Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Neabi publica relatório sobre acervo das bibliotecas do IFSP

Publicado: Quinta, 04 de Agosto de 2022, 18h21 | Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2022, 18h21 | Acessos: 582

Núcleo aponta crescimento de obras sobre cultura africana, afro-brasileira e indígena


O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFSP apresenta o relatório do levantamento bibliográfico das bibliotecas do IFSP - 2022, fruto do trabalho para descolonização dos acervos, a fim de colaborar para o cumprimento das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que tratam sobre o ensino da cultura afro-brasileira africana e indígena na educação básica.

No levantamento do acervo bibliográfico do IFSP, realizado em 2016, acerca dos títulos disponíveis sobre a cultura africana, afro-brasileira e indígena, o Neabi identificou uma quantidade insatisfatória e/ou a ausência de títulos em algumas unidades. Assim, o núcleo elaborou uma lista com a indicação de 70 títulos para que as bibliotecas adquirissem no prazo de três anos.

A bibliotecária-documentalista do Câmpus Itaquaquecetuba, Fernanda Ferreira, destaca o papel das bibliotecas na implementação da Lei nº 10.639/03. “Ela precisa garantir o direito à leitura, se configurando como um espaço social e que reflita a identidade de sua comunidade e do território a qual pertence o câmpus. A biblioteca é um lugar de conhecimento e seus recursos e serviços são de extrema importância na diminuição das desigualdades raciais”. Fernanda aponta ainda que o relatório reafirma o quanto as bibliotecas do IFSP “estão em consonância com uma educação antirracista, preocupada com a formação da comunidade interna e externa".

Também foi identificado, por meio do projeto de pesquisa AFROIF – Currículo, pensamento decolonial e formação docente na educação, que 64% dos docentes desconhecem os recursos pedagógicos disponíveis nos câmpus. Respaldado pelas pesquisas, o projeto adquiriu a coleção feminismos plurais, composta por nove títulos; no total, foram doados 648 exemplares da obra aos câmpus.

Em 2021, foi realizado um novo levantamento. Verificou-se que as bibliotecas conseguiram adquirir cerca de 300 obras relacionadas à temática étnico-racial com quase mil exemplares. Alguns títulos podem ser encontrados no álbum elaborado pela biblioteca do Câmpus Pirituba, que abarca livros sobre as religiões de matrizes africanas e a educação para as relações étnico-raciais.

Os câmpus enxergarem, por meio do relatório, o déficit que suas bibliotecas apresentavam quanto à disponibilidade de obras na temática africana e indígena, relata Rogério Pereira, bibliotecário-documentalista do Câmpus Pirituba. O resultado da ação foi surpreendente: “Hoje temos no câmpus uma estante, que fica na entrada da biblioteca, com livros que retratam a africanidade e os povos indígenas. Agora é uma das áreas mais visitadas na biblioteca”, comemora.

O relatório apresenta um crescimento significativo nos acervos das bibliotecas do IFSP durante o período. Nele é possível conhecer os títulos disponíveis e as unidades onde se encontram. No acervo podem ser localizadas obras de autores negros brasileiros de renome como Abdias do Nascimento, Lélia Gonzalez, Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus, Lima Barreto, Sueli Carneiro e dos indígenas Airton Krenak e Daniel Mundukur, além de obras de escritores estrangeiros, como Angela Davis, Chimamanda Adichie e Martin Luther King.

Para a bibliotecária-documentalista do Câmpus Campinas, Rosangela Gomes, com esses trabalhos, "a biblioteca cumpre sua missão na disseminação do conhecimento, fomentando reflexões em uma realidade de ideias tão diversificada. Faz toda a diferença uma instituição de ensino ter profissionais comprometidos com as dificuldades da sociedade brasileira”, acredita.

Caso o título não esteja disponível na biblioteca do câmpus, o usuário pode utilizar o serviço empréstimo entre bibliotecas (EEB), basta solicitá-lo no balcão de atendimento.

Confira os relatórios na íntegra:

Relatório do Levantamento bibliográfico das bibliotecas IFSP - 2016

Relatório do levantamento bibliográfico das bibliotecas do IFSP - 2022

registrado em:
Fim do conteúdo da página