Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Línguas
Sobre o Curso
Informações Básicas
Modalidade: Curso na modalidade de Educação à Distância (EAD) com encontros presenciais no início e final dos módulos das disciplinas.
Duração: 4 semestres
Periodicidade de ingresso: a cada 2 anos
Vagas: 30 por seleção
Coordenador: Prof. Tiago Pellim
Email para contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Público-Alvo
Portadores de diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento com diploma emitido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC. Preferencialmente, graduados em Letras, além de profissionais que trabalham ou tenham trabalhado com o ensino e aprendizagem de línguas nas redes públicas, privadas e/ou em institutos de idiomas e que desejam aperfeiçoar e compartilhar seus conhecimentos nesta área. A decisão por não limitar o público-alvo apenas àqueles que possuem Licenciatura em Letras se deve pelo reconhecimento de que não é raro encontrar profissionais formados em outras áreas do conhecimento que atuam como professores de línguas em contextos diversos. Reconhecer essa realidade significa, portanto, oferecer a oportunidade para que esses profissionais se qualifiquem nas suas áreas de atuação.
Objetivos Gerais
Qualificar professores de línguas (materna, estrangeira e/ou segunda língua) das redes pública e privada, atuantes em diferentes níveis e modalidades de ensino, a partir de um aprofundamento teórico-prático sobre o planejamento, implementação, execução e avaliação de metodologias e projetos de ensino que têm a língua como seu objeto de estudo.
Objetivos Específicos
- Atualizar e aprofundar conhecimentos relativos aos aspectos teórico-metodológicos do ensino de línguas, tanto materna como de língua estrangeira e/ou segunda língua;
- Oferecer aos participantes a oportunidade de contato com discussões teóricas recentes na 10 área de ensino-aprendizagem de línguas;
- Atualizar e desenvolver estratégias e metodologias contemporâneas e inovadoras de ensino-aprendizagem de línguas;
- Fomentar uma visão crítica junto aos professores a respeito do ensino-aprendizagem de línguas em diferentes contextos e níveis de educação;
- Fomentar o desenvolvimento de investigações científicas e a produção acadêmica voltadas para a prática docente na sala de aula de línguas;
- Atender a uma das missões dos Institutos Federais que é atuar na formação continuada de professores.
Perfil do egresso
O egresso estará preparado para discutir objetivos e desafios atuais do ensino e aprendizagem de línguas em diferentes níveis e modalidades, bem como o papel do professor pesquisador na sala de aula, tendo como subsídio o conjunto de conhecimentos teórico-práticos construídos no decorrer do curso. Espera-se contribuir para a formação de profissionais críticos e reflexivos que sejam capazes de mobilizar e articular saberes linguísticos, culturais e metodológicos de forma a aprimorar suas práticas pedagógicas.
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