Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias da Extensão > Extensão > CEX-Relato de atividade - Projeto de Extensão Café Filosófico: Encontros na Casa Rosa: memórias, sonhos, projetos.
Início do conteúdo da página

CEX-Relato de atividade - Projeto de Extensão Café Filosófico: Encontros na Casa Rosa: memórias, sonhos, projetos.

Publicado: Segunda, 19 de Dezembro de 2022, 17h21 | Última atualização em Segunda, 30 de Janeiro de 2023, 08h31 | Acessos: 237

7º Encontro na Casa Rosa: A escrita: registro, preservação e revelação


Palestrante: Maria Augusta Mattos

No dia 26 de novembro de 2022, aconteceu o sétimo evento do projeto de extensão Café Filosófico: Encontros na casa Rosa: Memórias, sonhos, projetos, uma parceria entre o IFSP -Capivari e o Ponto de Cultura Casa Rosa. O tema do último encontro foi “A escrita: Registro, preservação e revelação”. Filha de Virgínia e Carlos Matos, Maria Augusta Mattos conduziu o encontro e falou sobre a importância da escrita a partir de exemplos do cotidiano da família, que, desde a década de 1950, viveu na Casa Rosa. Maria Augusta é licenciada em língua portuguesa e bacharel em linguística pela USP; mestre e doutora em análise do discurso pela Unicamp e hoje professora aposentada da Unicamp. Atualmente, no desejo de ajudar a preservar a memória e o patrimônio cultural de sua cidade natal, ela coordena os trabalhos do Memorial Virgínia e Carlos Matos, em Capivari. Em sua fala, Maria Augusta revisitou memórias de infância e compartilhou com os presentes exemplos de como é que a língua escrita se fazia presente no cotidiano da casa que hoje é sede do Memorial Virgínia e Carlos Matos. Ao apresentar o uso da escrita dentro do espaço de uma casa entre os membros de uma família, Maria Augusta afirmou que se pode perceber a escrita não apenas como um meio para troca de informações, mas também como forma de registro e retrato de uma época, exemplificando costumes de um grupo, além de impulso para pesquisa. Nesse sentido, é possível ver a escrita não apenas como produto acabado, mas como o elemento gerador que incita a criação, que traz prazer, que é ferramenta de trabalho e de reflexão.

registrado em:
Fim do conteúdo da página