Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Instituto Federal lança a Rádio e TV IFSP

Publicado: Sexta, 24 de Março de 2023, 08h36 | Última atualização em Sexta, 24 de Março de 2023, 08h36 | Acessos: 284

Comunidade poderá acessar (pelo celular ou por computador) programas produzidos no Instituto.

O IFSP está lançando mais um canal de comunicação: a Rádio e TV IFSP. Por meio dessa ferramenta, toda comunidade, interna e externa, poderá acessar (pelo celular ou por computador) programas, sobre diversas temáticas, produzidos por servidores e por estudantes do Instituto Federal. 

 

 

 De acordo com o Diretor de Comunicação do IFSP, Fábio Cabral, a Rádio e TV IFSP surge por meio de uma parceria entre a Dicom e a Diretoria de Desenvolvimento Extensionista da PRX, com especial apoio do então diretor Luiz Felipe Borges Martins. Segundo Cabral, a intenção é de não só multiplicar o conhecimento produzido no maior Instituto Federal do Brasil, mas também corroborar com o intuito de ampliar a abrangência da comunicação social do IFSP e “a difusão dos produtos de ensino, de pesquisa, de extensão, bem como culturais, científicos, e, principalmente, de todo o entretenimento no âmbito do IFSP”, afirma.  

Ainda, segundo Cabral, a rádio nasce, para a comunidade interna e externa, com a finalidade de se tornar um laboratório de criação de novos formatos e conteúdos. “Além disso, tem como um dos seus principais escopos transformar produções acadêmicas para conectarem à linguagem de toda a comunidade do nosso Instituto”.  A plataforma de Rádio Web está disponível em aplicativos móveis para Android e iOS, tanto por meio do Spotify quanto pelo canal do YouTube do IFSP. 

Diversos programas, também hospedados no YouTube, já estão disponíveis, tais como: Amplifica, produzido pela PRD; Trajetórias Empreendedoras, produzido pela Inova; Diálogos Extensionistas, produzido pela PRX; O que é que meu Câmpus Tem, produzido pela Comunicação, além de outros que você pode conferir acessando o site: https://radio.ifsp.edu.br/. 

O reitor do IFSP, Silmário Santos, destaca que a rádio vai abrigar ainda podcasts produzidos por alunos e servidores do IFSP, selecionados por meio do Edital n.º 39/2022, que foi elaborado e executado em conjunto entre a Pró-Reitoria de Extensão e a Diretoria de Comunicação. “São programas que tratam de temáticas como comunicação, cultura, direitos humanos, educação, tecnologia, entre outros”, conta. O reitor informa também que um novo edital deve ser lançado, em breve, para selecionar novos projetos, e outros alunos e servidores terão a oportunidade de produzir seus podcasts. 

Um Podcast que já está disponível na rádio é o “Memória IFSP”, sendo as servidoras Fabia Dalla Nora e Fernanda Boschini, do Câmpus São Paulo, responsáveis pela equipe do Projeto de Extensão. Também integram o grupo, os bolsistas Lucas Andrade, estudante do curso de Licenciatura em Geografia, e Grazielly Cândido, aluna do Técnico Integrado em Eletrônica. 

“Na produção e edição do podcast, a equipe buscou uma curadoria de músicas que estivessem integradas com a história contada naquele determinado episódio”, conta Fernanda. As servidoras dizem ainda que o grupo pretende dar continuidade ao projeto e trazer outras especificidades do Instituto para serem contadas no “Memória IFSP”. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página