Apresentação
APRESENTAÇÃO
Vivemos em sociedades cada vez mais digitais, onde parte significativa das nossas interações são mediadas por algoritmos. As novidades sobre o mundo e sobre as pessoas chegam através da Internet, as compras são feitas com poucos cliques, os livros se digitalizaram e as emoções são simbolizadas por emojis. Até mesmo aqueles que nunca navegaram na Internet, aproximadamente 25% da população brasileira, tem suas dinâmicas afetadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) , afinal, seus dados são armazenados em servidores de governos, bancos e outras instituições.
Essa inevitável informatização, impõe a nós educadores, o desafio de compreendermos o mundo em que vivemos, as dinâmicas sociais e humanas, explorando as possibilidades e também problematizando as opressões que surgem das nossas apropriações tecnológicas. No Instituto Federal de São Paulo – Campus Capivari temos, já há alguns anos, caminhado na construção sistêmica de espaços para problematizarmos as relações entre TIC e Educação e, dessa forma, compreender o espaço escolar como território essencial na formação integral do ser humano, permitindo que sejamos capazes de ler o mundo e atuar ativamente em sua transformação. Foram diversos os projetos de extensão e pesquisa com os quais buscamos contribuir para a formação tecnológica de jovens e adultos de nossa região. Como resultado de um esforço coletivo de nossa comunidade escolar, em diálogo com a comunidade das cidades da região, elaboramos nos anos de 2017 e 2018 nosso primeiro curso de Pós-Graduação lato sensu: Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação. Em 2019 iniciamos nossa primeira turma! Desde então, sedimentando um importante espaço de diálogo e construção sobre as relações entre educação, tecnologia e sociedade.
O I Seminário de TIC e Educação ocorrido em 2021, foi um importante espaço de diálogo que se criou com a presença de estudantes, professores e professoras dos diversos câmpus do IFSP, partilhando seus trabalhos e suas experiências. Na ocasião, em plena pandemia, o evento aconteceu de forma online, onde a temática sobre educação e tecnologia estava embebida na realidade do ensino remoto.
A pandemia tornou necessário o ensino remoto até 2021, porém em 2022, novas demandas surgiram com a necessidade de readaptação de alunos e professores ao ensino presencial. As medidas de segurança sanitárias adotadas se mostraram eficientes nos primeiros meses, porém muitos estudantes manifestaram dificuldades em permanecer concentrados nos estudos no ambiente da sala de aula física. Assim, novas limitações têm transformado a maneira com que nos relacionamos e fazemos educação. Já experimentamos a ensino remoto emergencial e agora lidamos com o retorno ao ensino presencial com sujeitos transformados pelas experiências com a tecnologia como o uso de videoconferências, plataformas educacionais, compartilhamento de arquivos online e outros recursos.
Tendo em vista essa realidade e inquietos de celebrar esse percurso que já há alguns anos trilhamos no IFSP Capivari, convidamos a todos para o nosso II Seminário TIC e Educação que será realizado nos dias 25, 26 e 27 de Agosto, de maneira híbrida. Este evento será um espaço aberto e gratuito de diálogo, aprendizagem, construção coletiva e compartilhamento, no qual todos e todas são muito bem-vindos!
Comissão organizadora do I Seminário TIC e Educação – IFSP Capivari
Programação e Inscrições - 25.08 (Qui)
PROGRAMAÇÃO E INSCRIÇÕES - 25.08 (Quinta-Feira)
Abaixo você encontrará a programação completa do primeiro dia de nosso seminário. Clique sobre o botão verde para se inscrever na modalidade Presencial ou no botão azul para se inscrever na modalidade Online!
25 AGOSTO | 19h00: PALESTRA DE ABERTURA
TEMA: EDUCAÇÕES, CULTURAS E HACKERS
Local: Auditório do IFSP - Capivari com transmissão online
Prof. Nelson de Luca Pretto
Professor (e ativista) da Faculdade de Educação - UFBA. Doutor em Comunicação, Licenciado em Física e Mestre em Educação. Membro da Academia de Ciências da Bahia. Pesquisador visitante do Learning, Media & Social Interactions da Universitad de Barcelona.
