Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Coordenadoria de Extensão (CEX): Apresentação

Publicado: Terça, 27 de Outubro de 2020, 13h22 | Última atualização em Terça, 27 de Outubro de 2020, 16h23 | Acessos: 121

Equipe da Coordenadoria de Extensão:

 Gustavo Baptistella Leite da Silva
- Cargo: Auxiliar em Administração
- Função: Coordenador de Extensão
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/0506303481961891 
- LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/gustavo-b-leite 
- Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- Horário : de segunda à sexta, das 10h00 às 18h00

 

O que é Extensão?

A Extensão consiste em um processo educativo, cultural, científico e político indissociável do Ensino e da Pesquisa e estabelecido em diretrizes de interação dialógica com diversos setores sociais, de interdisciplinaridade e interprofissionalidade e de  impacto na formação do estudante e nas transformações sociais. Assim, a Extensão configura-se como um espaço de produção de conhecimentos baseada na troca de saberes e experiências, promovendo a reflexão crítica dos envolvidos e impulsionando o desenvolvimento socioeconômico, equitativo e sustentável.

As áreas temáticas da Extensão refletem seu caráter interdisciplinar, contemplando:

- Comunicação,

- Cultura,

- Direitos Humanos e Justiça,

- Educação,

- Meio Ambiente,

- Saúde,

- Tecnologia e

- Produção e Trabalho.

Deste modo, as ações de Extensão perpassam por diversas discussões que emergem na contemporaneidade como, por exemplo, a diversidade cultural, contribuindo para a democratização de debates e da produção de conhecimentos amplos e plurais no âmbito da educação profissional, pública e estatal.

As ações de Extensão são baseadas na análise das necessidades e interesses da comunidade em que cada câmpus se encontra inserido e articuladas com a vocação e a qualificação acadêmica dos docentes, técnico-administrativos e discentes envolvidos. Nessa perspectiva, a comunidade acadêmica, por meio das ações de Extensão, tem a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em benefício da sociedade, e os docentes, discentes e técnico-administrativos, de adquirir novas experiências para a constante avaliação e fortalecimento do ensino e da pesquisa para além dos limites da sala de aula, efetivando o real sentido da Extensão na construção/geração de conhecimentos que venham ao encontro das reais necessidades da população.

A Extensão se materializa, por tanto, por meio de atividades que dialogam com o mundo  do trabalho, como visitas técnicas, estágio e acompanhamento de egressos, bem como pela realização de ações de Extensão que podem ser classificadas como programas, projetos, cursos de Extensão, eventos e prestações de serviço, que incorporam as diretrizes dessa dimensão educativa, destacando o envolvimento ativo da comunidade externa e a participação protagonista de estudantes, evidenciando o caráter pedagógico e formativo da Extensão e fomentando uma verdadeira relação de pertencimento tanto para a comunidade acadêmica quanto para aquelas pessoas que não possuem vínculos diretos com a instituição.

No Câmpus Capivari, os esforços contínuos dos servidores docentes e técnico-administrativos resultam em as ações de Extensão que progressivamente apontam para a maior incidência tanto do protagonismo estudantil (estimulado pela oferta de bolsas discentes e pelo recente debate acerca da curricularização da Extensão) quanto da presença da comunidade externa demandante e participativa (ávida pela possibilidade de transformação social motivada pela promoção da autonomia, geração de renda e empoderamento característicos das ações realizadas).

 

Ações de Extensão:

As ações de Extensão do IFSP são regulamentadas pela Portaria nº 2.968, de 24 de agosto de 2015, e podem ser:

a) Programa de Extensão: conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão com caráter organico-institucional, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum. 

b) Projeto de Extensão: conjunto de atividades interdisciplinares de caráter educativo, tecnológico, artístico, científico, social e cultural, desenvolvido e aplicado na interação entre comunidades interna e externa, com objetivos específicos e prazos determinados, visando a interação transformadora entre a comunidade acadêmica e a sociedade, tratando-se de uma ação processual e contínua.

c) Cursos de Extensão: ações pedagógicas de caráter teórico e prático, presencial ou a distância, planejadas e organizadas de modo sistemático para atender às necessidades da sociedade, visando o desenvolvimento, a atualização e aperfeiçoamento de conhecimentos, com carga horária mínima de 08 (oito) horas e critérios de avaliação definidos.

d) Eventos de Extensão: ações que implicam na apresentação e/ou exibição pública, livre ou direcionada, com envolvimento da comunidade externa, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, ciêntífico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pelo IFSP.

e) Prestação de serviços: ações que implicam na prestação de serviço à comunidade em nome do IFSP, a partir da capacitação técnico-científica do Instituto, que envolva a realização de acessorias e consultorias, emissão de laudos técnicos, análises laboratoriais, palestras e outras, vinculadas às áreas de atuação da instituição, que dão respostas às necessidades específicas da sociedade e do mundo do trabalho, priorizando iniciativas da diminuiçãos das desigualdades sociais. 

 

Atribuições do Coordenador de Extensão

 


Documentos:

Fim do conteúdo da página