Página inicial > Notícias da Reitoria > Com o apoio da reitoria, estudantes lançam a Liga das Atléticas do IFSP

Com o apoio da reitoria, estudantes lançam a Liga das Atléticas do IFSP

Publicado: Quarta, 13 de Setembro de 2023, 09h08 | Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2023, 09h08 | Acessos: 335
Lançamento ocorreu no fim de semana, durante o Congresso da UEE.

Foi realizado, no último sábado (9), o lançamento oficial da Liga das Atléticas do IFSP (Laif). O evento ocorreu dentro da programação do 43 º Congresso da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (Conuee), realizado entre os dias 8 e 10 de setembro, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Na oportunidade, estiveram presentes o reitor do IFSP, Silmário Santos, o diretor da Daest, Vitor Pereira, os diretores-gerais Edmar Gomes (Birigui), Eugênio Zampini (Suzano) e Sebastião Cruz (Avaré), além dos diretores adjuntos André Tarallo (DAE – Araraquara) e Patrícia Santana (DAA – Pirituba). No total, 64 estudantes do IFSP, sendo 40 delegados, 4 membros do DCE e 20 representantes de atléticas receberam apoio institucional para participar do Conuee. Além desses, outros estudantes observadores e de organizações atleticanas, que foram por iniciativa própria, também participaram do evento.

O diretor da Daest falou sobre o processo que resultou na criação da Liga. De acordo com Vitor, a construção da Laif começou de modo incipiente no I Congresso Estudantil do IFSP, ocorrido no Campus Avaré no ano de 2022. Segundo ele, os estudantes que naquele momento discutiram e aprovaram a criação do Diretório Central dos Estudantes começaram a dialogar sobre a necessidade de estabelecer uma liga que pudesse representar todas as atléticas existentes no Instituto, como um espaço não só de atividades desportivas, mas também de ações culturais que contribuíssem para a formação política dos nossos estudantes.

Vitor explica que, nesse contexto, e com o projeto Reitoria Presente, que já passou por mais de 30 campi do IFSP, foi possível notar a vontade dos estudantes, organizados por meio de entidades atleticanas, em formar uma liga que representasse as atléticas da instituição para organizar os seus próprios campeonatos e legitimar a participação em atividades desportivas organizadas por outras entidades.

No dia 21 de agosto, a Diretoria de Assuntos Estudantis, a pedido do Reitor, reuniu-se com os representantes de atléticas com objetivo de apoiar a formação da Liga. E a representação que participou da reunião apresentou a intenção de formular uma proposta de criação da Liga no Congresso da União Estadual dos Estudantes que ocorreria na UFSCar no mês de setembro.

“Compreendemos a criação da Laif não só como o espaço para práticas desportivas, mas também como uma Entidade que propiciará aos estudantes do IFSP atividades culturais articuladas à formação integral, e contribuindo para que tenhamos organizações estudantis autônomas e emancipadas, características estas próprias ao movimento estudantil”, afirmou Vitor.

O reitor Silmário Santos, que participou do lançamento da Liga e da Aula Magna do Congresso, afirmou que a Reitoria sempre esteve presente, dando apoio incondicional aos discentes e assegurando que essa ação se tornasse, um dia, realidade. “A presença da Liga das Atléticas no âmbito do IFSP é a prova mais sólida de que estamos, indubitavelmente, trilhando o caminho correto”, pontuou o reitor.

O estudante Vinicius Burgatto, membro da Atlética do Campus Pirituba, acredita que a criação da Laif colabora para que as diversas atléticas do Instituto caminhem juntas para fortalecer o ambiente universitário. “Podendo ampliar o elo entre o movimento estudantil e o IFSP, vínculo que com certeza mudará o rumo do Instituto e de muitos alunos nos próximos anos”, afirmou.