Atenção: A inscrição só será concretizada após recebimento de e-mail de confirmação.
25 AGOSTO | 21h00: OFICINA I
|TEMA: METAVERSO E EDUCAÇÃO: vivenciando e refletindo sobre possibilidades e desafios
Local: Laboratório IFMaker/MindHacker com transmissão online
Autores: Mary Grace Andrioli e Mauricio Andrea Andrioli
Resumo: O conceito de metaverso tem sido bastante popularizado nos últimos tempos, ainda que sua primeira reverência tenha sido feita em um livro de ficção científica de Neal Stephenson, em 1992. De todo modo, nos últimos anos temos vivenciado uma evolução da web, por meio de ambientes cada vez mais imersivos e interativos, possibilitando cada vez mais que possamos realizar atividades idênticas ao mundo físico real. Além disso, este tipo de ambiente também permite que possamos “visitar”espaços físicos distantes e até mesmo “voltar no tempo” acessando e/ou construindo ambientes que remontam diferentes períodos históricos, por exemplo. A oficina será realizada presencialmente de forma síncrona, mas também possibilitará a participação remota de parte dos inscritos. Como forma de propiciar a vivência em um ambiente imersivo, serão selecionadas diferentes possibilidades para que os participantes possam explorar espaços culturais, jogos e ambientes para reuniões de estudos ou de trabalho, além de dialogar tanto com os presentes no espaço físico da oficina, como também com os participantes que estiverem acompanhando on-line, de forma a possibilitar o diálogo e a reflexão sobre as diferentes experiências, bem como a respeito da convivência em ambientes híbridos de aprendizagem. A proposta de exploração será organizada de diferentes maneiras a partir de um circuito organizado com orientações por meio de QR code : a) via celular pessoal dos participantes; b) por meio de tablets; c) utilizando o Oculos Quest e d) por meio do computador. Em seguida em um dos espaços dentro do metaverso, discutiremos as possibilidades e desafios na criação de espaços específicos conforme as áreas de atuação profissional dos cursistas, bem como as possibilidades pedagógicas neste tipo de ambiente de modo a facilitar a aprendizagem, autoria e protagonismo dos envolvidos.
Inscrições Online e Presenciais Encerradas (por preenchimento de vagas)
25 AGOSTO | 21h00: COMUNICAÇÕES - SEÇÃO I
Linhas Temáticas: Conhecimento aberto; Políticas educacionais e formação de professores
Local: Auditório do IFSP - Capivari com transmissão online
1. Ensinando Astronomia Mão na Massa.
Autora: Brigida Pimentel Villar de Queiroz
2. Capoeira e Cultura Digital: uma oportuna aproximação em prol da Formação Docente visando a Educação para as Relações Étnico-Raciais.
Autor: Gustavo Baptistella Leite da Silva
3. Transparência nos Portais Eletrônicos dos Institutos Federais
Autora: Leticia Pedroso Ramos
4. Decolonização no Ensino da Arte no Brasil: estranhamento do olhar e potencialidades para uma educação decolonial
Autores: Vanda Maglione de Moraes e Thiago Bortolozzo da Silva
Atenção: A inscrição só será concretizada após recebimento de e-mail de confirmação.
Programação e Inscrições - 26.08 (Sex)
PROGRAMAÇÃO E INSCRIÇÕES - 26.08 (Sexta-Feira)
Abaixo você encontrará a programação completa do segundo dia de nosso seminário. Clique sobre o botão verde para se inscrever na modalidade Presencial ou no botão azul para se inscrever na modalidade Online!
26 AGOSTO | 19h00: PALESTRA
TEMA: APRENDIZAGEM CRIATIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: contexto, significado e relevância
Local: Auditório do IFSP - Capivari com transmissão online
Dra. Verônica Gomes
Coordenadora da frente da Adoção Sistêmica da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Doutora em Ensino de Ciências com ênfase em Aprendizagem Criativa. Mestre em Ensino de Ciência. Graduada em Educação p/ séries iniciais. Autora dos livros "A princesa escolhida" e "Criou Cria".
