Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IFSP Câmpus Capivari organiza evento sobre ensino de Português como língua não materna- CeLin
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFSP Câmpus Capivari organiza evento sobre ensino de Português como língua não materna- CeLin

  • Publicado: Quarta, 22 de Setembro de 2021, 18h49
  • Última atualização em Quarta, 22 de Setembro de 2021, 19h09

Nas próximas semanas, o IFSP  promoverá conversas entre docentes da área de ensino de Português Língua Adicional a fim de compartilhar práticas e perspectivas dentro desse campo de atuação.


 

O evento, intitulado “Compartilhando vivências no ensino de Português Língua Adicional”, de caráter formativo, contará com duas rodas de conversa com profissionais especialistas, que farão relatos de suas vivências no ensino de língua portuguesa para estrangeiros. As conversas serão realizada nos dias 08 de setembro e 05 de outubro e estão abertas aos professores de Português Língua Adicional do IFSP e de outras instituições.

As sessões serão transmitidas online no endereço https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/pla-ifsp .

Essa atividade está sendo organizada pelo Programa Português em Rede do IFSP; Centro de Línguas - IFSP câmpus Capivari; ARINTER - câmpus Capivari e Coordenadoria de Extensão - IFSP câmpus Capivari.

 

Histórico

 

Desde agosto de 2021, o IFSP está oferecendo o curso de e-Tec Português Língua Adicional em Rede. O curso faz parte do Programa Português como Língua Adicional em Rede (PLA em Rede), promovido pelo Conif e organizado pelo IFSULDEMINAS. Em nossa instituição, o curso conta com a atuação de docentes de cinco câmpus (Birigui, Boituva, Capivari, Campinas e Jacareí) e tem mais de 60 estudantes oriundos de 12 diferentes países. Para a maior parte dos docentes desse projeto, o ensino de Português Língua Adicional tem se mostrado uma novidade, um novo campo de atuação que se inicia com esse Programa. Diante desse novo desafio, a equipe sentiu a necessidade ouvir as vivências de especialistas da área para, conjuntamente, poder refletir e aprimorar sua própria prática profissional.

Assim, a Coordenadora do Programa no IFSP, Fernanda Tonelli, em parceria com o Centro de Línguas e a ARINTER de seu câmpus, decidiu convidar dois especialistas para conversar com a equipe de docentes. Serão dois encontros (um para cada especialista), com duas horas de duração cada. Esses encontros serão transmitidos pelo endereço https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/pla-ifsp e serão gravados. O evento é aberto a quem quiser participar como ouvinte e contará com certificação para os convidados e o público.

 

Evento: Compartilhando vivências no ensino de Português Língua Adicional

Atividades:

Dia: 28/09, das 10h30 às 12h30

Convidada: Adriana Celia Alves

Tema: Canção no ensino de PLE para hispanos: proposições didáticas pedagógicas

Inscrição: https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/30/

 

Dia: 05/10, das 19h às 21h

Convidado: Julio Orlando Gallardo

Tema: Ensino de português para hispanofalantes: aspectos práticos

Inscrição: https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/31/

 

Local:  https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/pla-ifsp

 

Organização: PLA em Rede IFSP; Centro de Línguas - IFSP câmpus Capivari; ARINTER - câmpus Capivari, Coordenadoria de Extensão - IFSP câmpus Capivari

 

Professores convidados:

 

Adriana Celia Alves: É Professora Leitora da Universidade Mayor de San Andrés (UMSA - La Paz). Doutora em Estudos Linguísticos e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Araraquara).Período sanduiche na Universidade Paul-Valéry III (França), bolsista Fapesp. Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), bolsista CNPq, com período sanduíche na Universidade de Laval (Quebéc-Canadá), bolsista ELAP. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (2009) habilitação Português/Francês e respectivas Literaturas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: português língua estrangeira, avaliação e representações

 

Julio Orlando Gallardo: Mestre em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bolsista do Programa Estudante Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) durante o período 2010-2011. Conta com graduação em 'Profesor en Portugués' - Universidad Nacional de Entre Ríos - Argentina. É Docente Adjunto das disciplinas: 'Didáctica del Portugués I e Historia y Cultura del Mundo Lusófono' e Professor Auxiliar na disciplina: Historia y Cultura de Brasil' na Universidad Nacional de Entre Ríos (UNER) - Argentina. Docente de 'Português' na Escola de Ensino Médio: Generala Juana Azurduy e no colégio S. Exupéry em Concordia, Argentina. Possui experiência como aplicador do CELPE-Bras, Foi membro da equipe do Projeto 'Mais médicos para o Brasil' (Cuba - 2014). Atualmente, é Presidente da Asociación Argentina de Profesores de Portugués. (2017-2019; 2020-2023). Áreas de atuação: língua-cultura, português para falantes de outras línguas (LE, L2, língua de herança), identidade, representações, TICs, Metodologia e Abordagens de Ensino de Línguas. Política Linguística.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página