DAE - Evento: Educação e cultura do Povo Kaiowá realizado em 16/05
No último dia 16, o Instituto Federal de São Paulo, Campus Capivari promoveu o Evento – “Educação e cultura do Povo Kaiowá”, com uma palestra virtual, que ocorreu de modo síncrono via Videoconferência da WebConf da RNP, e também foi transmitida ao vivo nas dependências do laboratório de informática, do novo campus do IFSP Capivari, localizado na Avenida Josefina Giovana Rossi, n.º 3985.
O palestrante foi Jorge Sanches, indígena da etnia Kaiowá. Um breve currículo do palestrante é apresentado a seguir: Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia. Licenciatura indígena em Teko Arandu/Linguagem na faculdade intercultural indígena FAIND/UFGD. Docência desde 2000 a 2012 nas escolas indígenas da aldeia de Dourados/MS. Desde 2013 a 2023 trabalhou na secretaria da educação de Dourados/Semed do município no núcleo da educação indígena dando assistência para 7 escolas existentes nas aldeias de Dourados. Também é pesquisador do grafismo indígena e roupas típicas das etnias Kaiowá, Guarani e terena.
O evento foi organizado pelos docentes da área de gestão, do IFSP Campus Capivari, Ivonete Fernandes de Souza, Meire Ramalho de Oliveira e Valdir Antonio Vitorino Filho.
Acompanharam as atividades de modo síncrono (on-line), os estudantes do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais (EaD), e de modo presencial (via transmissão), os estudantes dos 1º, 3º e 5º semestres do curso Técnico em Administração integrado ao ensino médio na modalidade PROEJA do IFSP Campus Capivari
A estudante, Lucimara Furoni Gonçalez, do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, relatou o seguinte “na noite de 16 de maio, o IFSP de Capivari recebeu o indígena Jorge Sanches, da etnia Kaiowá, para uma palestra culturalmente enriquecedora. Jorge compartilhou histórias e vivências de seu povo, abordando temas como espiritualidade, costumes, preservação ambiental e os desafios enfrentados pelas comunidades indígenas na atualidade. Um dos destaques, na minha opinião, foi a apresentação do dicionário da língua Kaiowá, iniciativa importante para a preservação e valorização do idioma nativo de sua tribo. Jorge explicou como o dicionário tem sido fundamental para o fortalecimento da identidade cultural e para o ensino da língua às novas gerações. O evento me proporcionou um momento de escuta e reflexão, da riqueza e da sabedoria dos povos originários do Brasil. Agradeço muito pela disponibilidade das pessoas envolvidas nessa palestra”.
A profa. Ivonete afirmou que “o tema sobre educação e cultura indígena é um dos temas transversais do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais e é abordado na disciplina de Seminários e Aprendizagem Colaborativa. A palestra propiciou aos alunos a oportunidade de conhecerem um pouco da diversidade étnica do Brasil e ao palestrante a percepção de que existem brasileiros que respeitam os povos indígenas no Brasil e querem conhecê-los”.
O IFSP Campus Capivari agradece a disponibilidade do palestrante Jorge Sanches, pela participação no evento.
Fotos do evento:
Descrição de imagem: a imagem é uma captura de tela de uma videochamada com quatro participantes dispostos em três quadros: no canto inferior esquerdo, um homem de pele branca com fones de ouvido olha para a direita, com persianas e fotos ao fundo; no centro inferior, dividindo o espaço, um homem de pele branca com barba e óculos e uma mulher de pele parda com óculos falam, aparentemente no mesmo local com parede clara e cadeiras azuis; e à direita, em um quadro maior, um homem de pele parda com um colar sorri para cima, com uma parede clara e porta de madeira ao fundo; controles de vídeo na parte inferior indicam uma chamada ao vivo.
Descrição de imagem: a imagem mostra um laboratório de informática com diversas pessoas sentadas em frente a computadores. A maioria das pessoas são adultas e estão atentas a uma apresentação. Há fileiras de mesas com computadores, teclados e mouses. Um projetor está visível no canto direito da sala. A iluminação da sala é artificial, e há janelas ao fundo que parecem dar para a noite. As pessoas na sala exibem uma variedade de vestimentas e penteados. A atmosfera parece ser de aprendizado ou trabalho concentrado.
Redes Sociais