Atenção: A inscrição só será concretizada após recebimento de e-mail de confirmação.
26 AGOSTO | 21h00: OFICINA II
TEMA: PRODUÇÃO DE JOGOS DIGITAIS: Aprendendo a criar jogos com a ferramenta Construct 3
Local: Laboratório de Informática 7 - IFSP Capivari
Autor: Rafael Macedo
Resumo: O objetivo dessa oficina será apresentar e desenvolver atividades práticas junto aos participantes com a ferramenta de criação de jogos digitais Construct 3. No processo de elaboração das atividades, será discutido de forma sucinta as características e os diversos elementos (sonoros, visuais e lúdicos) que compõem os jogos digitais. Ao final, espera-se que todos os participantes apresentem familiaridade com a interface e as funções do programa e a partir disso possam desenvolver seus próprios jogos.
Atenção: A inscrição só será concretizada após recebimento de e-mail de confirmação.
26 AGOSTO | 21h00: COMUNICAÇÕES - SEÇÃO II
Linha Temática: Metodologias Ativas na Educação
Local: Auditório do IFSP - Capivari com transmissão online
1. Psicologia Institucional e TIC: intervenções psicológicas no contexto remoto com grupo de adolescentes.
Autoras: Amanda Silva Saraiva; Michele Ferreira; Carla Santana; Thayna Rodrigues
2. Consumo de Informações nas Mídias Digitais: como novas práticas influenciam a sociedade, constroem controvérsias e transformam a realidade.
Autora: Gabriela Szlapak Fiuza; Amanda Saraiva; Rodrigo Kerches
3. “Faça Parte!”: uma proposta de engajamento da comunidade escolar que surge em um percurso de Aprendizagem Baseada em Desafios (ABD)
Autores: Gabriel Rocha; Alexandre Galetti; Beatriz Sotopietro; Henrique da Silva Santos; Rayane Caroline Pereira Amaral
Atenção: A inscrição só será concretizada após recebimento de e-mail de confirmação.
Programação e Inscrições - 27.08 (Sab)
PROGRAMAÇÃO E INSCRIÇÕES - 27.08 (Sábado)
Abaixo você encontrará a programação completa do último dia de nosso seminário. Clique sobre o botão verde para se inscrever na modalidade Presencial ou no botão azul para se inscrever na modalidade Online!
27 AGOSTO | 09h00: OFICINA IV
TEMA: CONSUMO DE INFORMAÇÕES NAS MÍDIAS DIGITAIS: como novas práticas influenciam a sociedade, constroem controvérsias e transformam a realidade.
Local: Laboratório de Informática 5 - IFSP Capivari
Autor: Amanda Saraiva; Gabriela Szlapak Fiuza; Rodrigo Kerches; Rosana Quirino
Resumo: Aplicação da ação psicoeducativa que estimule a reflexão acerca da dinâmica da comunicação digital e seus efeitos na vida pessoal e social. O programa da ação segue as seguintes etapas, 1.Abordagem dos participantes, apresentação dos mediadores e explicação da dinâmica. 2. Exercício para vinculação, Quebra Gelo. Trabalho sobre a mentira na cotidianidade e a dificuldade de reconhecer verdades através de dinâmicas. 3.Proposição de atividade sensorial: Exibição de material audiovisual com recortes de curta duração para simulação das redes sociais em que o isolamento provoca o direcionamento e a exclusão e manipulação de conteúdos conforme o consumo. O material indicado será o documentário sobre a vida do cantor e compositor Wilson Simonal, considerado um grande exemplo da perseguição, fake news e do cancelamento antes mesmo das mídias digitais. O contexto da ditadura militar no Brasil foi o pano de fundo para o fim da carreira do cantor por acusações de “dedo-duro”, desde então todas as portas se fecharam e Simonal morreu tentando provar por documentos a injustiça que sofreu e manchou sua carreira.4.Produção de conteúdo, a partir das informações direcionadas as duplas, será proposto a produção de uma manchete registrando a opinião.5.Compartilhamento das manchetes: ampliando o debate e o estranhamento sobre os conteúdos sobre o mesmo assunto.6.Reflexão crítica: análise sobre a dinâmica e aplicação de conceitos como sobre as dinâmicas das redes digitais como o enviesamento dos algoritmos, fake news e pós-verdade, o efeitos sociais sobre a esfera pública e a aceleração das redes e as consequências na experiência humana.
