Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comunicação > Institucional > Licenciatura em Química
Início do conteúdo da página

Licenciatura em Química

Publicado: Segunda, 30 de Julho de 2018, 10h02 | Última atualização em Quarta, 30 de Agosto de 2023, 13h18 | Acessos: 14727

Objetivos

O Curso de Licenciatura em Química tem como objetivo geral formar profissionais licenciados, em nível superior de graduação plena, para atuarem na Educação Básica, visando, para tanto, fornece uma sólida formação humanística e científica na área pedagógica e na área específica, de modo que a formação de professores possa contribuir para que o cidadão compreenda, interprete e enfrente a realidade social por meio do conhecimento socialmente produzido.

 

Perfil profissional do egresso

O Licenciado em Química é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos à Educação Química. Sua atribuição central é a docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Química, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas; assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento químico em saber escolar. Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos em função das novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho. Realiza ainda pesquisas, coordena e supervisiona equipes de trabalho, estando apto para a gestão educacional e escolar. Em sua atuação, prima pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética e a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico. No contexto local e regional o egresso na Licenciatura em Química está apto a atender a demanda por professores na Educação Básica.

 

Formas de acesso ao curso

Para acesso ao curso superior de Licenciatura em Química, o estudante deverá ter concluído o Ensino Médio ou equivalente.

O ingresso ao curso será por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), de responsabilidade do MEC, e por processos simplificados para vagas remanescentes, por meio de edital específico, a ser publicado pelo IFSP, no endereço eletrônico www.ifsp.edu.br.

O curso é semestral com a oferta anual e ingresso de 40 alunos por turma.

Outras formas de acesso previstas são: reopção de curso, transferência externa ou outra forma definida pelo IFSP.

 

Estrutura Curricular

Resolução que aprovou a reformulação do Curso e Estrutura Curricular (atual)

 

PPC

Projeto Pedagógico do Curso – PPC – 2023 (atual)

Projeto Pedagógico do Curso – PPC – 2018

Projeto Pedagógico do Curso - PPC - 2015

 

Horário semestral

2018_02_Licenciatura

 

Estágio

O estágio curricular supervisionado acontecerá no Curso de Licenciatura do IFSP, Campus Capivari, a partir do 5° semestre. Optou-se pela articulação do estágio com algumas disciplinas na segunda metade do curso, pois acredita-se que, sob diferentes olhares das diversas disciplinas obrigatórias trabalhadas na vida acadêmica dos graduandos, fomentar-se-á seu envolvimento efetivo no universo de sua futura prática profissional. A articulação do estágio curricular supervisionado (ECS) com as disciplinas sugeridas são: Instrumentação para o Ensino de Química I e II (IQ1 L5 e IQ2 L6), Prática de Ensino de Química I e II (PQ1 L7 e PQ2 L8). Os docentes responsáveis por esses componentes decidirão, em acordo com o professor orientador de estágio e o coordenador do curso, como planejar e executar as atividades relacionadas ao estágio curricular supervisionado.

Instruções para a realização do estágio

 

Atividade teórico-prática de aprofundamento

Na estrutura curricular do curso de licenciatura, constam 200 horas destinadas à realização das Atividades teórico-prática de aprofundamento (ATPA), em conformidade com a Resolução CNE/CP no 2/2015. Assim, as ATPA são OBRIGATÓRIAS e devem ser realizadas ao longo de todo o curso de licenciatura, durante o período de formação, sendo incorporadas na integralização da carga horária do curso.

Instruções para a realização das ATPAs

 

Projeto de Inovação na Licenciatura em Química Campus Capivari

O Curso de Licenciatura em Química do IFSP Campus Capivari iniciou em 2017 a implementação de um projeto de inovação pedagógica inspirado na  experiência da Escola da Ponte, em Portugal. O projeto envolve a flexibilização do currículo, a reestruturação da metodologia e da avaliação, e a ressignificação do papel de professores e estudantes no processo de aprendizagem, a partir do paradigma proposto por Paulo Freire. São objetivos do projeto promover o protagonismo e a autonomia do estudante e alcançar a personalização de sua educação (respeitando os distintos interesses e os diferentes estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos, e assim valorizando a diversidade em detrimento da padronização), sem, contudo, perder de vista a dimensão coletiva do trabalho pedagógico.

