Programas de mestrado do IFSP registram avanço na avaliação da Capes
Desempenho dos programas de mestrado do IFSP na Avaliação Quadrienal Capes
Na última avaliação dos cursos de pós-graduação stricto sensu divulgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), os programas ofertados pelo IFSP apresentaram excelentes resultados, com destaque para o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) que teve sua nota mantida em 5 e o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Encima) contemplou um avanço na nota, de 3 para 4, enquanto o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) e o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) mantiveram a nota 3. As notas variam de 1 a 5.
A avaliação tem o propósito de averiguar a qualidade dos programas acadêmicos e profissionais ofertados no Brasil. O trabalho analisou a infraestrutura dos cursos de pós-graduação, o corpo docente, a produção acadêmica e o impacto gerado à sociedade, considerando os aspectos quantitativos e qualitativos.
A classificação dos cursos stricto sensu é realizada ao final de cada ciclo avaliativo pela Capes. As notas obtidas pelos programas ofertados pelo IFSP demonstram, além da maturidade, a qualidade e a competência dos docentes, além da excelente formação dos discentes nos últimos anos.
Cabe destacar as recentes iniciativas que a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação tem promovido para apoio aos programas, dentre as quais capacitações, descentralização de recursos para bolsistas visando não só captação de parcerias, mas também a contratação de um professor visitante vinculado a cada programa.
O IFSP foi muito bem avaliado nos critérios ligados à organização do curso, ao perfil dos professores e professoras e ao impacto que o mestrado produz na sociedade.
Criado em 2011, o PROFMAT, pioneiro nos moldes estruturados em rede, na qualificação profissional de professores da Educação Básica, é coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). No quadriênio em avaliação, 2017/2020, 81 Instituições de Ensino Superior (IES) integravam a rede, totalizando 99 associadas nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Na análise da Comissão de Avaliação da Capes, a Comissão Acadêmica Nacional do PROFMAT (CAN-PROFMAT), instância máxima de coordenação e organização de todas as ações e atividades do Programa, exerceu seu papel, promovendo articulação apropriada entre as IES associadas.
O PROFMAT atende prioritariamente professores de Matemática em exercício na Educação Básica, em especial de escolas públicas, que busquem aprimoramento em sua formação profissional,alicerçada em consistente formação Matemática, que contemple as necessidades advindas da prática tanto quanto as necessidades amplas de desenvolvimento e valorização profissional. Além disso, o programa visa a um egresso que tenha domínio do conteúdo específico de Matemática, com especial atenção aos principais temas que constam no documento normativo de orientação curricular para a Educação Básica, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
De acordo com Amauri Goulart, coordenador do PROFMAT, o programa cumpre o seu compromisso com a sociedade, melhorando de forma significativa a qualidade do Ensino Básico e a valorização profissional de seus egressos. “Durante o tempo de existência do programa foram registrados prêmios regionais e nacionais, aprovação em concursos públicos para professores de redes públicas da Educação Básica, apresentação de trabalho em eventos acadêmicos regionais e nacionais, publicação de artigos em revistas da área, envolvimento direto e exitoso em projetos de educação e atuação efetiva de coordenação e liderança em instâncias de representação e de fomento”, informa .
A análise dos indicadores de permanência dos egressos em suas comunidades revelou que a atuação dos ex-alunos nesses locais determina maiores oportunidades para os discentes que muitas vezes se encontram em situações de vulnerabilidade social e econômica. Os casos destacados pelo programa confirmam que, de maneira geral, os egressos permanecem nas redes públicas, apontando movimentação positiva entre essas redes. Observa-se a mudança de vínculo por concurso público, por exemplo, das redes estaduais para as federais de ensino.
A prática pedagógica das escolas em que atuam os egressos fica, inicialmente, evidente a partir da relação com os TCCs, que se fundam em ações didáticas aplicadas e avaliadas em contexto escolar, ou seja, realizadas na prática. Os egressos do curso também desenvolveram a utilização de ferramentas tecnológicas digitais, tais como softwares, aplicativos e outros materiais para apoio ao ensino. A ênfase em trabalhos que visam ao uso de recursos tecnológicos aponta a modernização das ferramentas utilizadas em sala de aula, com a geração, inclusive, de novos softwares, aplicativos, jogos, materiais de visualização, vídeos e uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
O perfil do corpo docente credenciado no programa é protagonista no desenvolvimento de ações integradas, que resultam em forte impacto local, regional e nacional. Os professores além de estarem direta e amplamente envolvidos com o PROFMAT, promovem colaboração com outros programas que visam à formação e ao desenvolvimento profissional docente, tais como: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/Capes) e o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM).
O professor José Otavio Baldinato, que atuou como coordenador do Encima acredita que o êxito do mestrado se deu pela a organização do curso e a equipe técnica, “o corpo docente do mestrado conta com 100% de doutores. Todos licenciados e advindos de áreas que incluem Química, Física, Matemática, Pedagogia, Ciências Biológicas e Filosofia. São 22 profissionais que orientam pesquisas nas linhas de “Epistemologia, Didática e Currículo”, “Tecnologias no Ensino” e "Formação de Professores”, explica.
Nos programas oferecidos pelo IFSP, os profissionais da educação encontram orientação e também têm a oportunidade de refletir, durante as aulas, sobre a ação docente, discutir referenciais teóricos, bem como produzir conhecimento a partir da pesquisa sobre a prática.
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