PRP conclui primeira fase de capacitação para submissão de IC à Fapesp

Publicado: Quinta, 10 de Novembro de 2022, 15h29 | Última atualização em Quinta, 10 de Novembro de 2022, 15h29 | Acessos: 582

Na próxima etapa, servidores contarão com acompanhamento individual antes da submissão

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRP) concluiu, na última sexta-feira (4), a primeira fase da capacitação oferecida aos servidores do IFSP para submissão de projeto de Iniciação Científica (IC) para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), por meio do Edital n.º 508/2022.

Ao longo de quatro encontros virtuais, dez servidores receberam orientações e dicas sobre o processo de escrita e submissão de projetos para a fundação. Na segunda fase, os servidores contarão com um acompanhamento individual, quando poderão tirar dúvidas e melhorar o projeto, antes da submissão.

A capacitação foi ministrada pelo servidor Vagner Romito, professor do Câmpus Itapetininga. Ele possui larga experiência em captação de projetos desta natureza. Segundo Vagner, atividades como esta são de grande importância para apresentar as possibilidades oferecidas para captação de recursos, que nem sempre são aproveitadas. Ele revela que, de acordo com o levantamento feito inicialmente, em um universo de mais de 1.400 doutores elegíveis para solicitação de bolsas de Iniciação Científica (IC) na Fapesp, apenas 27 haviam sido contemplados até o início deste edital. "Esperamos que este seja um primeiro passo para elevarmos estes valores e mostrarmos a capacidade que temos dentro do IFSP de desenvolvermos pesquisa de ponta, que já tem sido feita, mas que tem sofrido com a redução dos atrativos para captação de bons alunos, sendo o valor da bolsa o principal. Ainda, além das submissões de projetos que serão efetuadas pelos participantes do edital, a possibilidade da troca de experiências entre docentes com formações tão diferentes foi enriquecedora. Essa é uma característica até então pouco explorada dentro do IFSP, mas que a PRP tem agido de forma a buscar maior integração entre os pesquisadores, avaliou.”

Mauro Machado de Oliveira, professor do Câmpus São Paulo, elogiou a formação. "O curso foi muito bom, dinâmico e intimista, ou seja, o objetivo foi ensinar, dar dicas e nos tirar dúvidas de uma forma tranquila e amiga". Também do Câmpus São Paulo, destacou que esta foi "uma ótima oportunidade para conhecer, compreender e detalhar o sistema Sage, o processo de elaboração da súmula curricular e do projeto de pesquisa em si", afirmou ao destacar a atuação do professor Vagner Mendonça.

Do Câmpus Sorocaba,  o docente Sergio Shimura contou que participou da atividade porque está escrevendo um projeto PIPE (Fapesp): "o curso, além de esclarecer como funciona o processo de submissão e avaliação, me ajudou muito na escrita do projeto. Pretendo submeter um ou dois projetos de IC para apoio ao meu projeto PIPE nos próximos meses".

Saiba mais:

Edital IFSP nº 508/2022 - Capacitação de pesquisadores para submissão de projetos de Iniciação Científica junto à Fapesp