Para saber mais visite os links abaixo:

Vídeo sobre o projeto: http://gg.gg/projetoinovacaovideo1

Blog do projeto: http://inovacaoifsp.blogspot.com.br

Blog dos estudantes sobre o projeto: http://projetoinovacaoifsp.blogspot.com.br

 

Núcleo Docente Estruturante

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) constitui-se de um grupo de docentes, de elevada formação e titulação, com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua avaliação e atualização do Projeto Pedagógico do Curso, conforme a Resolução CONAES no 01, de 17 de junho de 2010A constituição, as atribuições, o funcionamento e outras disposições são normatizadas pela Resolução IFSP n°79, de 6 de setembro de 2016.

O NDE constituído atualmente, conforme a Portaria de nomeação nº 79, de 16 de abril de 2018, é:

 

Nome do professor Titulação Regime de Trabalho
Carlos Fernando Barboza da Silva doutor Dedicação Exclusiva
João Batista de Medeiros mestre Dedicação Exclusiva
Luís Eduardo Pais dos Santos doutor Dedicação Exclusiva
Roberto Bineli Muterle mestre Dedicação Exclusiva
Thalita Arthur mestre Dedicação Exclusiva

 

Tabela 10. Núcleo Docente Estruturante – NDE atual

 

Coordenador do Curso

As Coordenadorias de Cursos e Áreas são responsáveis por executar atividades relacionadas com o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, nas respectivas áreas e cursos. Algumas de suas atribuições constam da “Organização Didática” do IFSP.

Para este Curso Superior de Licenciatura em Química, a coordenação do curso está sendo realizada por:

Nome: Carlos Fernando Barboza da Silva

Regime de Trabalho: Dedicação Exclusiva

Titulação: Doutor

Formação Acadêmica: Química

Tempo de vínculo com a Instituição: 6 anos

Experiência docente e profissional: Bacharel (1999) e licenciado (2010) em Química pela USP, Campus São Paulo. Especialista em Gestão Pública pela UCDB, Campus Campo Grande (2014). Mestre em Química Inorgânica pela USP, Campus São Paulo (2001), Doutor em Ciências Naturais: Química Inorgânica (2005), pela Universidade de Tübingen, Alemanha, Pós-doutorado em Bioinorgânica (2008), na Universidade de Kiel, Alemanha, Professor, entre 2008 e 2010, na Faculdade Oswaldo Cruz, nos cursos de Bacharel em Química, Engenharia em Química, Engenharia de Produção Química e na Pós-graduação, no curso de Lato Sensu em Química. Professor EBTT no IFSP, Campus, desde agosto de 2010. Ocupou a função de coordenador de área química, com mandato de agosto de 2012 a julho de 2014. Ocupa a função de coordenador do curso de Licenciatura em Química desde agosto de 2014.

Plano de Gestão 2018-2019.

Relatório de Gestão 2017-2018

 

Colegiado de Curso

O Colegiado de Curso é órgão consultivo e deliberativo de cada curso superior do IFSP, responsável pela discussão das políticas acadêmicas e de sua gestão no projeto pedagógico do curso. É formado por professores, estudantes e técnicos-administrativos.

Para garantir a representatividade dos segmentos, será composto pelos seguintes membros:

  1.      Coordenador de Curso (ou, na falta deste, pelo Gerente Acadêmico), que será o presidente do Colegiado;
  2.    No mínimo, 30% dos docentes que ministram aulas no curso;

III.   20% de discentes, garantindo, pelo menos, um;

  1.  10% de técnicos em assuntos educacionais ou pedagogos, garantindo pelo menos um;

Os incisos I e II devem totalizar 70% do Colegiado, respeitando o artigo n.º 56 da LDB.

De acordo com essa normativa, a periodicidade das reuniões é, ordinariamente, duas vezes por semestre, e extraordinariamente, a qualquer tempo, quando convocadas pelo seu Presidente, por iniciativa ou requerimento de, no mínimo, um terço de seus membros.

Os registros das reuniões devem ser lavrados em atas, a serem aprovadas na sessão seguinte e arquivadas na Coordenação do Curso.

