando resultados de pesquisas concluídas ou em andamento, bem como relatos de experiências práticas. Acesse a aba Chamada de Submissões e veja mais informações sobre as modalidades de participação.
01/09 Abertura
01 SETEMBRO | 19h00: SOLENIDADE DE ABERTURA | MESA REDONDA
TEMA: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO
PALESTRANTES
Profa. Dra. Paula Carolei
Professora da UNIFESP. Doutora em Educação pela USP. Mestre em Educação pela Unicamp e graduada em Ciências Biológicas pela USP. Faz parte do grupo de pesquisa CODE (Comunicação, Design e Tecnologias Educacionais). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação on-line.
Prof. Dr. Jackson Wilke da Cruz Souza
Professor na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutor em Linguística pela UFSCar na linha de pesquisa Descrição, Análise e Processamento Automático de Línguas Naturais (PLN) . Mestre e Bacharel em Linguística pela UFSCar, com ênfase em PLN. Atua no Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) e do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLinC/UFBA).
Prof. Dr. Alexandre Garcia Aguado (Mediação)
Professor no IFSP Capivari. Doutor em Educação pela Universitat Autònoma de Barcelona. Mestre em Tecnologia pela UNICAMP.
02/09 Comunicações
02 SETEMBRO | 08:30 COMUNICAÇÕES
Seção 1 - Linha Temática: Educação, sociedade e cultura (clique para ver os resumos)
1. Preconceito social em relação a usuários de substâncias psicoativas e o papel preventivo da educação
Autora: Eliane Santana Macedo - IFSP Piracicaba
2. Educação sexual no contexto escolar: a interferência da cultura social
Autor: José Victor Tondato - Centro Universitário Internacional
3. Uma breve reflexão sobre a infância e os direitos humanos no conto Biruta, de Lygia Fagundes Telles
Autores: Jovana de Araújo Dourado - IFSP Capivari; Tayná Gonçalves Miranda - IFSP Capivari
4. Patrimônio cultural e diversidade linguística: uma proposta para refletir sobre o passado, valorizar o presente e repensar o futuro
Autores: Jovana de Araújo Dourado - IFSP Capivari; Ademar Tavares - IFSP Capivari
Seção 2 - Linha Temática: Reflexões sobre ensino/ aprendizagem de línguas (clique para ver os resumos)
1. A relação entre crenças e emoções na motivação para aprendizagem de língua inglesa
Autora: Ana Beatriz Cardoso do Nascimento - IFSP Capivari
2. Interações em inglês como língua franca entre estudantes brasileiros e turcos: um relato de experiência
Autor: Diogo Campiolo Sanches - UEL
3. O ensino de produção textual no quinto ano do ensino fundamental e o papel do professor mediador
Autora: Maria Flávia Laureto - IFSP Capivari
4. Práticas de motivação no aprendizado de línguas estrangeiras em contextos multilíngues
Autor: Bruno Diego de Oliveira Clemente - IFSP Capivari
5. Professores particulares em reflexão sobre atividades de pronúncia em aulas individuais de inglês
Autor: Gabriel Maldonado Fabbro Sarturato - UFSCar
Seção 3 - Linha Temática: Abordagens metodológicas para o ensino de línguas (clique para ver os resumos)
1. Sequência didática em letramento literário: Luís de Camões Sonetos - “o amor é fogo que arde sem se ver...”
Autor: Sergio dos Santos Clemente Júnior - IFSP Capivari
2. Sequência didática em letramento literário: vamos ler Conceição Evaristo?
Autora: Adaiane Rodrigues Martins - IFSP Capivari
3. Sequência didática: preparing yourself for a job interview
Autor: Thiago da Silva Vieira - IFSP Capivari
4. O ensino de E/LE por meio de curtas-metragens e a interculturalidade
Autora: Bruna Fava Santos - IFSP Capivari
Seção 4 - Linha Temática: Reflexões sobre ensino/ aprendizagem em contextos múltiplos (clique para ver os resumos)
1. O ensino do parkour nas aulas de educação física para o 6º e 7º anos do ensino fundamental
Autora: Joanna Las Casas e Souza - UFRRJ
2. Pneumática e eletropneumática na formação de técnicos em Mecânica Industrial
Autor: Dayson Cordeiro
3. Hidroamido: uma proposta didática pela ampliação científica cultural de estudantes envolvidos em um projeto didático
Autora Robson Hugo da Silva Luz - IFSP São Roque
4. Gamificação no projeto “intercâmbio e cultura”: estratégias pedagógicas para engajar e motivar estudantes em ambientes de aprendizagem inclusivos
Autora: Francilma Ronetia Barbosa Marinho Everton - IEMA Itaqui-Bacanga
5. A autorregulação da aprendizagem e o material didático: possíveis intersecções
Autor: João Paulo da Mata Nogueira
02/09 Oficinas
02 SETEMBRO | 10:15 OFICINAS
OBS: As oficinas ocorrerão simultaneamente. Ao inscrever-se, opte por apenas uma delas.
