RET-Câmpus Capivari é premiado pela Embaixada da Espanha
Câmpus fará parte da rede de colégios de excelência coordenada pela Embaixada da Espanha
O Câmpus Capivari foi o vencedor do concurso Colégio del año en Español, promovido pelo Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil. A premiação visa reconhecer e premiar instituições de ensino e docentes que têm contribuído para a promoção e qualidade do ensino da língua espanhola no Brasil.
De acordo com as bases da seleção para o prêmio Colégio del año en Español, as instituições premiadas farão parte da rede de colégios de excelência coordenada pela Embaixada da Espanha no Brasil e pelo Colégio Miguel de Cervantes. Essa rede desenvolverá projetos conjuntos para o ensino de espanhol no Brasil.
A professora Fernanda Tonelli, única docente de língua espanhola no câmpus, decidiu inscrever a Instituição como forma de dar visibilidade às ações que têm sido realizadas e também como forma de engajar demais colegas da área e estudantes a seguirem acreditando e investindo no estudo da língua espanhola.
A seleção contou com duas fases. Na primeira, foi submetido um projeto com descrição das atividades realizadas no câmpus. A avaliação levou em conta a qualidade e criatividade das propostas de ensino, além da adequação do projeto à língua espanhola. A segunda fase contou com uma entrevista com membros da comunidade interna do câmpus, isto é, servidores, estudantes e seus responsáveis.
Fernanda comemora o resultado: “esta premiação é resultado de muito esforço e colaboração de toda a equipe pedagógica do Câmpus Capivari e também do interesse e disposição dos estudantes, que sempre se mostraram muito abertos e participativos no estudo da língua espanhola”. A docente relembra que, ao longo do ano, devido à pandemia, as atividades nas disciplinas e cursos de Espanhol foram realizadas de forma remota. "Assim, tive de buscar alternativas para que o isolamento não se revertesse na queda da qualidade do ensino”.
Os recursos digitais, revela a docente, foram um grande aliado no processo de ensino/aprendizagem durante as atividades remotas: “Não me limitei às atividades mais tradicionais. Elaboramos vídeo currículo, nota radiofônica, vídeo de Tik Tok, infográfico... O contexto remoto também permitiu realizarmos atividades de interação com estudantes argentinos, o que foi fundamental para aproximar os estudantes à língua, aos falantes e aos próprios colegas de sala”.
O anúncio dos colégios ganhadores e mais informações sobre a premiação estão disponíveis aqui.
Em 2021, o Câmpus Capivari realizou o projeto institucional Diálogo Intercultural Online Brasil-Argentina (DIOBA) em parceria com o Instituto Secundário El Principito — Saint Exupéry, de Concórdia, localizada na província de Entre Rios, Argentina. Esse projeto teve como objetivo promover a interação entre alunos das disciplinas de Espanhol do Ensino Médio Integrado e estudantes argentinos que cursam disciplinas de Português como língua estrangeira em sua instituição, em um processo colaborativo de ensino e aprendizagem dessas línguas. A iniciativa foi tema do programa “O que meu câmpus tem?” do IFSP. Assista abaixo:
Redes Sociais