Página inicial > Notícias da Extensão > Extensão > CEX- 6º Encontro na Casa Rosa- Relato de Atividade

CEX- 6º Encontro na Casa Rosa- Relato de Atividade

Publicado: Quarta, 09 de Novembro de 2022, 17h39 | Última atualização em Segunda, 30 de Janeiro de 2023, 08h31 | Acessos: 170

Projeto de Extensão Café Filosófico: Encontros na Casa Rosa: memórias, sonhos, projetos.

No dia 29 de outubro de 2022, aconteceu o sexto evento do projeto de Extensão Café Filosófico: Encontros na Casa Rosa: memórias, sonhos, projetos, uma parceria entre o IFSP-Capivari e o Ponto de Cultura Casa Rosa. O tema “Erradicação da Pobreza” foi conduzido por Ricardo Silveira Orlando que é Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Unicamp, Mestre em Geografia pela Unesp, Doutor em Sociologia também pela Unesp e Pós-doutor pelo Instituto de Geociências Unicamp. Partindo de uma perspectiva dos Direitos Humanos, Ricardo convidou os presentes para uma reflexão sobre a luta para a construção de sociedades menos desiguais e a conquista dos direitos sociais que originaram as experiências em torno do “complemento da renda” ou da assistência social implantadas nos países europeus entre os séculos XVII e XVIII. Posteriormente, já no século XX, essas ações desenvolveram a noção do Estado de Bem-Estar Social (Welfare State) que, a partir do entendimento da pobreza enquanto questão social, deu papel central na regulação da vida social ao aparelho estatal. No desenrolar de sua exposição, Ricardo Orlando situou os programas e políticas sociais que tiveram como objetivo uma reparação histórica no Brasil, país instalado na periferia do sistema capitalista e marcado por índices elevados de pobreza e desigualdade. A discussão bastante envolvente entre os participantes deu-se sobre a natureza, os alcances e limites do Programa Bolsa Família (PBF) durante a sua existência (2003-2021).