OFICINA 1 | TEMA: Motivação em sala de aula: promoção da reflexão das crenças automotivacionais na perspectiva da aprendizagem autorregulada
Autor: João Paulo da Mata Nogueira - IFSP Capivari
O objetivo desta oficina é contribuir para que os professores possam construir questionários autorreflexivos sobre crenças automotivacionais para discussões em sala de aula juntamente com os seus alunos. Atribui-se tal importância para esse tema porquanto uma das grandes questões presentes na educação versa sobre a motivação do estudante. Nesse sentido, discutiremos sobre quatro aspectos da autorregulação da aprendizagem (ARA): 1) crenças de autoeficácia; 2) Expectativas de resultados; 3) motivação intrínseca; 4) orientação de objetivos (PANADERO; ALONSO-TAPIA, 2014; ZIMMERMAN; MOYLAN, 2009). Objetivando que os alunos se tornem mais responsáveis pelos seus próprios processos de aprendizagem, a ARA se refere ao grau em que um aprendiz é proativo no que tange à ativação intencional de seus processos metacognitivos, motivacionais e comportamentais (ZIMMERMAN, 1989). Trabalharemos, portanto, com os aspectos motivacionais nas seguintes etapas: 1) apresentação: um contato inicial entre os participantes e o apresentador; 2) teoria: uma exposição dialogada sobre os aspectos das crenças automotivacionais 3) teoria-prática: conversa sobre questionários autorreflexivos e como elaborá-los; 4) prática: em trios, os estudantes pensam em um contexto e construirão alguns questionários autorreflexivos; 5) socialização das produções; e 6) avaliação. Espera-se que, ao fim da oficina, os participantes sejam capazes de mencionar os aspectos das crenças de automotivação, bem como criar questionários autorreflexivos acerca desse processo para aplicarem em suas aulas.
OFICINA 2 | TEMA: Curadoria de conteúdo na era digital
Autor: Tiago Pellim da Silva - IFSP Capivari
Hoje, vivemos imersos em uma enorme quantidade de informações que nos chegam através dos mecanismos de busca na internet, das redes sociais e dos aplicativos de mensagens. Saber o que fazer com tudo isso, ou seja, como selecionar e organizar os conteúdos com os quais nos deparamos constantemente torna-se primordial para sobrevivermos na chamada sociedade da informação, na qual o controle da informação passa a ser um verdadeiro capital de troca que permite acesso a determinadas esferas de poder (BRAGA, 2013). Ao processo de seleção, validação, organização e apresentação de conteúdos e ferramentas diversas damos o nome de curadoria. Segundo Bassani e Magnus (2021), não existe um único modelo de se fazer curadoria, sendo importante definir quais critérios organizarão esse processo. Nessa oficina faremos uma breve introdução teórica ao conceito de curadoria para, na sequência, abordarmos alguns modelos e etapas que a compõem e que podem ser adaptados para contextos diversos. Por fim exploraremos algumas ferramentas digitais que podem ser úteis na organização e compartilhamento do conteúdo alvo de curadoria.
OFICINA 3 | TEMA: Mapas conceituais: O que são? Por que usá-los? Como elaborá-los?
Autor: João Batista de Medeiros - IFSP Capivari
Será realizada, inicialmente, uma breve introdução à temática “Cartografia Cognitiva”, área do conhecimento à qual os mapas conceituais estão associados. Serão discutidas, em seguida, a origem e as principais características dos mapas conceituais, bem como suas potencialidades para o processo de aprendizagem. Serão socializadas, por fim, estratégias e ferramentas digitais úteis para a elaboração desse tipo de diagrama.
02/09 Encerramento
02 SETEMBRO | 12:00 MESA DE ENCERRAMENTO
Participantes: Comissão Organizadora do I Seminário de Pós-Graduação do IFSP Capivari
No encerramento do evento, em diálogo com os participantes, iremos fazer uma síntese do nosso I Seminário de Pós-Graduação do IFSP Capivari, reforçando as possibilidades, os desafios e as perspectivas para Educação, Linguagens, Tecnologias e Ciências.
Comissão Organizadora
COMISSÃO ORGANIZADORA
Redes Sociais