Página inicial > Notícias da Extensão > Extensão > CEX - IFSP Capivari promove atividades de divulgação científica em parceria com escolas da região

Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2023, 10h52 | Última atualização em Segunda, 03 de Julho de 2023, 11h22 | Acessos: 347

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Campus Capivari tem desempenhado um papel fundamental na promoção da divulgação científica e na aproximação da comunidade escolar com o conhecimento científico. Recentemente, em uma ação conjunta envolvendo o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), alunos de ensino médio e projetos de extensão de dois cursos superiores noturnos, foram realizadas atividades enriquecedoras para três escolas da região. Essa iniciativa tem como objetivo despertar o interesse pela ciência e estimular o pensamento crítico nos estudantes, além de fortalecer os laços entre o IFSP Capivari e a comunidade local.

Durante a última quinzena de julho, que se comemora o dia do profissional da química, professores e alunos do IFSP Capivari, juntamente com os participantes do PIBID e os projetos de extensão dos cursos de Licenciatura em Química e Processos Químicos, têm se dedicado a levar a ciência de forma interativa e acessível a estudantes de escolas da região. Essas atividades de divulgação científica foram realizadas com três instituições de ensino, com o intuito de compartilhar conhecimentos, despertar a curiosidade e incentivar a participação ativa dos alunos.

No dia 16 de junho, entre 12:30 e 15:45 h, foi realizado o “Esquenta Feira de Ciências” na Escola Estadual Waldemar Thomazine resultante da parceria entre os professores da área de ciências da natureza e  bolsistas do PIBID-CPV. Além disso, os alunos do ensino médio integrado tiveram a oportunidade de apresentar experimentos e projetos do espaço maker e interagir diretamente com os estudantes da escola estadual do ensino fundamental II e médio, trocando experiências e conhecimentos, o que contribui para a formação acadêmica e pessoal de ambas as partes. O PIBID também tem desempenhado um papel crucial nessa parceria. Os bolsistas, sob a orientação de professores do IFSP Capivari, elaboram atividades dinâmicas e criativas, buscando despertar o interesse dos estudantes pelo mundo científico. Por meio de experimentos, demonstrações e atividades práticas, eles promovem a aprendizagem significativa e mostram como a ciência está presente no cotidiano.

Imagem 01: Demonstração de experimento na Escola Estadual Waldemar Thomazine.

No dia 19 de junho, entre 19:00 e 20:45 h, foi realizada uma mostra de experimentos na Escola Estadual Dom Bispo Mateus no município de Mombuca resultante de atividades desenvolvidas no projeto de extensão que faz parte da extensão curricular que são obrigatórios aos novos cursos superiores do IFSP. Os estudantes apresentaram experimentos aos alunos da escola estadual do ensino médio.
No dia 26 de junho, entre 9:00 e 10:00 h, os alunos do terceiro ano do curso técnico em química integrado apresentaram alguns experimentos nas dependências do Câmpus Capivari aos alunos que frequentam o CRAS no período matutino do município de Rafard. Os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar experimentos já testados aos alunos visitantes. No dia 30 do mesmo mês, será feita
uma nova atividade com alunos do CRAS que estudam no período vespertino.

Imagem 02: Demonstração de experimentos na Escola Estadual Dom Bispo Mateus em Mombuca.

Imagem 03: Demonstração de experimento para alunos do CRAS Rafard.

Os resultados dessa iniciativa têm sido extremamente positivos. Os alunos das escolas participantes têm demonstrado maior entusiasmo e interesse pelos conteúdos científicos, bem como uma compreensão mais profunda dos temas abordados. Além disso, a interação entre os estudantes do ensino médio e os alunos do IFSP Capivari tem gerado um ambiente de aprendizado colaborativo, incentivando o compartilhamento de ideias e o desenvolvimento de habilidades sociais.

Essa parceria entre o IFSP Capivari, o PIBID e os projetos de extensão reflete o compromisso da instituição em promover a educação de qualidade e a disseminação do conhecimento científico. Por meio dessas atividades de divulgação científica, espera-se despertar vocações científicas, estimular a curiosidade e mostrar aos estudantes o potencial transformador da ciência em suas vidas e na sociedade como
um todo.

O compromisso do IFSP Capivari com a divulgação científica reafirma seu papel como instituição de referência na educação e no desenvolvimento da região. Por meio dessas parcerias e do envolvimento de alunos e professores, espera-se continuar promovendo atividades que inspirem novas gerações de cientistas e pesquisadores, contribuindo para o avanço da ciência e para o progresso da sociedade como um todo.

Imagem 04: Foto com estudantes do Ensino Médio Integrado, Bolsistas do PIBID e professoras da área de Ciências da Natureza na Escola Estadual Waldemar Thomazine.

Imagem 05: Esquenta Feira de Ciências na Escola Estadual Waldemar Thomazine.