CEX - Seleção de Bolsistas de Extensão 2024

• Publicado: Quinta, 21 de Março de 2024, 11h29
  • Última atualização em Segunda, 01 de Abril de 2024, 11h43

A Diretora-Geral do campus Capivari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, no uso de suas atribuições, faz saber, por meio da Coordenadoria de Extensão, que estão abertas, entre 21 e 24 de março de 2024, as inscrições para a seleção de Bolsistas para o Programa de Bolsas Discente na Modalidade Extensão destinado aos alunos regularmente matriculados neste campus, considerando o Edital Nº CPV.023/2024, de 19 de fevereiro de 2024, a Resolução n° 35 de 06 de maio de 2014, a Portaria n°. 3.639, de 25 de julho de 2013, a Portaria n° 2.968, de 24 de agosto de 2015, a Portaria n° 2.337, de 16 de junho de 2020, e de acordo com o Edital Nº CPV.034/2024, de 20 de março de 2024 e suas Erratas.

Ao todo, 7 (sete) projetos de extensão serão executados durante o anos de 2024:

1) Laboratório IFMaker "MindHacker" Capivari: espaços para educação mão na massa:  cujos(as) bolsistas já foram selecionados(as) por meio do Edital Nº CPV.021/2024, de 15 de fevereiro de 2024.

2) CineClube BatePapoFederal Zenir Campos Reis: cujo(a) bolsista será indicado(a) pela coordenadora do projeto, pois será aproveitada a fila de candidatos(as) bem avaliados(as) no processo seletivo para projetos de pesquisa.

3) Capoeira e suas possibilidades para a prática de uma educação antirracista: cujo(a) bolsista será indicado(a) pelo coordenador do projeto, pois será aproveitada a fila de candidatos(as) bem avaliados(as) no processo seletivo para projetos de pesquisa.

4) Intercâmbio virtual Português - Espanhol:  cujo(a) bolsista será selecionado neste processo seletivo (Forma de seleção: prova e entrevista).

> Pré-requisitos (Perfil do bolsista): Domínio da língua espanhola; Domínio do uso de plataformas virtuais (Google Meet, Zoom, Moodle, Microsoft Teams, Canva); Interesse em desenvolver atividade de interação em português e espanhol; Ter iniciativa e criatividade; Habilidade de comunicação com o público-alvo do projeto (isto é, estudantes de EM).

> Objetivo do Projeto: O projeto tem como objetivo geral promover o estudo das línguas espanhola e portuguesa em nível básico, bem como de suas culturas por meio do intercâmbio intercultural on-line entre brasileiros e estrangeiros hispanofalantes.

5) Podcast "Yes, We POD":  cujo(a) bolsista será selecionado neste processo sletivo (Forma de Seleção: entrevista e gravação e envio de um áudio de 5 minutos com tema a ser definido pela coordenadora do projeto).

> Pré-requisitos (Perfil do bolsista): Possuir um bom conhecimento em inglês; Gostar de se comunicar; Ser criativo e ter habilidade com recursos digitais.

> Objetivo do Projeto: Produção e veiculação de podcasts voltados para o ensino de língua inglesa. O projeto também contará com a criação de uma página em rede social na qual acontecerá a divulgação dos episódios, interação com os ouvintes, sugestões de tópicos a serem abordados e avaliação do projeto. Além disso, estão previstas três ações distintas: um encontro online com a comunidade interna e externa para a divulgação do projeto e interação com o público ouvinte; a divulgação do mesmo na feira noturna da cidade de Capivari e o convite à comunidade externa (como professores, estrangeiros ou pessoas com vivência no exterior) para a participação da gravação de alguns episódios.

6) Jornal do Campus: cujo(a) bolsista será selecionado neste processo seletivo (Forma de seleção: prova e entrevista).

> Pré-requisitos (Perfil do bolsista): Ser aluno de curso presencial do campus; Ter diponibilidade para participar de reuniões presenciais e on-lilne e disponibilidade para realizar as atividades necessárias. No processo de seleção, os candidatos que aturam como voluntários durante o ano de 2023 terão preferência.

> Objetivo do Projeto: O objetivo geral do projeto concentra-se na produção e publicação de cinco edições ao longo do ano letivo do Jornal do Campus, envolvendo os estudantes nas diversas fases da edição, oferecendo aos leitores (comunidade interna e externa) um veículo de informação e combate à desinformação que dissemine o conhecimento técnico e científico e contribua para a consolidação da instituição na região.

7) IF Infâncias: cujo(a) bolsista será selecionado neste processo seletivo (Forma de seleção: prova).

> Pré-requisitos (Perfil do bolsista): Estudar no período diurno; Saber fazer pesquisas em diversas fontes; Ter facilidade de se relacionar com crianças, mostrando-se como um líder na execução das atividades.

> Objetivo do Projeto: Propiciar um espaço de desenvolvimento integral da criança com foco na alfabetização científica tendo como aporte metodológico a oficina pedagógica. Espera-se com essa ação reduzir o abandono escolar de alunos do PROEJA e oferecer desenvolvimento educacional e cultural às crianças, através de ampliação de seus conhecimentos.

Em todos os projetos, o bolsista irá trabalhar 15 horas por semana e, em contrapartida, receberá uma bolsa no valor de R$ 525,00 mensais.

Os projetos tem duração de 7 meses.

É obrigatório que o(a) candidato à bolsista já tenha cursado pelo menos um semestre letivo do curso em que está matriculado.

Para se inscrever, os candidatos devem atentar ao perfil do bolsista desejado para cada projeto e, se se adequar, preencher o formulário disponível no link a seguir:

https://forms.gle/HY5tJeg4hzjBQXCD7  INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Documentos: