DAE/TGP - Palestra: Os processos próprios de ensino e aprendizagem e a educação intercultural indígena

• Publicado: Quinta, 24 de Março de 2022, 17h25
  • Última atualização em Sexta, 25 de Março de 2022, 10h13

No dia 23 de março de 2022, o Instituto Federal de São Paulo, Câmpus Capivari promoveu o Evento – Palestra: Os processos próprios de ensino e aprendizagem e a educação intercultural indígena, com as palestrantes Solange Pereira da Silva e Marly Schiavini Castro.

O evento foi organizado e mediado pela profa. Ivonete Fernandes de Souza, da disciplina de Seminários e Aprendizagem Colaborativa, e contou com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do IFSP Capivari (https://www.youtube.com/watch?v=NmNj64B_XnY&t=81s).

Os/as alunos/as do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais (EaD) acompanharam a transmissão pelo link do Youtube e os/as alunos/as dos cursos presenciais, Técnico em Administração modalidade PROEJA e Técnico em Química C/S, assistiram a transmissão no auditório do Câmpus Capivari.

Além dos/as alunos/as, estiverem presentes no evento os servidores: Gustavo Baptistella Leite da Silva (Coordenador de Extensão do Câmpus Capivari), prof. Fernando Cesar Russo Gomes (coordenador do curso técnico em administração), profa. Maria Elisa de Castro Almeida (coordenadora do curso técnico em química), Leticia Pedroso Ramos (Diretora-Geral do Câmpus Capivari) e o prof. Valdir Antonio Vitorino Filho (coordenador do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais).

A Diretora-Geral Leticia relatou “a palestrante Solange destacou sobre a luta dos negros no Brasil, lembrou em sua fala as principais revoltas ocorridas e que muitas vezes são negligenciadas por parte da sociedade. Palestras como a promovida na data de ontem  destacam que a história muitas vezes é contada apenas por um lado, e cabe à escola a importante função de tornar os atores sociais oprimidos destaque no processo histórico”. Em complemento disse “a palestrante Marly, dentre outro temas, destacou sobre a coletividade. Todos fazem, todos realizam. Conceitos hoje tão escassos em nossas comunidades”.

Já o Coordenador de Extensão, Gustavo Baptistella Leite da Silva apontou que “é essencial e urgente à aproximação entre os conhecimentos científicos e os saberes tradicionais. A educação integral, a que o IFSP se propõe, passa por diminuir a hierarquia entre a educação formal, a educação não formal e a educação informal. O evento realizado foi mais um passo na direção de entender que esses conhecimentos e saberes são complementares, partes integrantes de um todo. E, além disso, o evento realizado foi mais um passo na direção do pensamento decolonial. Em detrimento da racionalidade eurocêntrica, que há muito tempo nos persegue, e em favor das nossas identidades, que há muito tempo seguem encobertas e silenciadas”.

A comunidade do IFSP Câmpus Capivari ressalta a importância da participação de todos/as alunos/as dos cursos e agradece a presença, de modo virtual, das palestrantes Solange Pereira da Silva e Marly Schiavini Castro.