RCE - Revista Ciência em Evidência é indexada no Latindex

• Publicado: Quinta, 28 de Março de 2024, 11h46
  • Última atualização em Quinta, 28 de Março de 2024, 11h46

Certamente a data de 27 de março de 2024 é muito importante para a Revista Ciência em Evidência, pois foi consolidado nesse dia o cadastro de nosso periódico no Latindex.

Qual a importância disso? É como conquistar um espaço de visibilidade em uma prateleira de uma grande e renomada biblioteca. Mas como nosso periódico é digital, o fato de estar registrado em um sistema internacional de indexação de periódicos científicos merece muitas comemorações, pois se trata de uma importante vitrine.

Como observa Leandro Rocha¹, da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), o Latindex é um Sistema de Informação online para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal, que surgiu em 1995, na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), e dois anos depois se tornou uma rede de cooperação ao associar-se a instituições importantes de outros países, como o IBICT, representante brasileiro, o IDICT (Cuba) e o IDEA (Venezuela). Também fazem parte do projeto: SciELO, Redalyc, DOAJ e International Science Council. Em anos seguintes, outros países integraram a comunidade, constituída por 24 instituições que trabalham para tornar os periódicos mais visíveis.

A missão do Latindex é auxiliar as revistas a ampliarem seu alcance por meio do acesso aberto e de orientações que ajudam os editores a melhorar a qualidade do periódico e das publicações catalogadas. Um dos diferenciais no processo de solicitação de registro no catálogo é o formulário de autodiagnóstico de qualidade da revista, que permite a identificação do nível de transparência de informação contida em toda a estrutura da revista. Ele apresenta uma lista de 38 itens com as características avaliadas, que indicam o que o editor deve corrigir ou ajustar no periódico para conseguir o registro no sistema. A exigência mínima é que a revista atenda a oito características obrigatórias e outras 17 para somar a pontuação mínima de 25 itens.

Por fim, é importante mencionar que o Latindex também é um espaço para capacitação, pois após o registro, os editores e a equipe podem participar de eventos formativos que auxiliam na gestão da qualidade do periódico e das publicações científicas.

Assim, nossa jovem revista, no seu quarto ano de existência, compartilha com toda a comunidade acadêmica, seus leitores, autores, colaboradores, avaliadores e equipe editorial essa importante conquista, que deverá atrair novos leitores e autores que virão colaborar nesse desenvolvimento da Revista Ciência em Evidência, e que, certamente, será relevante para alcançar a indexação em outras bases de dados, como o Portal de Periódicos da Capes, e um índice atrativo na Plataforma Sucupira.

______________________________________________

ROCHA, Leandro. Como editores de periódicos cadastrados no Latindex percebem as barreiras e oportunidades da ciência aberta? ABEC Brasil, Ponto de Vista, ago. 2022.  Disponível em: https://www.abecbrasil.org.br/novo/2022/08/como-editores-de-periodicos-cadastrados-no-latindex-percebem-as-barreiras-e-oportunidades-da-ciencia-aberta/?fbclid=IwAR0ruhFnCps28d2KpwN54YE1upKEVrgHMzDkdo4cACaXJsuEuW85FEXgPCY  Acesso em 28 mar. de 2024.