Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comissões e Núcleos > Uncategorised > Registros de Atividades
Início do conteúdo da página

Registros de Atividades

Publicado: Segunda, 02 de Setembro de 2019, 16h31 | Última atualização em Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 15h34 | Acessos: 2162

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ATIVIDADES : ANO LETIVO DE 2019

Formação na Área da Deficiência VIsual - Cursos no Instituto Benjamin Constant e Atividades no Campus.

Durante os meses de janeiro, fevereiro, julho e outubro de 2019, o estudante da Licenciatura em Química e membro do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE-CPV), Guilherme Henrique Inocêncio, participou de inúmeros cursos de aperfeiçoamento no Instituto Benjamin Constant (IBC), instituição pioneira na educação de cegos e deficientes visuais no Brasil, situada na cidade do Rio de Janeiro - RJ. O interesse pelos cursos é fruto de sua atuação como monitor de um aluno com deficiência visual (DV) no curso técnico concomitante/subsequente em Química no Câmpus Capivari, além de seu engajamento nas pautas inclusivas. Dentre os cursos, destacam-se os de Práticas Educativas para Uma Vida Independente, de Orientação e Mobilidade em Contextos Escolares, de Técnicas de Leitura e Escrita no Sistema Braille, de Programas de Informática na Área da Deficiência Visual, de Sorobã: Metodologia do Maior e Menor Valor Relativo, de Introdução à Audiodescrição e Consultoria, de Locução e Gravação de Textos em Áudio, entre outros relacionados com a área.

Além dessas importantes participações, o estudante ministrou um minicurso, na VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), sobre Introdução à Escrita no Sistema Braille para os professores da região e membros da comunidade interna ao câmpus.

 

Foto 1 - Curso de Locução e Gravação de Textos em Áudio - IBC.

Foto 2 -: Escrita Braille com Reglete e Punção no curso Técnicas de Leitura e Escrita no SIstema Braille - IBC.

Foto 3 - Turma de Orientação e Mobilidade em Contextos Escolares - IBC.

 

Foto 4 - Minicurso de Introdução à Escrita no SIstema Braille realizada na VII SNCT.

 

Ações Formativas - Compartilhamento de Experiências Inclusivas Intercampi da unidade Jacareí. Guilherme realizou uma palestra intitulada “Aspectos da Deficiência Visual e o Processo de Ensino e Aprendizagem do Educando com DV” na qual aborda o contexto histórico e o panorama educacional brasileiro frente ao processo de inclusão e os aspectos médicos, educacionais e legais da DV. Os métodos empregados nas aulas de Matemática ficou a cargo do professor Flávio, que debateu sua experiência com o discente com DV no Câmpus Capivari, relatando a sua prática de ensino com o uso do Geoplano nas aulas dessa disciplina.

No dia 16 de junho, a pedido do NAPNE - Campos do Jordão, os mesmos membros, juntamente com o professor de Língua Portuguesa, Alexandre Mauro Bragion, realizaram palestras sobre o processo de Inclusão no IFSP - CJO. As falas dos membros abordaram a temática “Tecnologias Assistivas e Os Processos Metodológicos Inclusivos no Ambiente Escolar do Deficiente Visual” cuja temática abrangeu as tecnologias que auxiliam o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com DV e as principais metodologias ativas utilizadas nos processos pedagógicos nessa área.

Foto 5 - Palestra sobreTecnologias Assistivas e Os Processos Metodológicos Inclusivos no Ambiente Escolar do Deficiente Visual” no Câmpus CJO.

 Essas atividades foram bem recebidas e elogiadas, rendendo uma discussão construtiva acerca de questões inclusivas e das políticas que regem a educação pública, demonstrando o engajamento e empoderamento dos professores e alunos no que tange a construção de um processo inclusivo pleno nas escolas e na sociedade.

 

II JORNADA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

O Câmpus Capivari do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, através do seu Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE-CPV) promoveu, nos dias 23 e 24 de abril, no auditório do campus a II Jornada de Acessibilidade e Inclusão tendo como objetivo de proporcionar a discussão, reflexão e sensibilização acerca das questões referentes ao acesso e inclusão de pessoas com deficiência no ambiente público e, especialmente, no espaço educacional.

Durante a programação, foi possível participar de palestras que abordaram temas como Autismo, LIBRAS (Língua de Sinais Brasileira) e Altas Habilidades/Superdotação. A programação da jornada contou com as seguintes atividades:

“Que Língua você fala? Língua de Sinais e Língua Portuguesa na Educação dos Surdos” - Gabriel Silva Nascimento - Professor e intérprete de Libras do IFSP - Registro

   

 Foto 5 - Da esquerda para direita: Giovana, John Lennon, Talita, Marcel, Prof. Gabriel, Eliezer, Juscelino, Isabel, Rúbia, Waldo

 

“Compreendendo o Autismo” - Eliana Castro Saliba Piacentini - Psicopedagoga do Instituto Autismo de Piracicaba (IAP)

 Foto 6 - Palestra da psicopedagoga Eliana Castro Piacentini

“Altas Habilidades/Supertodação no contexto da Educação Inclusiva.” - Clairen Angélica Santiago Lima - Professora de Sala de Recurso Multifuncional e Mestranda em Educação Especial - Universidade Federal de São Carlos - SP.

Foto 7 - Da esquerda para direita: Isabel, Profa. Clairen, Maria Heloísa, Talita, Rúbia

 

FORMAÇÃO CONTINUADA

Com intuito de contribuir com as práticas de ações inclusivas, reflexões sobre a inclusão e atender a demanda do Público Napne e Formação continuada dos professores, o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE-CPV realizou  no dia 27/03/2019 uma palestra com a  psicóloga Sthéfanie Furlan Rossi, intitulada “CONVERSANDO SOBRE AUTISMO NO ÂMBITO ACADÊMICO” atividade voltada para comunidade interna (docentes, discentes e técnico-administrativos) e para comunidade munícipe com vagas limitadas.

Foto 8 - Palestra da psicóloga Sthéfanie Furlan Rossi

 

Fim do conteúdo da página