IFSP apresenta primeiro relatório gerencial do Teletrabalho
O documento avaliou os benefícios e a eficiência do Programa de Gestão de Desempenho
O Programa de Gestão de Desempenho (PGD) no IFSP foi regulamentado no âmbito do IFSP pela Portaria Normativa RET/IFSP nº 46, de 25 de abril de 2022. Conforme Instrução Normativa nº 65/2020 do Ministério da Economia, o IFSP, assim como os demais órgãos, deveria apresentar, ao final dos seis primeiros meses, um relatório gerencial desse período de implantação.
A Diretoria de Desenvolvimento Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (DDI-PRD) ficou responsável pela condução desse trabalho. O diretor, Flávio Saito, e a equipe adotaram como metodologia a avaliação a partir de um questionário qualitativo aplicado aos 505 servidores com planos de trabalho ativos em 31/10/2022.
O questionário foi elaborado buscando responder os cinco requisitos definidos na normativa sobre o PGD, a saber:
- Grau de comprometimento dos(as) participantes;
- Efetividade no alcance de metas e de resultados;
- Benefícios e prejuízos para a unidade;
- Facilidades e dificuldades verificadas na implantação e utilização do sistema eletrônico;
- Conveniência e a oportunidade na manutenção do PGD.
Bruno Luz, Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, destaca a importância desse relatório e das percepções que ele nos traz, com destaque para o requisito sobre benefícios e prejuízos, a partir da análise das respostas dos 463 servidores, como: "qualidade de vida, equipe, tempo, produtividade, economia, concentração". Essas são expressões que apareceram mais vezes nas questões sobre esse requisito.
Ao se comparar os questionamentos sobre benefícios e prejuízos com as questões sobre efetividade do PGD, Bruno também faz a relação entre a busca pelo alcance de metas, resultados, atendimento de demandas sem perder de vista a melhoria na qualidade de vida do servidor, a sua disponibilidade de mais tempo, economia e concentração, e, dessa forma, atingindo o objetivo principal do PGD em otimizar a prestação do serviço público aliado a melhores condições de trabalho para os servidores, gerando maior eficiência e produtividade.
O Programa de Gestão no IFSP está integrado com o Painel da Transparência do Ministério da Economia, podendo ser conferido por meio do link: www.gov.br/servidor/pt-br/assuntos/programa-de-gestao/painel.
Ao final do relatório, consta o parecer emitido pela Diretoria de Gestão de Pessoas da PRD, concordando com a manutenção da ferramenta de Gestão no âmbito do IFSP e indicando ressalvas quanto à publicação, pelo Ministério da Economia, da Instrução Normativa SGP-SEGES/SEDGG/ME nº 89, de 13/12/2022, que modifica as regras para realização do PGD por todas as instituições públicas federais. A DGP-PRD ressalta que essas mudanças, salvo por revogação ou retificação da IN nº 89/2022, deverão ser adotadas a partir de meados de junho de 2023.
Luz, ainda, destaca a importância do trabalho sério e árduo desenvolvido pela equipe da PRD, que, por intermédio das suas diretorias, trabalhou de forma integrada desde a concepção da norma, desenvolvimento do sistema e avaliação, por meio desse relatório, e parabeniza a Diretoria de Gestão de Pessoas, Diretoria de Tecnologia da Informação e Diretoria de Desenvolvimento Institucional.
Mais informações sobre o PGD no IFSP poderão ser obtidas aqui.
Confira o relatório aqui.
Redes Sociais