Atenção: A inscrição só será concretizada após recebimento de e-mail de confirmação.
27 AGOSTO | 09h00: COMUNICAÇÕES - SEÇÃO III
Linha Temática: Metodologias Ativas na Educação
Local: Auditório do IFSP - Capivari com transmissão online
1. Educação Híbrida: o instagram como suporte didático pedagógico para além da sala de aula.
Autor: Gêrlan Cardoso da Silva
2. Educação no Trânsito
Autores: Hozana Rodrigues; Fábio Santos Cardoso; Rodrigo Bragion; Natalia da Silva Pereira; Joubert Costa Junior
3. Uso de Mapas Mentais no Processo de Aprendizagem de Estudantes Autistas
Autora: Antonia Valeria Pereira da Silva Andrade e João Batista de Medeiros
Atenção: A inscrição só será concretizada após recebimento de e-mail de confirmação.
27 AGOSTO | 10h30: OFICINA III - Inscrições Encerradas
TEMA: ROBÓTICA PARA TODOS: atividades mão na massa para crianças e adultos
Local: Laboratório IFMaker/MindHacker
Autores: Izadora Ribeiro; Jhonnata Samuel Gomes de Souza; Luiz Fernando de Camargo Codo; Pedro Willian; Alexandre Aguado
Resumo: A oficina de robótica para todos trará uma experiência mão na massa para os adultos e crianças que estiverem conosco! Montaremos um circuito de aprendizagem onde construiremos alguns robôs com recicláveis, conheceremos as placas de Arduíno e outros recursos da robótica de baixo custo.
Atenção: A inscrição só será concretizada após recebimento de e-mail de confirmação.
Todas as vagas já joram preenchidas
27 AGOSTO | 12h00: MESA DE ENCERRAMENTO
Local: Auditório do IFSP - Capivari com transmissão online
Participantes: Comissão organizadora do II Seminário TIC e EDUCAÇÃO
Resumo: No encerramento do evento, em diálogo com os participantes, iremos fazer uma síntese do nosso II Seminário de TIC e Educação, reforçando as possibilidades, os desafios e as perspectivas para o campo da Tecnologia e Educação.
Atenção: A inscrição só será concretizada após recebimento de e-mail de confirmação.
Não será necessário inscrever-se!
Transmissão Ao Vivo
TRANSMISSÃO AO VIVO
Você pode acompanhar a transmissão do evento através de nosso canal no Eduplay (Clicando Aqui!) ou na janela abaixo!
Perguntas e comentários para os participantes e palestrantes Envie sua pergunta ou comentário!
Trabalhos Assíncronos
TRABALHOS ASSÍNCRONOS
Uma playlist especial foi criada em nosso Canal no Eduplay contendo todas as apresentações assíncronas. Vocês podem acessá-la clicando aqui!
LISTA DE TRABALHOS
1. A importância das brincadeiras no processo ensino e aprendizagem na alfabetização
Autora:Luciana Mara de Padua
Assistir ao vídeo!
2. Sequência Didática Aplicada à Leitura - Gênero Textual Diário: Uma leitura compartilhada e significativa
Autor: Thiago da Silva Vieira
Assistir ao vídeo!
3. O Uso Pedagógico de Aplicativos como Ferramentas Pedagógicas para os Anos Iniciais no Ensino de Ciências
Autores: Elisângela Cerqueira Santos Sousa
Assistir ao vídeo!
4. Planejamento Educativo: elemento central para a construção de espaços diversos em locais de educação escolar
Autores: Rogério Luiz da Silva Ramos e Eder de Oliveira Picanço
Assistir ao vídeo!
PLAYLIST
Assista abaixo a playlist completa dos trabalhos ou acesse no Eduplay clicando aqui!
Comissão Organizadora
COMISSÃO ORGANIZADORA
Redes Sociais