Página inicial > Últimas Notícias > Implantação do SISMAP derivado de parceria entre o IFSP e a Guarda Civil Municipal de Capivari - DRG

• Publicado: Quarta, 21 de Agosto de 2019, 08h41
  • Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2019, 08h41

No dia 15 de agosto, foi implantado em Capivari o Sistema Modular de Administração de Profissionais (SISMAP) voltado a auxiliar a Guarda Civil Municipal no cadastro e controle de pessoal, bem como no gerenciamento dos materiais de consumo.

O departamento de informática colocou em funcionamento a primeira versão do sistema de gestão para a Guarda Civil Municipal e o objetivo é que o software esteja em sua versão completa até o final do ano de 2019.

O projeto teve seu ponto de partida em fevereiro de 2018 com o início de uma parceria da GCM com o IFSP, e neste ano foi realizado o levantamento de requisitos e a prototipação deste projeto pelas alunas Bruna O. Ribeiro, Eduarda G. L. de Lima, Letícia Silva e  Taís Nascimento acompanhadas pelo bolsista Jabes B.Livramento do projeto Fábrica de Software.

O desenvolvimento do sistema foi graças a uma parceria entre o projeto “Fábrica de Software” do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Campus Capivari e a prefeitura municipal, firmada no início deste ano em reunião com o prefeito Rodrigo Proença, os professores Carlos Roberto Paviotti e Rafael Wendel Pinheiro, o secretário de segurança pública Gamaliel Lourenço de Souza e representantes da Guarda Civil Municipal.

O SISMAP foi desenvolvido por Lucas Henrique Miranda e Jabes Bueno do Livramento, alunos do curso superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP Capivari. Nesse primeiro momento, o software auxilia a Guarda Civil Municipal no cadastro e controle de pessoal, bem como no gerenciamento dos materiais de consumo. "O objetivo é que até o final do ano de 2019 já estejam implementados os módulos para controle de escalas, de almoxarifado e de boletins de ocorrência. Além disso, será desenvolvido também um aplicativo móvel, para que o sistema seja acessado pelas viaturas", comenta Jabes.

O professor Carlos Paviotti, um dos idealizadores do projeto institucional “Fábrica de Software”, conta sobre a implantação do sistema e como ele auxiliará a Guarda Civil: “Como membro de uma instituição de ensino pública e de qualidade, é nosso dever contribuir com a sociedade, assim esta parceria junto a GMC permite aplicar na prática a teoria vista em sala de aula com a prática beneficiando a sociedade a qual fazemos parte”. Por sua vez, o professor Rafael Wendel Pinheiro destaca a importância da parceria entre o IFSP e o poder público municipal. “Um dos objetivos do IFSP é contribuir para o desenvolvimento local, através de projetos de extensão e da parceria com o poder público e com as empresas da região. A ‘Fábrica de Software’ visa fornecer subsídios para que soluções tecnológicas possam ser desenvolvidas e que isso gere resultados diretos e indiretos para os cidadãos de Capivari”, completa.