Turma 2025 - Processo Seletivo voltado para novos alunos
Edital 66/2024 - NOVOS alunos
O Campus Capivari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) divulga o Processo Seletivo para a Turma de 2025 do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Ciências e Matemática.
Tal curso tem se destacado pela excelência em formação acadêmica, oferece uma oportunidade única para aprimoramento de habilidades e expansão de horizontes profissionais, e o melhor de tudo: é completamente gratuito, não havendo mensalidades, taxa de matrícula ou inscrição.
As inscrições estão disponíveis no período de 23 de setembro a 31 de outubro de 2024. Os interessados em participar devem atentar-se ao Edital CPV Nº 69/2023, disponível na página https://cpv.ifsp.edu.br/pcm, que estabelece as diretrizes do processo seletivo. São ofertadas 50 (cinquenta) vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2025. As inscrições devem ser efetuadas exclusivamente pela internet e encerram-se às 23h59min (horário de Brasília) do dia 31 de outubro de 2024.
Uma característica notável deste curso é a sua modalidade à distância (EAD), proporcionando flexibilidade para que os alunos possam equilibrar seus estudos com suas obrigações cotidianas. Estão previstos também de 2 (dois) a 3 (três) encontros presenciais a cada semestre, marcados para os sábados nos períodos matutino e vespertino, sendo que o calendário detalhado desses encontros será divulgado no início do curso. Vale destacar que esses encontros ocorrerão nas instalações do Campus Capivari, situado na Avenida Doutor Ênio Pires de Camargo, nº 2971, Bairro São João Batista.
Para se candidatar a uma das vagas, é necessário ser portador(a) de diploma ou atestado de conclusão de curso de graduação emitido por uma instituição de ensino superior. Candidatos estrangeiros devem possuir um diploma de graduação revalidado. No caso de candidatos que ainda não concluíram a graduação, é obrigatório incluir uma declaração, sendo que esses candidatos deverão apresentar os documentos comprobatórios durante o processo de matrícula, caso sejam aprovados.
Em caso de dúvidas ou necessidade de informações adicionais, os candidatos podem entrar em contato com o Coordenador do curso, o Prof. Francisco Márcio Barbosa Teixeira, pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Para mais informações, recomendamos o acesso da página do curso disponível no link: https://cpv.ifsp.edu.br/pcm.
Links Importantes
Edital CPV Nº 66/2024, de 16 de setembro de 2024.
Anexos editáveis em formato .docx - Edital CPV Nº 66/2024.
Relação das Incrições Deferidas e Indeferidas
Parecer sobre os recursos contra o indeferimento de inscrição
Inscrições homologadas e indeferidas
Cronograma
Atividade
|
Data
|
Inscrições
|
23 de setembro de 2024 até às 23h59 do dia 31 de outubro de 2024
|
Divulgação das inscrições deferidas
|
11 de novembro de 2024
|
Apresentação de recurso sobre as inscrições indeferidas
|
12, 13 e 14 de novembro de 2024
|
Divulgação das inscrições homologadas
|
18 de novembro de 2024
|
Resultado Preliminar
|
25 de novembro de 2024
|
Apresentação de recurso sobre o resultado preliminar
|
26, 27 e 28 de novembro de 2024
|
Resultado Final
|
02 de dezembro de 2024
|
Publicação da 1ª Chamada
|
05 de dezembro de 2024
|
Período de Matrícula da 1ª Chamada
|
22 a 24 de janeiro de 2025
|
Início das Aulas
|
Previsão para início em março de 2025. As datas serão informadas no Calendário Acadêmico de 2025
|
Sobre o Curso
Informações Básicas
Modalidade: Educação à Distância (EAD) com 3 a 4 encontros presenciais por semestre
Duração: 3 semestres
Periodicidade de ingresso: anual
Vagas: 50 por seleção
Coordenador: Prof. Dr. Francisco Márcio Barbosa Teixeira
E-mail para contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Público-Alvo
Graduados em qualquer área do conhecimento emitido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, que tenham interesse em se especializar na área de Ciências e Matemática e/ou trabalhar na área da educação.
Objetivos Gerais
O objetivo geral do curso é proporcionar ao participante uma formação complementar e específica, de professores e outros profissionais da educação sobre temas da educação em ciências da natureza e matemática. O curso tem como foco a utilização de metodologias ativas de ensino e de aprendizagem, contribuindo na evolução das metodologias e didáticas de ensino em sala de aula e em diferentes espaços educativos, não deixando de lado o enfoque à matemática.
Objetivos Específicos
- Proporcionar aos professores um espaço de reflexão e aperfeiçoamento profissional, caracterizando a formação continuada;
- Analisar a evolução do conhecimento tecnológico bem como suas aplicações no ensino de ciências da natureza e matemática;
- Oportunizar discussão sobre tendências metodológicas no ensino de ciências da natureza e matemática.
- Incentivar a capacidade crítica para analisar os seus próprios conhecimentos; assimilar os novos conhecimentos científicos e/ou educacionais e refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera de sua atuação e de suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e político;
- Refletir sobre o processo de ensino/aprendizagem como processo humano em construção;
- Permitir o trabalho em equipe e ter uma boa compreensão das diversas etapas que compõem uma pesquisa educacional;
- Estimular o espírito investigativo e coletivo relacionado com o ensino de ciências da natureza e matemática, bem como para acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas oferecidas por meio da contextualização e interdisciplinaridade, como forma de garantir a qualidade do ensino;
- Capacitar para a preparação e desenvolvimento de recursos didáticos e instrucionais relativos à sua prática e avaliação da qualidade do material disponível no mercado, além de ser preparado para atuar como pesquisador em ciências da natureza e matemática.
- Orientar a identificação e a busca nas fontes de informações relevantes para as Ciências e a Matemática, inclusive as disponíveis nas modalidades eletrônicas e remotas, que possibilitem a contínua atualização técnica, científica, humanística e pedagógica;
- Proporcionar aos professores uma boa capacidade assertiva, sabendo expor adequadamente projetos e resultados de pesquisas na linguagem acadêmica (textos, relatórios, pareceres, pôster, internet, etc.), utilizando o idioma pátrio;
- Possibilitar a compreensão e avaliação crítica dos aspectos sociais, tecnológicos, ambientais, políticos e éticos relacionados às aplicações das Ciências e da Matemática na sociedade;
- Ampliar os conhecimentos do uso de computadores e sua aplicação em ensino de Ciências e Matemática;
- Refletir e reconhecer os fundamentos, a natureza e as principais pesquisas de ensino de Ciências e Matemática.
Perfil do egresso
O profissional formado no curso de Especialização em Educação em Ciências e Matemática deverá: (a) ter formação sólida em conteúdos de sua área de origem e conhecimentos dos métodos e técnicas de ensino que lhe permitam atuar em projetos de ensino e aprendizagem nessas áreas, seja na educação básica ou ensino superior ou mesmo em ambientes não formais da educação; (b) desenvolver conhecimentos e habilidades de pesquisador capaz de propor caminhos para o enfrentamento dos desafios da educação no ensino de Ciências e Matemática regional e nacional, a partir da articulação entre saberes pedagógicas educacionais, conhecimento de aspectos históricos e epistemológicos da ciência e uso de novas tecnologias de ensino.
A demanda regional por egressos com este perfil vai ao encontro da tendência nacional de mercado de trabalho para profissionais em Educação em Ciências e Matemática, que é por professores para:
- Séries iniciais, como é o caso dos pedagogos;
- Ensino fundamental e médio, como é o caso de professores de Matemática e Ciências, dentre outros;
- Ensino tecnológico nas mais diversas áreas, como a ambiental e a engenharia.
Estrutura do Curso
No total são 12 disciplinas obrigatórias, a carga horária total do curso será de 420 horas distribuídas em três semestres: 120 horas no primeiro semestre, 120 horas no segundo e 180 horas no terceiro. No terceiro semestre serão 120 horas em disciplinas e 60 horas referentes ao Trabalho de Conclusão do Curso. Em todos os semestres haverá quatro componentes curriculares obrigatórios.