As decisões do Colegiado do Curso devem ser encaminhadas pelo coordenador ou demais envolvidos no processo, de acordo com sua especificidade.

 

Corpo Docente

Os professores que ministram aulas nos cursos atualmente estão relacionados abaixo e todos são de período integral e com exceção aos professores substitutos, todos estão em regime de dedicação exclusiva.

 

Nome do Professor Titulação e-mail Área
Aderbal Almeida Rocha

Doutor em

Eng. Agrônomo

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.; Química I
Carlos Fernando Barboza da Silva

Doutor em Química

(Inorgânica)

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Química II
Cleidson Santiago de Oliveira Mestre em Ensino de Ciências Exatas O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Física
Dildo Pereira Brasil Doutor em Educação O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Educação
Elizabeth Machado Baptestini Andrade Doutora em Física O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Física
Érica Maio Taveira Grande Doutora em Linguística O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Língua Portuguesa
Everton Pereira Barbosa Mestre em Matemática O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Matemática
Fabiana Ocampos Mestre em Química (Inorgânica) O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Química II
Francine Maria Ribeiro Mestre em Filosofia O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Filosofia
Gislaine Vieira Damiani Doutorado em Fisiopatologia Médica O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Biologia
Ione Arsenio da Silva Doutora em Educação O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Educação
João Batista de Medeiros Mestre em Química O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Química II
Luís Eduardo Pais dos Santos

Doutor em Química

(Físico-Química)

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Química II
Marcel de Assis Roque Mestre em Educação O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Libras
Marcelo Simplício de Lyra Mestre em Matemática O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Matemática
Maria Amélia Ferracciú Pagotto Doutora em Ciências Sociais O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Ciências Sociais
Maria Elisa de Castro Almeida Doutora em Ecologia O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Biologia
Mauro Vanderlei de Amorim Mestre em Engenharia Elétrica O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Física
Noemy Seraphim Pereira Doutora em Ecologia O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Biologia
Paloma Epprecht e Machado de Campos Chaves Mestre em Educação O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Educação
Roberto Bineli Muterle Mestre em Química (Inorgânica) O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Química II
Thalita Arthur Pascualon Mestre em Química (Ensino) O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Química II

 

Biblioteca

A biblioteca conta com uma área de 273,62 metros quadrados, possui espaço de estudo individual e em grupo, vinte e dois computadores com acesso à internet e acervo bibliográfico para consulta e empréstimo.

Atualmente conta com duas bibliotecárias e uma auxiliar de biblioteca para a organização do acervo e atendimento ao público nos períodos matutino, vespertino e noturno. Estão disponíveis para consulta e empréstimos mais de 1.900 títulos físicos e 6.150 exemplares de diversas áreas integralmente catalogados no sistema Pergamum. O acesso aos serviços virtuais oferecidos pela biblioteca se caracteriza como serviços de natureza contínua tendo seu acesso assegurado pela com a Portaria nº 1492 de 14 de maio de 2018.

Com o objetivo de ampliar o acervo e atender aos novos cursos, aquisições anuais têm sido realizadas.

O acervo físico está tombado e informatizado e o acervo virtual possui contrato que garante o acesso ininterrupto pelos usuários, ambos registrados e adequado aos componentes curriculares.

O uso da biblioteca virtual pode ser acessado através de recursos físico, com instalações e recursos tecnológicos que atendam à demanda e à oferta ininterrupta via internet, bem como de ferramentas de acessibilidade e de soluções de apoio à leitura, estudo e aprendizagem.

 

Tipo de obra Quantidade
Títulos de Livros 1998
Exemplares de Livros 6150
Títulos de Periódicos Nacionais 24
Títulos de Periódicos Internacionais Portal Capes
Empréstimo de Livros/Ano 6384
Reservas de Livros 28
Assinatura de Jornais 3
Assinatura de Revistas 1
Monografias 77

 

Outros links:

Blog de resenha dos estudantes: https://quimicaliteraria.blogspot.com/

Blog sobre visitas realizadas pelos estudantes: https://visitaslqcpv.blogspot.com/

Trabalhos divulgados em eventos científicos por estudantes e professores do curso e sobre o curso: https://eventoscientificoslqcpv.blogspot.com/

registrado em:
Fim do conteúdo da página