Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Conpog e SIMEPT : confira o balanço dos eventos

Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2022, 14h58 | Última atualização em Terça, 27 de Setembro de 2022, 15h11 | Acessos: 456

Os eventos aconteceram entre os dias 22 e 24 de setembro no Câmpus Sertãozinho


Entre 22 e 24 de setembro, o Câmpus Sertãozinho do IFSP sediou o II Simpósio de Educação Profissional e Tecnológica do Sudeste (SIMEPT) e o V Congresso de Pós-Graduação do IFSP (Conpog).

Organizado pelas instituições associadas ao ProfEPT no Sudeste, o SIMEPT 2022 foi coordenado pelo IFSP, com a participação do Cefet-MG, Colégio Pedro II, IFRJ e IFSULDEMINAS, e com a colaboração de docentes do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos da Unesp. Durante o simpósio, foram apresentados 27 trabalhos na forma de comunicação oral, elaborados por discentes e servidores das instituições que ofertam o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), e mais 8 produtos educacionais já validados, vinculados às pesquisas desenvolvidas no ProfEPT. 

O evento também contou com palestras das professoras Carolina Cantini (Unicamp), Acácia Kuenzer (IFRN) e Maria Adélia Costa (Cefet-MG) sobre relações entre trabalho, educação e formação docente. Além disso, houve uma mesa de conversa com parceiros internacionais (Alemanha, Angola e Colômbia) do IFSP/Câmpus Sertãozinho, e o lançamento do primeiro livro de produtos educacionais organizado pelos docentes do ProfEPT no IFSP.

Conpog —  O evento é coorganizado por um câmpus sede e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRP). Ele tem como objetivo a troca de experiências e a realização de discussões com base em trabalhos de pós-graduação apresentados pela comunidade interna e externa. Nessa edição, foram apresentados 46 trabalhos do lato sensu (divididos em 5 painéis) e 7 trabalhos do stricto sensu, selecionados entre mais de 100 submissões. Durante o evento, alunos do programa Dinter (Doutorado Interinstitucional) participaram das comunicações orais, por meio de um painel totalmente dedicado a divulgar as pesquisas que são realizadas junto ao programa. 

Como parte da programação do Conpog, aconteceu o II Encontro com Coordenadores de Pós-Graduação do IFSP, no qual estiveram presentes 31 participantes de diversos câmpus. No encontro, foram abordadas as modificações trazidas pela nova Resolução Normativa nº 4/2021 e pela IN-PRP nº 01/2022, que trata dos trâmites da pós-graduação, apresentação de  experiências exitosas praticadas pelos diversos câmpus. O encontro possibilitou um momento de conexão entre os coordenadores para o levantamento de expectativas e o compartilhamento de projetos pedagógicos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página