Seleção de Bolsistas para Projetos de Extensão - CEX

• Publicado: Sexta, 10 de Setembro de 2021, 17h21
  • Última atualização em Sexta, 10 de Setembro de 2021, 17h22

Conforme Edital Nº CPV.102/2021, a Diretoria-Geral do Câmpus Capivari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, no uso de suas atribuições, faz saber que, por meio da Coordenadoria de Extensão, estão abertas as inscrições para a seleção de Bolsistas para o Programa de Bolsas Discente na Modalidade Extensão destinado aos alunos regularmente matriculados neste Câmpus, considerando o EditalCPV.083/2021, a Resolução n° 35 de 06 de maio de 2014, a Portaria n°. 3.639, de 25 de julho de 2013, a Portaria n° 2.968, de 24 de agosto de 2015, e a Portaria n° 2.337, de 16 de junho de 2020.

São 8 (oito) vagas para 2(dois) projetos de extensão.

Projeto 01:

Educação em Capivari: parceria municipal e federal com sucesso para todos

Resumo do projeto: O projeto tem como objetivo realizar visitas em in loco em todas as escolas municipais de Capivari a fim de identificar os recursos tecnológicos existentes e propor oficinas temáticas junto aos servidores (docentes e administra=vos). As oficinas temáticas têm como objetivo auxiliar no processo de comunicação dos envolvidos na escola (alunos, professores, administrativos, secretaria, pais e/ou responsáveis) com o uso dos computadores locais, realizarem ações como: envio e recebimento de e-mails, uso de ferramentas online (planilhas, documentos, etc), utilização de vídeos, arquivos de texto e apresentações. Acredita-se que o presente projeto de extensão colaborará para a formação dos servidores da área da educação da rede municipal e para a melhoria da educação no município, principalmente, no "novo" normal que será estabelecido após a pandemia do Covid-19.

Servidor responsável: Carlos Roberto Paviotti

Atividades a serem desenvolvidas:

- Reunião com Secretario de Educação e equipe de TI da prefeitura com a Direção e envolvidos no projeto do IFSP Câmpus Capivari para elaboração do cronograma de visitas nas escolas municipais

- Semanalmente, os bolsistas e voluntários visitarão as escolas, analisarão a infraestrutura existente e agendarão as oficinas temáticas com os servidores da educação municipal

- Diante da agenda de oficinas temáticas, será realizada a mesma junto aos servidores da educação municipal na própria escola em que atua

- Concluída a realização da oficina temática em uma escola, realização a visita na próxima escola conforme cronograma elaborado

- Finalização do projeto com os envolvidos

Critérios de seleção: Entrevista

Duração do projeto: 17/09/2021 a 17/12/2021

Carga Horária Semanal: 20 horas

Vagas: 4 (quatro)

Projeto 02:

Conexão: reflexão e conscientização contra a violência à mulher

Resumo do projeto: Inspirado no projeto “Entre_laços: debate de gênero e empoderamento feminino em redes sociais”, em execução (em 2020) no Câmpus Sorocaba do IFSP, o projeto "Conexão: reflexão e conscientização contra a violência à mulher" tenciona atender à demanda apresentada ao Câmpus Capivari do IFSP por diversas instituições que prestam serviços à comunidade capivariana, dentre elas a Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher de Capivari e o CRAS, no que se refere ao debate responsável e contextualizado sobre o tema da violência doméstica e familiar contra a mulher.

Servidor responsável: Arlete Teresinha Esteves Brandi

Atividades a serem desenvolvidas:

a) Criar, difundir e acompanhar a repercussão de conteúdos informativos e reflexivos em redes sociais e
imprensa escrita local;

b) Interagir com o público por meio das ferramentas disponíveis nas redes sociais;

c) Realizar 03 (três) Webinars;

d) Elabor produto de extensão do tipo cartilha acerca do serviços de atendimento disponíveis à mulher;

e) Realizar produto de extensão do tipo vídeo que, além de material de reflexão e divulgação, se constituirá em relatório final do projeto.

Critérios de seleção: Entrevista

Duração do projeto: 17/09/2021 a 17/12/2021

Carga Horária Semanal: 20 horas

Vagas: 4 (quatro)

DOS REQUISITOS PARA CONCORRER ÀS BOLSAS DE EXTENSÃO:

O candidato à Bolsa de Extensão deverá:

- Estar regularmente matriculado em cursos do IFSP no Câmpus Capivari.

-Ter cursado pelo menos um semestre do curso no qual está matriculado.

- Dispor de carga horária para o desenvolvimento das atividades de extensão, comprovando compatibilidade entre os horários de suas atividades acadêmicas e os propostos para o desenvolvimento do projeto ao qual se candidata.

- Não possuir vínculo empregatício, realizar estágio remunerado ou ser bolsista de outra modalidade de Bolsa Discente do IFSP ou qualquer outra instituição.

- Discentes que recebem auxílio através da Política de Assistência Estudantil do IFSP poderão se candidatar às bolsas de extensão.

- Participar de entrevista agendada com o servidor responsável pelo projeto, após análise da documentação exigida no ato de inscrição.

- O não cumprimento das atribuições e responsabilidades sem apresentação de justificativa formal ao coordenador do projeto e à Coordenadoria de Extensão poderá ocasionar o cancelamento da bolsa ou a substituição do discente-bolsista.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÕES:

O link para inscrições está disponível no corpo do texto do Edital Nº CPV.102/2021.

(Ou apenas clique aqui)

Documentos: