Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Comitê de Ética do IFSP participa de encontro regional

Publicado: Sexta, 06 de Maio de 2022, 10h21 | Última atualização em Sexta, 06 de Maio de 2022, 10h21 | Acessos: 667

Objetivo é promover a cooperação técnica e a troca de conhecimento  


Membros da Comissão de Ética (COET) do IFSP participaram, nos dias 27 e 28 de abril, do Encontro Regional do Sistema de Gestão da Ética Pública do Poder Executivo Federal - Sul/Sudeste, realizado no Rio de Janeiro.  

Os encontros regionais do Sistema de Gestão da Ética Pública (SGEP) têm como objetivo promover a cooperação técnica e a troca de conhecimento entre as comissões setoriais, bem como avaliar a qualidade da gestão da ética nos órgãos e entidades públicas federais.  

Da esquerda para a direita: Antônio Carlos Vasconcellos Nóbrega (CEP-Brasília), José Valdemir Nascimento (COET-IFSP), Edson Leonardo Dalescio Sá Teles (CEP-Brasília), Ingrid Nairronski Voidella Marques (COET-IFSP), Carolina Machado d’Ávila (COET-IFSP), Ana Veronica de Oliveira Collyer (COET-IFSP) e Ricardo Wagner de Araújo (CEP-Brasília)

 

Durante a programação, foram realizadas palestras, painéis, apresentações e grupos de trabalho. Entre os temas abordados, destacam-se os desafios para a promoção da ética na administração pública, a proposta do novo decreto do código de ética e conduta do agente público civil, a prevenção de conflito de interesses e a apresentação de boas práticas e experiências exitosas de comissões setoriais.  

A Comissão de Ética do IFSP foi representada pelos membros-titulares José Valdemir do Nascimento e Ingrid Nairronski Voidella Marques, pela membra-suplente Carolina Machado D'Ávila e pela secretária-executiva Ana Veronica de Oliveira Collyer.  

De acordo com a COET, a participação nas oficinas permitirá um trabalho mais eficiente e eficaz de modo a cumprir com o Plano de Trabalho elaborado para 2022, pela comissão do Instituto Federal de São Paulo, e principalmente, nos atendimentos e esclarecimentos ao público que procura a comissão. 

Trabalhos 

No dia 28 de abril, membros de comissões de ética setoriais de órgãos e entidades participaram de oficinas que abordaram os temas “Elaboração de Plano de Trabalho: gestão e ponto de partida da atuação de comissão de ética setorial” e “ACPP: elaboração e acompanhamento do Acordo de Conduta Profissional e Pessoal (ACPP)”. 

“É um momento de troca de experiências tanto entre a Comissão de Ética Pública e a as comissões setoriais quanto entre as próprias comissões de ética de diferentes órgãos e instituições. A partir desse debate, identificamos que todos passamos pelas mesmas dificuldades e, juntos, podemos encontrar soluções”, disse o Secretário-Executivo da CEP, Ricardo Wagner de Araújo. 

Da Comissão de Ética do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), José Valdemir do Nascimento, disse que o evento superou as expectativas. “Não imaginávamos ter contato com uma equipe tão rica de palestrantes. Os painéis estão muito esclarecedores e estamos aproveitando muito as oficinas. Juntar membros de diferentes instituições enriquece os debates. Percebemos que temos problemas em comum e as soluções executadas em um órgão certamente pode ajudar o outro”, finalizou. 

Após as reuniões em grupos, os participantes apresentaram suas reflexões e tiveram a oportunidade de dialogar com o Secretário-Executivo da CEP e com a Coordenadora-Geral do Sistema de Gestão da Ética, Clarice Knihs.

Saiba mais sobre o evento aqui.

Com informações da Presidência da República.  

registrado em:
Fim do conteúdo da página