Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Enade 2021: PRE tira dúvidas em webinar dia 19, às 15h-RET

Publicado: Segunda, 19 de Julho de 2021, 11h40 | Última atualização em Quarta, 26 de Janeiro de 2022, 12h57 | Acessos: 894

Enade será realizado em novembro com participação obrigatória de alunos; acompanhe a webinar aqui

A Pró-reitoria de Ensino realiza, no dia 19 de julho, às 15h, uma webinar para sanar dúvidas da comunidade do IFSP sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021. Acompanhe a transmissão pelo Canal do IFSP no Youtube.

Neste ano, as áreas de conhecimento e os eixos tecnológicos do Enade referem-se ao ano II do ciclo avaliativo, não avaliados em 2020 em função da pandemia.

Participarão da avaliação os seguintes cursos: 1) Licenciaturas: Artes Visuais; Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras - Inglês; Letras - Português; Letras - Português e Espanhol; Letras - Português e Inglês; Matemática; Música; Pedagogia; e Química 2) Bacharelados: Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Design; Educação Física; Filosofia; Geografia; História;  Química; e Sistemas de Informação 3) Tecnologias: Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão da Tecnologia da Informação; e Redes de Computadores. 

A participação é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados dos cursos mencionados. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar. Quem que não realizar a prova ou preencher o Questionário do Estudante fica impedido de colar grau.  

Os coordenadores dos cursos avaliados deverão inscrever os estudantes ingressantes e concluintes entre os dias 19 de julho e 29 de agosto no Sistema Enade. Os alunos inscritos pelos coordenadores deverão preencher o cadastro no período de 19 de julho a 13 de novembro, também pelo Sistema Enade.   

O exame será realizado no dia 14 de novembro e é composto por uma prova com 40 perguntas, sendo 10 questões de ‘Formação Geral’, com temas comuns a todos os cursos, e 30 questões de ‘Componente Específico’, com perguntas próprias de cada área. Os estudantes terão quatro horas para realizar a prova.  

Dúvidas 

A Pró-reitoria de Ensino realizará uma webinar para tirar dúvidas acerca do exame para a comunidade do IFSP a próxima segunda-feira, dia 19 de julho, às 15h, pelo YouTube.  

Acompanhe a transmissão aqui 

Exame 

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. 

Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras.  

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. 

Saiba mais aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página