IFSP tem 28 equipes medalhistas na Olimpíada Brasileira GeoBrasil 2021-RET
Câmpus do IFSP conquistaram um ouro, seis pratas e 21 bronzes
Vinte e oito equipes de diferentes câmpus do IFSP saíram medalhistas da VI Olimpíada Brasilieira GeoBrasil 2021, que contemplou a VI Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e a IV Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT).
Os estudantes participantes da olimpíada demonstraram sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, rompendo com o dualismo geografia física x geografia humana que deve estar expressa nas metodologias de ensino e aprendizagem contidas na formação desses estudantes.
O objetivo principal da competição é criar um espaço de colaboração e aproveitar o evento para o crescimento e a difusão de boas práticas de ensino. A temática da GeoBrasil envolve Geografia Geral, Cartografia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, além de tópicos específicos sobre Geografia Física.
As equipes medalhistas participaram de três fases da competição, realizadas em formato online. A terceira fase foi encerrada no último dia 10 de setembro. No total, foram 1.231 equipes oriundas de escolas públicas e particulares inscritas na olimpíada. Cada grupo é formado por três alunos e um professor orientador.
No IFSP foram conquistados um ouro, seis pratas e 21 bronzes. O ouro ficou com a equipe Resistência IFSP, do Câmpus Hortolândia, formada pelos alunos Benedita Rosielma dos Santos, Danielle dos Santos Chagas e Vitor Henrique Gomes da Silva, do curso Técnico em Mecânica integrado ao ensino médio.
Os estudantes foram orientados pela professora Mariana Traldi, que destacou a importância do trabalho em grupo e das descobertas durante a olimpíada, que proporcionou a pesquisa de diversos temas da Geografia para além dos abordados no ensino médio. "Em tempos de pandemia e ensino remoto, quando estamos afastados da sala de aula e quando a situação sanitária nos impõe o distanciamento social, participar de atividades como esta tem ainda um valor maior, pois nos aproxima e aproxima os e as estudantes entre si”, acredita.
A docente lembrou que o desempenho na olimpíada pode, inclusive, garantir uma vaga em universidades públicas que possuem editais de ingresso sem vestibular para medalhistas de conhecimento nacionais e internacionais.
Benedita, Danielle e Vitor contaram que participar da olimpíada foi “muito divertido. O formato da prova nos estimulava a fazer pesquisas e se aprofundar bastante em vários temas, para conseguir respondê-la, então nós aprendemos muitas coisas novas. Quando vimos o resultado ficamos muito felizes, receber a medalha foi gratificante”.
Conheça todas as equipes medalhistas do IFSP:
Equipe Resistência IFSP – Câmpus Hortolândia (ouro)
Atlânticos – Câmpus Capivari (prata)
Falésias AAE – Câmpus Capivari (prata)
IFSP BRA INFO – Bragança Paulista (prata)
Newgen leaders – Câmpus Barretos (prata)
Os Tectônicos – Câmpus Barretos (prata)
URSAL – Câmpus Cubatão (prata)
CaKauAnaGEO – Câmpus Guarulhos (bronze)
Confiança – Câmpus São João da Boa Vista (bronze)
Equipe Alpha – Câmpus Barretos (bronze)
Expos – Câmpus Barretos (bronze)
Fala Brasil – Câmpus Campinas (bronze)
Flormadu – Câmpus Barretos (bronze)
FuracãoGeo2000 – Câmpus Guarulhos (bronze)
GeoCLAfia – Câmpus Guarulhos (bronze)
Green Power IFSP – Câmpus Avançado Ilha Solteira (bronze)
GRIGeo – Câmpus Guarulhos (bronze)
IFSP / Barretos ABJ – Câmpus Barretos (bronze)
IFSP / Barretos MAF – Câmpus Barretos (bronze)
IFSP / Barretos JTJ – Câmpus Barretos (bronze)
Ninjas Templários – Câmpus Avançado Tupã (bronze)
OBG – Câmpus Barretos (bronze)
Olhos da geografia – Câmpus Barretos (bronze)
Os Laranjeirianos – Câmpus Barretos (bronze)
Pégaso – Câmpus Barretos (bronze)
Perdidas no mapa – Câmpus Barretos (bronze)
União – Câmpus São João da Boa Vista (bronze)
Vent Rose – Câmpus Barretos (bronze)
Conheça as próximas fases da VI Olimpíada Brasilieira GeoBrasil 2021 aqui.
Redes Sociais