Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias da Extensão > CEX - Inscrições Abertas para Cursos EaD de Formação Continuada
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CEX - Inscrições Abertas para Cursos EaD de Formação Continuada

  • Publicado: Terça, 06 de Junho de 2023, 12h26
  • Última atualização em Quinta, 22 de Junho de 2023, 13h59
  • Acessos: 2825

A Diretoria-Geral do Câmpus Capivari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, no uso de suas atribuições, faz saber que, por meio da Coordenadoria de Extensão, estão abertas, entre 06 e 19 de junho de 2023, as inscrições para cursos de Formação Continuada EaD, nos termos do Edital Nº CPV.036/2023, de 05 de junho de 2023 e de sua Errata Nº 01.

ETAPA OBRIGATÓRIA: CLIQUE AQUI E LEIA O EDITAL.

Poderão se inscrever no processo seletivo os candidatos que se adequarem aos pré-requisitos estabelecidos no campo "Público Alvo" em cada curso do Item 1 do Edital, dentro do prazo definido que é entre os dias 06 e 19 de junho de 2023. Não haverá cobrança de taxa de inscrição. As inscrições serão realizadas online, por meio de formulário eletrônico, disponível em:

https://forms.gle/ZBWMtqFHJZU3rD418

 

A seleção dos candidatos ocorrerá por análise de carta de interesse a ser redigida e entregue junto ao formulário de inscrição, desde que o candidato atenda aos pré-requisitos do curso ofertado e estabelecidos no Item 1 do Edital.

Nas cartas de interesse, o candidato deve discorrer sobre os seguintes temas:
I - Motivos de ordem profissional e intelectual que o(a) levam a candidatar-se para este curso;
II - A importância do curso na sua formação;
III - Detalhes da sua disponibilidade para dedicação a este curso;
IV - Outros itens que considerar relevantes.
A  carta de interesse deverá ter no mínimo 200 e no máximo 600 palavras.

As pontuações máximas em cada um dos critérios de seleção estão expostas no quadro a seguir:

 

Critérios Descrição do Critérios Pontuação
Adequação ao perfil I - Motivos de ordem profissional e intelectual que o(a) levam a candidatar-se para este curso;
II - A importância do curso na sua formação;
III - Detalhes da sua disponibilidade para dedicação a este curso;
IV - Outros itens que considerar relevantes.
até 80,00
Comunicação e linguagem - Organização textual: estrutura, coesão e coerência de ideias.
- Norma culta da língua portuguesa escrita.
até 20,00
Total: até 100,00

 

Como critério de desempate será utilizada a ordem de inscrição dos candidatos.

O resultado preliminar dos candidatos contemplados, bem como da lista de espera, será divulgado no dia 20 de junho de 2023, após às 12h00, por meio do site do IFSP Câmpus Capivari, disponível em: https://cpv.ifsp.edu.br/.

Os candidatos selecionados a partir do resultado final do presente processo seletivo deverão realizar a entrega da documentação obrigatória por meio da plataforma Moodle do IFSP Capivari. Os candidatos receberão a convocação para matrícula e demais instruções por meio de mensagem de e-mail enviada para os endereços de e-mails pessoais cadastrados no ato da inscrição. Não haverá cobrança de taxa de matrícula.

O início dos cursos está previsto para o dia 24 de julho de 2023.

Os cursos ofertados são:

 

1.1 Antirracismo na educação básica: desafios e possibilidades na construção de práticas pedagógicas.

Carga Horária 40h.
Número de vagas 50
Público Alvo Graduandos das licenciaturas das IES; profissionais da educação básica. O nível de escolaridade exigido, portanto, será o ensino médio completo.
Objetivo O objetivo geral do curso é abordar, de modo crítico, os pilares conceituais da educação das relações étnico-raciais referenciados pelas DCNERER (BRASIL, 2004), por meio do pensamento negro africano, afro-diaspórico e seus interlocutores, a fim de instrumentalizar ações pedagógicas voltadas à reparação e promoção da história e das cosmogonias africanas e afro-diaspóricas compromissados com o combate ao racismo institucional no campo da educação escolar.
Modalidade   Educação à Distância com aulas ao vivo às terças-feiras, das 19h00 às 22h00. A participação nas aulas ao vivo é obrigatória para conclusão do curso.
Tipo Curso de Formação Continuada.