Cada disciplina tem carga horária de 30 horas, sendo 5 horas presenciais e 25 horas à distância.
Abaixo é possível identificar as disciplinas e os módulos que compõem o curso:
Observação: como informado anteriormente, no 3.º semestre também será necessário a apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Informações Úteis aos Matriculados
Sejam bem-vindos e bem-vindas!
Informações básicas sobre Capivari
Capivari é uma cidade de pequeno/médio porte localizada entre as cidades de Piracicaba e Campinas. O campus do IFSP fica localizado em uma das saídas da cidade, às margens da Rodovia do Açúcar, sendo de fácil acesso para quem chega de carro. O endereço completo é: Av. Dr. Ênio Pires de Camargo, 2971 - São João Batista.
Na Rodovia do Açúcar basta utilizar a saída 129, o IFSP está a menos de 400 m das rotatórias da saída 129.
Para quem vir de ônibus, a rodoviária de Capivari tem linhas diárias para São Paulo (Rodoviária do Tietê), Campinas, Piracicaba e Indaiatuba pela empresa VB Transportes/ Lira Bus. Há ainda linhas para outras cidades da região. O telefone da rodoviária é (19) 3491-1051.
A cidade possui alguns hotéis e pousadas que podem ser úteis a quem precisar pernoitar em Capivari. Outra opção, caso chegue de ônibus por outras cidades, é ficar hospedado nas cidades próximas como Campinas e Piracicaba.
Sobre o Campus Capivari
Como informado anteriormente, o campus está localizado em uma das saídas da cidade e, por isso, não conta com serviço de comércio nas proximidades.
O campus tem uma cantina que serve salgados, sanduíches e bebidas. Outra opção é sair do campus para almoçar em algum restaurante da cidade. Nesse caso é preciso ir de carro. Notem que teremos um intervalo maior para almoço (1h30), já pensado para permitir esse tipo de deslocamento.
O campus ainda tem geladeira e fornos micro-ondas instalados no hall que podem ser utilizados caso alguém queira trazer a própria refeição de casa.
Reiteramos aqui nossa alegria em recebê-los nos sábados letivos.
Atenciosamente,
Equipe de Professores do Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.
Aula Magna da Turma de 2022
Slides da apresentação da Aula Magna, proferida pela Professora Doutora Valéria Scomparim, realizada no dia 05 de março de 2022.
Slides da apresentação da Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (CPI), realizada no dia 05 de março de 2022.
Foto da Turma 2022
Na última aula presencial de 2022 alguns estudantes e professoras registraram a imagem da nossa primeira turma — a primeira turma da Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PCM).
Parabéns a todos que construíram e constroem esse sonho do Campus Capivari.
PCM — TURMA DE 2022 — AULA PRESENCIAL DE 03 DE DEZEMBRO DE 2022
Defesas de TCC
COMUNICADO DE SESSÃO PÚBLICA PARA DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
O Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Ciências e Matemática (PCM) convida, a quem possa interessar, para a sessão pública de defesa do TCC do discente:
CLÁUDIO ALVES DE ARAÚJO
Data: 30 de julho de 2024.
Horário: 19h30.
Local: A banca será realizada virtualmente, por meio da plataforma Google Meet e poderá ser assistida através do seguinte link:
https://meet.google.com/jnc-oery-oor
COMUNICADO DE SESSÃO PÚBLICA PARA DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
O Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Ciências e Matemática (PCM) convida, a quem possa interessar, para a sessão pública de defesa do TCC do discente:
EDSON JARANDIA NUNES
Data: 11 de junho de 2024.
Horário: 9h.
Local: A banca será realizada virtualmente, por meio da plataforma Google Meet e poderá ser assistida através do seguinte link:
https://meet.google.com/jnc-oery-oor
COMUNICADO DE SESSÃO PÚBLICA PARA DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
O Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Ciências e Matemática (PCM) convida, a quem possa interessar, para a sessão pública de defesa do TCC do discente:
MARILAINE CRISTINA CRUZ
Data: 06 de junho de 2024.
