Página inicial > Últimas Notícias > IFSP CÂMPUS CAPIVARI GANHA PRIMEIRO LUGAR NO PRÊMIO “COLEGIO DEL AÑO EN ESPAÑOL” PELA EMBAIXADA DA ESPANHA

• Publicado: Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 16h37
  • Última atualização em Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 17h55

O IFSP Câmpus Capivari recebeu o primeiro lugar no concurso “Colégio del año en Español”, promovido pelo Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil. A premiação visa reconhecer e premiar instituições de ensino e docentes que têm contribuído para a promoção e qualidade do ensino da língua espanhola no Brasil.

De acordo com as bases da seleção para o prêmio “Colégio del año en Español”, as instituições premiadas farão parte da rede de colégios de excelência coordenada pela Embaixada da Espanha no Brasil e pelo Colégio Miguel de Cervantes. Essa rede desenvolverá projetos conjuntos para o ensino de espanhol no Brasil.

A professora Fernanda Tonelli, única docente de língua espanhola no câmpus, decidiu  inscrever a instituição como forma de dar visibilidade às ações que têm sido realizadas e também como forma de engajar demais colegas da área e estudantes a seguir acreditando e investindo no estudo da língua espanhola.

A seleção contou com duas fases, Na primeira, foi submetido um projeto com descrição das atividades realizadas dentro do câmpus. A avaliação levou em conta a qualidade e criatividade das propostas de ensino, além da adequação do projeto à língua espanhola. A segunda fase contou com uma entrevista com membros da comunidade interna do câmpus, isto é, servidores, estudantes e seus responsáveis.

A professora Fernanda comemora o resultado: “Esta premiação é resultado de muito esforço e colaboração de toda a equipe pedagógica do Câmpus Capivari e também do interesse e disposição dos estudantes, que sempre se mostraram muito abertos e participativos no estudo da língua espanhola”. A docente relembra que, ao longo do ano, devido à pandemia, as atividades nas disciplinas e cursos de Espanhol foram realizadas totalmente de forma remota. “Ao longo do ano, como realizamos apenas atividades não presenciais, tive que buscar alternativas para que o isolamento não se revertesse na queda da qualidade do ensino”. Nesse sentido, os recursos digitais foram um grande aliado no processo de ensino/aprendizagem: “Não me limitei às atividades mais tradicionais. Elaboramos vídeo currículo, nota radiofônica, vídeo de Tik Tok, infográfico... O contexto remoto também permitiu realizarmos atividades de interação com estudantes argentinos, o que foi fundamental para aproximar os estudantes à língua, aos falantes e aos próprios colegas de sala”.

Em 2021, o Câmpus Capivari realizou o projeto institucional Diálogo Intercultural Online Brasil-Argentina (DIOBA) em parceria com o Instituto Secundário El Principito — Saint Exupéry, de Concórdia, localizada na província de Entre Rios, Argentina. Esse projeto teve como objetivo promover a interação entre alunos das disciplinas de Espanhol do Ensino Médio Integrado e estudantes argentinos que cursam disciplinas de Português como língua estrangeira em sua instituição, em um processo colaborativo de ensino e aprendizagem dessas línguas. A iniciativa foi tema do programa “O que meu câmpus tem?” do IFSP (https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/2268-meu-campus-tem-projeto-dioba).

O anúncio dos colégios ganhadores e mais informações sobre a premiação estão disponíveis em: https://www.educacionyfp.gob.es/brasil/convocatorias-programas/concurso-colegio-espanol-del-ano.html