Página inicial > Notícias da Reitoria > IFSP certifica proficiência de estrangeiros para naturalização brasileira

IFSP certifica proficiência de estrangeiros para naturalização brasileira

Publicado: Quinta, 04 de Maio de 2023, 12h12 | Última atualização em Quinta, 04 de Maio de 2023, 12h12 | Acessos: 302

Próxima prova presencial será aplicada dias 6 e 7 de maio, em Sorocaba; inscreva-se aqui.

Nos dias 6 e 7 de maio, o Câmpus Sorocaba do IFSP realiza a avaliação presencial de língua portuguesa para estrangeiros, imigrantes e refugiados. A prova é gratuita e parte imprescindível para o processo de naturalização brasileira.

Para realizar a prova, que mensura a capacidade de compreensão, interpretação e comunicação básica dos imigrantes, é requisito obrigatório ter participado de um dos cursos oferecidos gratuitamente e online pelo IFRS. Saiba mais aqui.

No total, são 30 vagas para a avaliação presencial, sendo 15 vagas para a aplicação no dia 6 de maio, às 10h, e outras 15 vagas para a aplicação no dia 7 de maio, às 14h. A prova tem duração de duas horas.

Veja o edital e outras informações sobre a avaliação preesnscial de língua portuguesa para estrangeiros, imigrantes e refugiados aqui

Yvens Saint Loui (quinto da direita para a esquerda em pé) e Maria Winnifred Lee Ay Sie (segunda da direita para a esquerda agachada) durante aplicação da prova, em 2023

Mais avaliações

Outras duas avaliações foram aplicadas em 2023, no Câmpus Campinas, totalizando 22 participantes, majoritariamente vindos do Haiti. Pela primeira vez, a avaliação contou com um imigrante africano, de Gana.

Yvens Saint Loui, haitiano residente no Brasil há 12 anos, conta que migrou após seu país de origem ser atingido por um terremoto, em janeiro de 2010. No Brasil, ele reconstruiu sua vida: "tenho uma vida profissional, sou casado, tenho um filho e tive a oportunidade de realizar todos os cursos oferecidos pelo IFRS, e, agora, realizar a prova presencial presencial oferecida pelo IFSP, o que é muito impotante, pois é exigência do Ministério da Justiça àqueles que quere se naturalizar. Agradeço muito ao IFSP", avalia.

A avaliação e a aprovação são pré-requisitos exigidos no processo de naturalização no país. A prova atende à Portaria n.º 623/2020 do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a qual dispõe sobre os procedimentos de naturalização, exigindo que seja realizada pelo menos uma prova presencial para os cursos de língua portuguesa ocorridos na modalidade a distância.

Os interessados em participar da prova de proficiência podem preencheer o formulário disponivel aqui para participação nas próximas aplicações. O formulário ficará abero até o fim de 2023.

Em 2022, cerca de 140 imigrantes de diversas nacionalidades participaram  da avaliação presencial de língua portuguesa para estrangeiros, imigrantes e refugiados aplicada pelo IFSP.

A ação

O processo foi iniciado na Instituição a partir da articulação entre o coordenador de Extensão do Câmpus Sorocaba, Gabriel Silioni, e a assistente social Maria Winnifred Lee Ay Sie, liderança no acolhimento de migrantes. Winny, como é conhecida, foi uma das impulsionadoras para que as avaliações fossem realizadas no estado de São Paulo.

Natural da Indonésia, há anos Winny auxilia estrangeiros que vêm para o Brasil e desejam realizar o processo de naturalização, sensibilizada com a dificuldade dos imigrantes que precisavam se locomover para outros estados a fim de realizar a prova, viu no IFSP a possibilidade de a instituição sediar a avaliação. “Eu sou estrangeira e sei a importância de alguém que possa auxiliar com a documentação; sei a importância da naturalização para o estrangeiro que quer realmente permanecer no país”, revela Winny.

Ela relata que o primeiro contato com os haitianos residentes da cidade de Sorocaba se deu em 2016, quando ela começou a orientá-los sobre a documentação necessária para permanecer no Brasil. Há alguns anos, os imigrantes começaram a pedir orientação também sobre o processo de naturalização brasileira. "Chegamos ao IFRS, que oferece cursos gratuitos online de Língua Porguesa, mas ainda era necessário oferecer a avaliação presencial, então buscamos diálogo com o Câmpus Sorocaba do IFSP, que nos acolheu bastante. Os servidores da Extensão conversaram com a reitoria, possibilitando a aplicação da prova nos câmpus do IFSP e viabilizando a aplicação também em outros institutos federais de todo o Brasil", observa.

Atualmente, o IFSP é a única instituição no estado de São Paulo que aplica a avaliação, facilitando, assim, a vida dos estrangeiros que residem no estado e pretendem regularizar sua situação no país.

A avaliação presencial de língua portuguesa para estrangeiros, imigrantes e refugiados pretende mensurar a capacidade de compreensão, interpretação e comunicação básica de estudantes que concluíram algum curso EaD ou on-line de língua portuguesa oferecido pelo IFRS até 2022. Saiba mais em https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/115-assuntos/extensao/extensao-botao/1085-arinter (Prova presencial para migrantes - Naturalização).

O IFSP está elaborando o calendário de aplicação das provas em 2023, no entanto as pessoas que concluíram os cursos supracitados já podem manifestar o interesse em realizar a prova por meio do formulário disponível aqui.

Para mais informações, acompanhe aqui.