Página inicial > Últimas Notícias > Publicações do Professor Irapuan Glória Júnior

Publicações do Professor Irapuan Glória Júnior

• Publicado: Domingo, 04 de Novembro de 2018, 08h23
  • Última atualização em Domingo, 04 de Novembro de 2018, 08h24

O Professor MSc. Irapuan Glória Júnior, que atua na área de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, recentemente teve três trabalhos aprovados para publicação em reviistas científicas, sendo que um deles foi em coautoria com alunas do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Capivari.

1. Artigo "A Identificação e Engajamento de Stakeholders em uma Empresa de Transporte de Passageiros: Um Estudo de Caso"

O professor Irapuan Glória Júnior, juntamente com os pesquisadores Hélcio Raymundo (UNIP), Rodrigo Franco Gonçalves (POLI) e João Gilberto Mendes Reis (UNIP), tiveram o artigo "A Identificação e Engajamento de Stakeholders em uma Empresa de Transporte de Passageiros: Um Estudo de Caso" aceito na Iberoamerican Journal of Project Management (IJoPM) para o próximo número em dezembro no link http://www.ijopm.org/index.php/IJOPM/index

Resumo
O setor de transporte urbano de ônibus no Brasil está em rápido crescimento e corresponde a mais de 64 bilhões de deslocamentos por ano e utiliza uma frota de aproximadamente 113 mil ônibus. Em um projeto para reestruturar linhas de ônibus urbanos em uma empresa de transporte de passageiros, a necessidade de identificar os Stakeholders é importante para que o gerente de projeto possa analisar e decidir quais ações devem ser tomadas. A pesquisa tem natureza qualitativa e a metodologia utilizada foi o estudo de caso único. Os objetivos são listar os Stakeholders do projeto e identificar os possíveis impactos que eles podem causar ao projeto. A pesquisa resultou em 7 Stakeholders, engajamentos e seus possíveis impactos. A contribuição para a academia está na apresentação das partes interessadas em um projeto do setor de transportes e na necessidade de estudar expectativas, interações e graus de poder e interesse. Na prática, os gerentes de projeto podem incorporar as partes interessadas identificadas em seu Gerenciamento de Partes Interessadas.

2. Artigo "A Identificação e Mitigação dos Riscos em Projetos Portuários: Um Estudo de Caso Múltiplo"

O prof. Irapuan Glória Júnior, juntamente com os pesquisadores Marcos de Oliveira Morais (UNIP), Rodrigo Franco Gonçalves (POLI) e Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto (POLI), tiveram o artigo "A Identificação e Mitigação dos Riscos em Projetos Portuários: Um Estudo de Caso Múltiplo" aceito na Iberoamerican Journal of Project Management (IJoPM) para o próximo número em dezembro no link http://www.ijopm.org/index.php/IJOPM/index

Resumo
A globalização trouxe novas demandas, particularmente no que se refere a entrega de produtos e matérias-primas. As empresas precisam se adequar as necessidades por meio da criação de projetos. Em todos os projetos existem incertezas com diferentes níveis e há vários frameworks no mercado que auxilia no controle dos riscos, como o IPMA e o PMBoK. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou o método de estudo de casos múltiplos, com coleta de dados proveniente de entrevistas com gestores de empresas do setor portuário com o objetivo de identificar os riscos pertinentes ao setor. Foram identificados 22 riscos em projetos. A contribuição para academia está na apresentação dos riscos para a melhoria dos projetos no setor, em relação a contribuição para a prática a pesquisa apresenta uma lista de riscos que os gestores de projetos podem incluir no gerenciamento de riscos e, desta forma, corroborar para o sucesso de seus projetos.

3. Artigo "Logistics 4.0: a Systematic Review"

As alunas Gabrielle Angeli Poli e Taila Nayara Saviani, juntamente com o orientador Prof.MSc.Irapuan Glória Júnior, tiveram seu o artigo "Logistics 4.0: a Systematic Review" aprovado em out/2018 no periódico internacional Iberoamerican Journal of Project Management (IJoPM).

Estará disponível para download em no Volume 1/nr.2 previsto para Dezembro no link http://www.ijopm.org/index.php/IJOPM/index

O resumo do trabalho (PT): O termo Logística 4.0 corresponde à evolução da logística, resultante dos desenvolvimentos que a Indústria 4.0, com uso intensivo de tecnologia, isenta o uso de seres humanos na grande maioria das ações e tornando as empresas totalmente automatizadas. Este artigo pretende explorar as diversas pesquisas em Logística 4.0 estudadas nos últimos anos. A pesquisa tem natureza qualitativa, o uso de pesquisas sistemática para identificar os artigos relevantes para apresentar um panorama dos estudos na academia nos últimos anos. O resultado da pesquisa apresenta 9 focos que estão sendo estudados. A contribuição para a prática é apresentar possíveis lacunas para os pesquisadores que possam ser preenchidos com novos trabalhos. A contribuição para a prática é auxiliar os gestores na confecção e utilização dos conceitos de Logística 4.0