 

1.2 Boas Práticas na Manipulação de Alimentos.

Carga Horária 40h.
Número de vagas 40
Público Alvo Manipulador de alimentos em geral. Trabalhar no ramo de produção/comercialização de alimentos (bares, restaurantes, lanchonetes, etc).
Objetivo Demonstrar a importância da higiene e dos cuidados na manipulação de alimentos a fim de evitar contaminações e manter a qualidade higiênico-sanitária dos mesmos.
Modalidade   Educação à Distância com aulas ao vivo às segundas-feiras, das 18h00 as 19h00. A participação nas aulas ao vivo é obrigatória para conclusão do curso.
Tipo Curso de Formação Continuada.

 

1.3 Desenvolvedor Android.

Carga Horária 40h.
Número de vagas Duas turmas de 40 alunos cada.
Público Alvo Pessoas que possuam conhecimentos básicos em programação Java e conhecimentos básicos em programação Android, com no mínimo o ensino fundamental completo, ou em curso.
Objetivo Possibilitar o desenvolvimento de aplicativos mobile Android.
Modalidade   Educação à Distância com todas as aulas gravadas.
Tipo Curso de Formação Continuada.

 

1.4 Espanhol Básico II (e-TEC Idiomas sem Fronteiras - Espanhol - Caderno 2)

Carga Horária 60h.
Número de vagas 40
Público Alvo Pessoas da comunidade que se interessem em aprender ou aprimorar os conhecimentos em língua estrangeira. Ter realizado curso de Espanhol Básico 1 (mediante apresentação de documento comprobatório ou declaração). Idade mínima: 14 anos
Objetivo Os cursos que integram o Programa e-Tec Idiomas Sem Fronteiras buscam complementar a formação dos estudantes em uma língua estrangeira, preparando-os para a realização de provas de proficiência, a fim de que estejam aptos a participar de programas de intercâmbio, bem como facilitar sua inserção no espaço geográfico-ambiental e sócio-histórico-cultural, despertando ou ampliando conhecimentos sobre a cultura dos países onde irá se realizar o intercâmbio.
Modalidade  

Educação à Distância com aulas ao vivo às quintas-feiras, a partir das 16h00 (o horário poderá sofrer alterações). A participação nas aulas ao vivo é facultativa.

Tipo Curso de Formação Continuada.

 

1.5 Fotografia Digital.

Carga Horária 80h.
Número de vagas 40
Público Alvo Pessoas com Ensino Fundamental Completo, a partir de 15 anos. Interessados em iniciar os estudos ou se atualizar nas técnicas de fotografia digital. Embora seja desejável, não há necessidade de possuir equipamento fotográfico profissional.
Objetivo Conhecer as as principais teorias e técnicas envolvidas na criação de fotografias digitais.
Modalidade   Educação à Distância com aulas ao vivo às terças-feiras, das 20h00 às 21h00. A participação nas aulas ao vivo é obrigatória para conclusão do curso.
Tipo Curso de Formação Continuada.

 

1.6 Gestão Financeira Pessoal - Básico.

Carga Horária 80h.
Número de vagas 20
Público Alvo Comunidade interna e externa, preferencialmente oriundos da micro região de Capivari-SP. A escolaridade mínima exigida é Ensino Médio completo, com exceção para os estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Médio.
Objetivo O curso tem por objetivo geral difundir conhecimentos básicos sobre finanças pessoais.
Modalidade   Educação à Distância com aulas ao vivo quinzenalmente em data e horário a definir. A participação nas aulas ao vivo é obrigatória para conclusão do curso.
Tipo Curso de Formação Continuada.

 

1.7 Inglês Básico II.

Carga Horária 40h.
Número de vagas 30
Público Alvo Pessoas que já concluíram o curso Inglês Básico I, que tenham Ensino Fundamental completo e mais de 14 (quatorze) anos de idade.
Objetivo O objetivo geral deste curso de extensão é proporcionar oportunidades para construção de conhecimento da língua inglesa, aplicada a diferentes situações de interação verbal, que compreendem atividades cotidianas e profissionais.
Modalidade  Educação à Distância com aulas ao vivo às quartas-feiras, das 19h00 às 20h40. A participação nas aulas ao vivo é obrigatória para conclusão do curso.
Tipo Curso de Formação Continuada.

 

1.8 Inglês Pré-Intermediário II.

Carga Horária 40h.
Número de vagas 30
Público Alvo Pessoas da comunidade em geral com idade mínima de 14 anos, que possuam ensino fundamental completo e que tenham concluído o curso de Inglês Básico II ou que apresentem conhecimento mínimo na língua inglesa a ser comprovado por meio de um teste de nivelamento.
Objetivo A proposta do curso Pré-Intermediário II tem como objetivo geral garantir a continuidade do curso de língua inglesa iniciado com os cursos Básico I e Básico II e Pré-Intermediário I.
Modalidade  Educação à Distância com aulas ao vivo às terças-feiras, das 19h às 21h. A participação nas aulas ao vivo é obrigatória para conclusão do curso.
Tipo Curso de Formação Continuada.

 

1.9 Inglês Intermediário II.

Carga Horária 40h.
Número de vagas 45
Público Alvo Pessoas da comunidade em geral com idade mínima de 14 anos, que possuam ensino fundamental completo e que tenham concluído o curso de Inglês Intermediário I ou que apresentem conhecimento mínimo na língua inglesa a ser comprovado por meio de um teste de nivelamento. Ademais, devem possuir conhecimentos básicos em informática e ter acesso a recursos digitais como computador, tablet ou smartphone com acesso à internet.
Objetivo A proposta do curso Intermediário II tem como objetivo geral garantir a continuidade do curso de língua inglesa iniciado com os cursos Básico I e II; Pré-Intermediário I e II; e Intermediário I.
Modalidade  Educação à Distância com aulas ao vivo às quartas-feiras, das 19h às 21h. A participação nas aulas ao vivo é obrigatória para conclusão do curso.
Tipo Curso de Formação Continuada.

 

1.10 Marketing de Serviços.

Carga Horária 40h.
Número de vagas 240
Público Alvo O público alvo envolve estudantes de graduação, profissionais da área de marketing e de serviços, técnicos de nível médio.
Objetivo O curso tem como premissa fundamental orientar e proporcionar ao participante que atuam ou desejam atuar na área de gestão e marketing de serviços, conhecimentos sobre o mix de marketing de serviços, o processo de prestação de serviços e geração de valor para o cliente.
Modalidade  Educação à Distância com todas as aulas gravadas.
Tipo Curso de Formação Continuada.

 

1.11  Práticas Lúdicas em Ciências para o Ensino Fundamental (anos iniciais).

Carga Horária 80h.
Número de vagas 40
Público Alvo Preferencialmente professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Objetivo Levar os participantes do curso a compreenderem a importância de se propor atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem do aluno da primeira etapa do Ensino Fundamental.
Modalidade Educação à Distância com todas as aulas gravadas.
Tipo Curso de Formação Continuada.

 


Documentos:

Edital Nº CPV.036/2023, de 05 de junho de 2023

Edital Nº CPV.039/2023 - Errata Nº 01 ao Edital Nº CPV.036/2023

Resultado Preliminar do Edital Nº CPV.036/2023

Resultado Final do Edital Nº CPV.036/2023

registrado em:
Fim do conteúdo da página