Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Aluna do IFSP é selecionada para participar do Congresso Mundial da WFCP

Publicado: Quarta, 04 de Maio de 2022, 19h08 | Última atualização em Quarta, 04 de Maio de 2022, 19h09 | Acessos: 38

Evento acontecerá entre os dias 12 e 17 de junho, em San Sebastián, na Espanha 

A estudante Lucy Késsila Arquejada Velasco, do curso de Engenharia de Computação (Câmpus Piracicaba), foi selecionada para participar do “Youth Camp 2022”. O acampamento é organizado pela Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP, na sigla em inglês) e ocorrerá entre os dias 12 e 17 de junho, em San Sebastián, na Espanha, durante o Congresso Mundial da WFCP. 

Youth Camp é um acampamento para estudantes, no qual os participantes tomarão parte de atividades sociais e discussões sobre temas globais, desenvolvendo uma declaração, “The Voice of the Youth”, que será apresentada aos participantes da Conferência Mundial. Todo o evento será realizado em inglês. 

A seleção foi organizada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que custeará a inscrição do evento, as passagens aéreas internacionais e a emissão do passaporte (se necessário) para os dois estudantes selecionados. O resultado foi divulgado na semana passada.   

Entre os requisitos exigidos no edital, estava o de que o candidato precisaria ter nível mínimo B2 (intermediário) de proficiência em língua inglesa, e era necessário comprovar por meio de um certificado internacionalmente reconhecido. “Além disso, precisei escrever uma carta de intenções em inglês, onde descrevi minha trajetória na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e minhas motivações para participar do Youth Camp”, conta Lucy.  

A aluna do IFSP disse ainda que as informações curriculares também foram critérios de classificação. “Por isso, enviei certificados de cursos, palestras, apresentações e projetos de que participei”, completou. 

A estudante avalia que o seu envolvimento com atividades extracurriculares, tanto no ensino médio quanto no superior, foi fundamental para que ela fosse selecionada. “Durante meu ensino médio no IFF Câmpus Campos Centro eu participava do PIC OBMEP, e no ano passado atuei no projeto de Extensão com Egressas e Egressos do IFSP Câmpus Piracicaba. Esses são exemplos de oportunidades que a Instituição nos proporciona e que fazem toda a diferença”, afirmou. 

Lucy contou ainda que nunca havia participado de um evento como o Youth Camp antes, e que tem muitas expectativas. “Espero poder conhecer pessoas de diferentes nacionalidades, compartilhar experiências, aprender mais sobre o futuro do trabalho e as implicações para a educação profissional e voltar para compartilhar todos esses aprendizados” revelou. 

A estudante afirmou que o Youth Camp será uma oportunidade única de representar a Rede Federal como discente, em um congresso mundial com discussões relevantes sobre o trabalho e a educação profissional. “Certamente tem muito a agregar ao currículo e, principalmente, à vida do estudante”, concluiu. 

Congresso Mundial da WFCP 

O encontro ocorre bianualmente, e reúne as principais lideranças da educação profissional do mundo para debater e divulgar tendências e melhores práticas em educação profissional, técnica e tecnológica. Mais de 700 representantes, de mais de 50 países, devem comparecer ao evento. 

Organizada pelo centro basco TKNIKA, o congresso contará com palestras de líderes da área, oficinas e sessões dedicadas a alguns dos temas mais importantes do campo da educação profissional e tecnológica (EPT), incluindo: o futuro do trabalho, equidade e inclusão, migração e sustentabilidade. 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página