Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Docente do Câmpus Capivari tem proposta contemplada pelo Edital 172/2021 - CPI

  • Publicado: Sexta, 11 de Junho de 2021, 11h44
  • Última atualização em Sexta, 11 de Junho de 2021, 11h57
  • Acessos: 885

 

O Projeto de Pesquisa "Processos Avançados de Oxidação Aplicados na Degradação de Medicamentos Vencidos contendo Amoxicilina: Abordagem Química e Econômica" coordenado pelo professor Dr. André Luís de Castro Peixoto, docente do Câmpus Capivari teve sua proposta contemplada, por ter captado a importância de R$ 138.756,21 em 2018, verba que foi investida em Laboratório de Química,  sendo tal informação foi divulgada no resultado final do  Edital 172/2021 (clique aqui para acessar o documento), publicado no dia 10 de junho de 2021. 

Tal projeto conta com a colaboração do pesquisador Bruno Ramos (PQI-Poli-USP) e já participaram como alunas de iniciação científica Mariana Cardoso Barros Ribeiro (bolsista PIBIFSP por dois anos e bolsista FAPESP por um ano) e Beatriz Santos Silva (bolsista PIBIFSP por dois anos), alunas do curso superior de Tecnologia em Processos Químicos do Câmpus Capivari. 

A Pesquisa tem o objetivo de fornecer suporte analítico em pesquisas ambientais que envolvem a mineralização de amoxicilina em efluentes aquosos. A pesquisa faz parte da linha de fomento FAPESP denominada Equipamentos Multiusuários (EMU; Projeto #2018/17913-2) e está associada ao projeto de auxílio regular da FAPESP denominado “Processos Avançados de Oxidação Aplicados na Degradação de Medicamentos Vencidos contendo Amoxicilina: Abordagem Química e Econômica” (Processo #2018/05698-0).  

Projetos de pesquisa que envolvem a mineralização de contaminantes orgânicos tem como um dos principais métodos de análise a determinação de carbono orgânico total (TOC). Além da determinação de TOC, o equipamento adquirido com o projeto conta com análise de nitrogênio total (forma orgânica mais forma inorgânica do nitrogênio). 

Segundo o professor André Peixoto, a aprovação dos projetos pela FAPESP foi essencial para alavancar a pesquisa no Câmpus Capivari, tendo nesses três anos proporcionado meios para o desenvolvimento de propostas de pesquisa de nível internacional. “O projeto veio preencher uma lacuna na literatura sobre o tipo de efluente estudado; a maioria dos trabalhos envolve a degradação de princípios ativos com elevado grau de pureza analítica dissolvidos em água”, contou. O pesquisador disse ainda, que além desse avanço científico, a parte mais gratificante foi a orientação das alunas de iniciação científica, as quais demonstraram grande amadurecimento durante os anos de execução do projeto. 
 

Fonte: https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/2263-prp-divulga-resultado-de-edital-de-incentivo-a-pesquisadores

registrado em:
Fim do conteúdo da página