DRG - IFSP Capivari realizou a I Semana da Diversidade

• Publicado: Terça, 30 de Maio de 2023, 18h01
  • Última atualização em Terça, 30 de Maio de 2023, 18h04

Na última semana, nos dias 23, 24, 26 e 27 de maio, o IFSP Capivari realizou atividades referentes a I Semana da Diversidade, por meio da Comissão Organizadora composta pelos integrantes: Bruna Carolina Rodrigues da Cunha, Flávio Henrique Ferraresi, Maria Amélia Ferracciú Pagotto e Valdir Antonio Vitorino Filho.

As atividades foram realizadas no Auditório Professor Fleides Teodoro de Lima, IFSP- Câmpus Capivari, no Endereço: Avenida Dr. Ênio Pires de Camargo, 2971, Ribeirão, Capivari/SP. O evento contou com a transmissão via videoconferência pela WebConf da RNP, para estudantes dos cursos EAD.

O evento contou com uma média de público de 110 participantes (entre participações presenciais e on-line), nos dias 23 (terça), 24 (quarta) e 26 (sexta), e no dia 27 (sábado), com uma média de 25 participantes em cada atividade. Participaram do evento estudantes dos cursos Técnico em Administração integrado ao ensino médio modalidade PROEJA, Técnico em Química C/S, Tecnologia em Processos Gerenciais (EaD), Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Tecnologia em Processos Químicos (PRQ) e Licenciatura em Química. Além de servidores/as docentes e técnicos-administrativos do IFSP Capivari e comunidade externa.

O resumo das atividades realizadas foi o seguinte:

Data: 23/05 (terça)

Palestra: Racismo Estrutural: Algumas reflexões sobre discriminação e preconceito racial em uma Escola da Rede Municipal de Capivari/SP.

Palestrante: Denilton Rocha dos Santos, diretor da CNEC, vereador no Município de Capivari/SP e egresso do curso de Pós-Graduação em TIC na Educação do IFSP Capivari.

Data: 24/05 (quarta)

Roda de conversa: Mulheres na Gestão

Participantes:

Cristiane Slonzo Alvares Portes, egressa do curso de ADS do IFSP Capivari;

Helen Glaucia Stefanelli Zacharia, egressa do curso Técnico em Administração PROEJA;

Katia Aparecida de Sousa, egressa do curso de Administração da CNEC Capivari;

Luciana Martins Gatti, egressa do curso de Ciências Contábeis da CNEC Capivari;

Lucimara Drigo, egressa do curso de Administração da CNEC Capivari;

Viviane dos Santos Rocha, egressa do curso de Técnico em Química do IFSP Capivari.

Mediadoras: Professoras da área de Gestão do IFSP Capivari - Ivonete Fernandes de Souza e Meire Ramalho de Oliveira.

Data: 26/05 (sexta)

Apresentação: Preconceito aqui não! Com apresentação dos Núcleos do IFSP - NAPNE, NEABI e NUGS.

Ministrantes: Grazielle Nayara Felício Silva (NAPNE), Lorena Faria (NEABI) e Tiago Pellim da Silva (NUGS).

Data: 27/05 (sábado)

Apresentação: Projetos Integradores sobre Temas Transversais, com estudantes do 3º semestre do curso de TPG.

Mediadores: Professores do curso - Bruna Carolina Rodrigues da Cunha e Valdir Antonio Vitorino Filho

Apresentação: O papel da gestão de pessoas na diversidade e inclusão

Ministrante: Prof. Dr. Hugo Antonio Lima de Souza

Aula aberta: sobre Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Ministrante: Prof. Me. Marcel de Assis Roque

Aula aberta: sobre Cidadania e Direitos Humanos

Ministrante: Profa. Dra. Maria Amélia Ferracciú Pagotto

Atividade em parceria com o Grupo de Pesquisa: Direitos Humanos e Juventude

Abertura Poética:

No início de todos os dias do evento, aconteceu a abertura poética, com leitura de poesias selecionadas pelas servidoras Izabel Maria Barral Teixeira (Bibliotecária-Documentalista) e Michele Cristina dos Santos (Bibliotecária-Documentalista).

• 23/05, Poesia: Ainda assim eu me levanto, da escritora e poetisa Maya Angelou;
  • 24/05, Poesia: O Sonho, da escritora e jornalista Clarice Lispector;
  • 26/05, Poesia: Diversidade, do poeta e cordelista Bráulio Bessa;
  • 27/05, Cordel: A peleja da Inclusão, do escritor Hélio de Araújo.

Apresentações de Trabalhos Assíncronos:

Os estudantes do 3º semestre do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais (EAD) desenvolveram apresentações de vídeos animados sobre as temáticas transversais e os núcleos do IFSP, como pode ser observado no link abaixo:

Para o mês de junho estão previstas mais atividades, estendendo a semana da diversidade, fiquem atentos/as a programação.

A Comissão Organizadora agradece a presença e participação de todos/as.