Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Jogos das Instituições Federais 2022 são oficialmente abertos em noite memorável
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Jogos das Instituições Federais 2022 são oficialmente abertos em noite memorável

  • Publicado: Quarta, 30 de Novembro de 2022, 17h45
  • Última atualização em Quarta, 30 de Novembro de 2022, 17h45

Cerimônia de abertura foi realizada nesta terça (29), em Rio Preto

A cerimônia de abertura dos Jogos das Instituições Federais (JIF) 2022 será certamente uma noite para ficar na memória de todos os que estiveram presentes ou acompanharam as transmissões nesta terça-feira (29), no Centro Regional de Eventos, em São José do Rio Preto. O evento contou com a presença de autoridades e apresentações culturais, mas o espetáculo ficou por conta da animação dos estudantes-atletas das 31 delegações, tanto os representantes que deram a volta olímpica no ginásio, quanto os que ficaram nas arquibancadas. 

A mesa de honra da cerimônia contou com a presença do reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Silmário Batista dos Santos; do prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo; do reitor do Instituto Federal do Pará e presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Claudio Alex Jorge da Rocha; o representante da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/Mec), Kedson Lima; o presidente da Comissão de Organização dos Jogos das Instituições Federais de Educação (Cojif) e docente do IF Goiano, Iúri Ribeiro; e o coordenador-geral local dos jogos e diretor do Câmpus São José do Rio Preto do IFSP, Marcos Muriele Furini. Também estavam presentes alguns reitores e membros do Conif  que participam da 117ª Reunião Ordinária do conselho. 

O diretor Marcos Furini, anfitrião dos jogos, iniciou sua fala dizendo que estava tomado por um misto de sentimentos. “O cansaço e a preocupação das últimas semanas, decorrentes do desafio de organizar um evento para mais de duas mil pessoas, deram lugar à gratidão”. Ele agradeceu a presença dos estudantes vindos de todas as regiões do país e reiterou os agradecimentos à Prefeitura de Rio Preto pela parceria e pelo apoio efetivo na realização dos Jogos e também a todos os servidores, do IFSP e de outros institutos, que estão trabalhando na organização. 

 Iúri Ribeiro, presidente da Cojif, destacou que os JIF são o maior evento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Segundo ele, esta edição representa um marco histórico, tanto por contemplar o maior número de estudantes-atletas desde o início de sua realização, quanto por ser realizada depois de uma pandemia.  

O presidente do Conif, Claudio Rocha, afirmou que é muito simbólico o retorno dos jogos, após a pausa forçada de 3 anos, ocorrendo, principalmente, numa cidade do interior. Ele lembrou que essa é uma característica da Rede Federal, que está entranhada no interior do país, em todas as suas regiões. “Sabemos do quão desafiador é realizar um evento desses, dos recursos e do empenho que demanda, o meu sentimento é de que todos nós somos vitoriosos. Por todas as dificuldades que passamos nos últimos anos, tanto nós quanto nossas instituições termos sobrevivido à pandemia e a tantos retrocessos”, contou. Cláudio também destacou que, para muitos dos estudantes, a participação nos JIF representa um marco na sua vida, pois é a primeira vez que saem do seu município e têm a oportunidade de interagir com pessoas e culturas de outras partes do país.  

Um exemplo disso é a estudante Estefanny Santos de Lima, aluna do curso técnico em Agroecologia do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Câmpus Manaus. Ela, que está competindo no atletismo e já garantiu a medalha de prata nos 3 mil metros, disse que nunca havia saído do seu estado e está amando participar dos jogos, bem como é muito grata pela oportunidade. “Eu comecei no esporte este ano e já virou uma paixão. Espero conquistar outras medalhas neste JIF, quem sabe o ouro”, contou. A atleta ainda vai participar da disputa dos 800m, 1500m e revezamento 4 x 100 e 4 x 400. 

O reitor Silmário Batista dos Santos, que foi o último a discursar, iniciou sua fala com o agradecimento ao prefeito Edinho Araújo, a quem chamou de parceiro não só do IFSP, mas de toda a Rede Federal. Silmário destacou o empenho de todos os servidores envolvidos na organização do evento, em especial, os do Câmpus Rio Preto, que se doaram e estão se doando ao máximo para que os Jogos aconteçam. “Os JIF são muito mais que uma competição, envolvem arte e cultura, são parte de um processo formativo, de uma formação integral, cidadã, que está no DNA da nossa Rede Federal. Ano que vem será em Fortaleza, e espero que vocês cheguem lá com saudades de Rio Preto”, finalizou. 

Os Jogos das Instituições Federais seguem até sexta-feira, 02 de dezembro. Acesse todas as informações em: ifsp.edu.br/jifnacional2022. 

Acompanhe a cobertura em: 

instagram.com/jifnacional 
facebook.com/jifnacional 
https://www.flickr.com/photos/jif2022   

registrado em:
Fim do conteúdo da página