Horário: 19h30.
Local: A banca será realizada virtualmente, por meio da plataforma Google Meet e poderá ser assistida através do seguinte link:
https://meet.google.com/jnc-oery-oor
COMUNICADO DE SESSÃO PÚBLICA PARA DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
O Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Ciências e Matemática (PCM) convida, a quem possa interessar, para a sessão pública de defesa do TCC da discente:
PÂMELA FREITAS DE SOUZA PEREIRA
Data: 10 maio 2024. [DEFESA REALIZADA]
Horário: 17h.
Local: Laboratório de informática 3
COMUNICADO DE SESSÃO PÚBLICA PARA DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
O Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Ciências e Matemática (PCM) convida, a quem possa interessar, para a sessão pública de defesa do TCC do discente:
AMANDA RODRIGUES MOTA
Data: 22 fevereiro 2024. [DEFESA REALIZADA]
Horário: 19h30.
Local: A banca será realizada virtualmente, por meio da plataforma Google Meet e poderá ser assistida através do seguinte link:
https://meet.google.com/jnc-oery-oor
Aos convidados que acompanharem através da plataforma, pedimos que mantenham seus microfones desligados durante a apresentação.
COMUNICADO DE SESSÃO PÚBLICA PARA DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
O Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Ciências e Matemática (PCM) convida, a quem possa interessar, para a sessão pública de defesa do TCC do discente:
JULIO SÉRGIO DOS SANTOS
Data: 05 fevereiro 2024 [DEFESA REALIZADA]
Horário: 19h.
Local: A banca será realizada virtualmente, por meio da plataforma Google Meet e poderá ser assistida através do seguinte link:
https://meet.google.com/jnc-oery-oor
Aos convidados que acompanharem através da plataforma, pedimos que mantenham seus microfones desligados durante a apresentação.
Reingresso
Edital 65/2024 - Ex-alunos
O Campus Capivari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) divulga o Processo Seletivo voltado para ex-alunos do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Ciências e Matemática, que ainda não concluíram tal Curso.
As inscrições estarão disponíveis no período de 19 de setembro a 06 de outubro de 2024. Os interessados em participar devem atentar-se ao Edital CPV Nº 65/2024, disponível na página https://cpv.ifsp.edu.br/pcm, que estabelece as diretrizes do processo seletivo. São ofertadas 10 (dez) vagas para os ex-alunos voltadas para o ingresso no primeiro semestre letivo de 2025. As inscrições devem ser efetuadas exclusivamente pela internet e encerram-se às 23h59min (horário de Brasília) do dia 06 de outubro de 2024.
Em caso de dúvidas ou necessidade de informações adicionais, os candidatos podem entrar em contato com o Coordenador do curso, o Prof. Francisco Márcio Barbosa Teixeira, pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Para mais informações, recomendamos o acesso da página do curso disponível no link: https://cpv.ifsp.edu.br/pcm.
Documentos Importantes
Edital CPV Nº 65/2024, de 16 de setembro de 2024.
Anexos editáveis em formato .docx - Edital CPV Nº 65/2024.
Inscrições deferidas e indeferidas
Inscrições homologadas
Resultado Preliminar
Resultado Final
1.ª Chamada para Matrícula
Cronograma
Atividade |
Data |
Inscrições |
19/09/2024 a 06/10/2024 |
Divulgação das inscrições deferidas |
09/10/2024 |
Apresentação de recurso sobre as inscrições indeferidas |
10/10/2024 e 11/10/2024 |
Divulgação das inscrições homologadas |
16/10/2024 |
Resultado Preliminar |
21/10/2024 |
Apresentação de recurso sobre o resultado preliminar |
22/10/2024 e 23/10/2024 |
Resultado Final |
28/10/2024 |
Publicação da 1ª Chamada |
06/01/2025 |
Período de Matrícula da 1ª Chamada |
15/01/2025 a 17/01/2025 |
Início das Aulas |
Previsão para início em março de 2025. As datas serão informadas no Calendário Acadêmico de 2025 |
Redes Sociais