DRG - Canal de Denúncias contra Possíveis Ameaças postadas na Internet contra Escolas

• Publicado: Quarta, 19 de Abril de 2023, 11h15
  • Última atualização em Quinta, 10 de Agosto de 2023, 11h55

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com SaferNet Brasil, criou um canal exclusivo para recebimento de informações sobre possíveis ameaças e ateaque postados na internet contra as escolas. A plataforma permite que as denúncias sejam investigadas de forma mais rápida e eficiente.

Qualquer usuário pode realizar denúncias, de maneira anônima. As informações enviadas serão mantidas sob sigilo. Ao denunciar, é importante inserir o maior número de informações possível, como forma de facilitar a análise da ocorrência.

No campo "Página da internet" o denunciante deve informar o endereço eletrônico da postagem que contenha a ameaça. No campo "Comentário", deve ser preenchido com as informações relevantes da ocorrência, como o município, estado, escola da denúncia e mídia social de origem da ocorrência.

Os dados enviados por meio do canal serão analisados por uma equipe de 50 policiais do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), da Diretoria de Operações Integradas e Inteligência (Diopi), que se dedicará nos próximos dias, exclusivamente e em regime de plantão 24 horas, ao monitoramento das ameaças contra escolas na internet.

O canal de denúncias pode ser acessado pele endereço eletrônico: https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura

Em caso de emergência ou se não tiver todas as informações, é importante entrar em contato com o 190 ou com a delegacia de polícia mais próxima.

Contatos de Emergência:

Polícia Militar - 190 ou 3491-1991