CPI / PRP - Edital de Seleção de Bolsista e Cadastro de Reserva para o PACTec
O Programa de Apoio à Ciência e Tecnologia do IFSP foi elaborado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação em parceria com a FAI.UFSCar, e visa angariar recursos de Emendas Estaduais para contemplar com bolsas os estudantes em projetos de iniciação científica e projetos aprovados em editais da PRP ou lançados pelos campi.
As inscrições vão até 29/05.
Tendo em vista a possibilidade de recepção de recursos das Emendas, a FAI.UFSCar lançou o edital de seleção de bolsista e formação de cadastro de reserva.
Desta forma, se o recurso for concedido, os estudantes já estarão aptos a iniciar os projetos. O valor da bolsa será R$ 700,00 e o Projeto terá duração de 10 meses.
Acesse o Edital: https://sistemas.fai.ufscar.br/home/noticia/3002/ifsp-capivari-selecao-de-bolsas-para-discente
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Campus Capivari pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Dados dos Projetos:
Emenda | Título do projeto | Quantidade de bolsistas | Orientador | Pré-Requisitos | Competências Desejáveis |
---|---|---|---|---|---|
2025.272.68048 | Estudo sobre a produção de Inovação, pela ótica da Teoria da Tripla Hélice: A dinâmica entre Universidades, Empresas e Governo | 1 |
Alexandre Camargo Maia O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. |
1. Estar regularmente matriculado em curso técnico ou superior; 2. Ter disponibilidade para participação em reuniões presenciais e/ou remotas; 3. Interesse em pesquisa científica, inovação e temas relacionados à interação universidade-empresa-governo; 4. Ter bom desempenho acadêmico. | > Boa capacidade de leitura, interpretação e síntese de textos acadêmicos em português e preferencialmente, em inglês; > Habilidade para pesquisa bibliográfica e documental; > Facilidade para comunicação oral e escrita, visando elaboração de relatórios e apresentação de resultados.; > Ter cursado ou estar cursando disciplinas relacionadas à Administração, Empreendedorismo e Gestão de Projetos; > Ter participado em atividades acadêmicas extracurriculares |
Aprendizagem Criativa no Ensino de Ciências: Um Mapeamento Sistemático | 1 |
Thalita Arthur O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. |
1. Estar cursando a partir do 2º Semestre de Licenciatura em Química | > Leitura e compreensão de textos; > Familiaridade com bases de dados científicas; > Interesse por pesquisa científica e pelo tema do projeto | |
De crime a Patrimônio Imaterial da Humanidade: o que a história da capoeira pode informar sobre o racismo estrutural, o estado criminal brasileiro e as formas de resistência e rebelião negra no Brasil | 1 |
Maria Amélia Ferracciú Pagotto O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. |
1. Estar cursando entre o 2º semestre do primeiro ano até o segundo semestre do 3º ano dos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. | > Bom desempenho nas áreas do Núcleo Comum e ótimo desempenho nas atividades de pesquisa e produção de textos nas várias linguagens (mídias, cinema, produção científica) com vistas à produção de relatórios técnicos, organização de eventos para divulgação científica (seminários, rodas de conversa, participação em mostras científicas); > Habilidades analíticas, sobretudo histórico-críticas e de comunicação oral. | |
2025.292.71939 | Construção de um viscosímetro de baixo custo para aplicação do Método de Stokes na medição da viscosidade de diferentes líquidos | 1 |
Cleidson Santiago de Oliveira O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. |
1. Estar cursando o Técnico em Química ou Informática Integrado ao Ensino Médio; 2. Ter concluído ou estar cursando a disciplina de Física 1. | > Habilidades com a utilização de ferramentas e instrumentos de medidas; > Afinidade com Física e Matemática; > Familiaridade com a elaboração e a interpretação de gráficos |
Redes Sociais