Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > VI Semana da Consciência Negra
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

VI Semana da Consciência Negra

  • Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2019, 11h24
  • Última atualização em Terça, 19 de Novembro de 2019, 10h14

O Câmpus Capivari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo promoverá na próxima semana, de 18 a 23 de novembro, a sua VI Semana de Consciência Negra. As atividades foram organizadas tendo como público alvo, prioritariamente, os alunos do próprio IFSP, mas toda a comunidade de Capivari e região poderá se inscrever em vagas limitadas e participar de atividades específicas.

Como preparação para a semana, na noite da última quarta-feira, 13 de novembro, foi promovida pela comissão organizadora do evento a palestra "Educação Antirracista", ministrada pela Dra. Caroline Felipe Jango da Silva, pedagoda do IFSP Câmpus Hortolândia, doutora em Educação e membra fundadora do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFSP). A palestra, com auditório lotado,  introduziu temas que serão abordados durante as atividades da próxima semana e teve como objetivo despertar o debate acerca das questões étnico-raciais, como o racismo, para que essas questões não fiquem à margem da educação e sejam encaradas com a devida seriedade nas ações de ensino, pesquisa e extensão.

Palestra Educação Antirracista, realizada dia 13/11/2019.

 
Auditório lotado para a palestra Educação Antirracista, realizada dia 13/11/2019.

 

Confira a programação da VI Semana de Consciência Negra do IFSP Câmpus Capivari:

 

Terça-feira, dia 19/11/2019:

1- Palestra "Noemia de Sousa: o pioneirismo da mulher negra na literatura moçambicana", com Dr. Alexandre M. Bragion, às 10h00. Exclusiva para alunos do IFSP.

 2- Palestra "Preconceito Racial no Município de Capivari", com Sr. Denilton Rocha, às 19h30. Aberto a todos (vagas limitadas). Clique aqui para se inscrever.

 

Quinta-feira, dia 21/11/2019:

1-  Visita ao Museu Afro Brasil, com Me. Felipe P. G. Vieira, saída prevista para as 08h00. Exclusiva para alunos do IFSP.

2- Oficina de Toques de Berimbau, com Sr. Gustavo B. L. da Silva, às 13h30. Aberto a todos (vagas limitadas). Clique aqui para se inscrever.
Resumo: Não se sabe ao certo quando ocorreu o casamento entre o arco musical conhecido como berimbau e a manifestação cultural afro-brasileira denominada capoeira, mas a música desse primitivo instrumento musical tornou-se símbolo desta arte-luta. Nesta oficina, serão introduzidos os principais toques de berimbau utilizados na capoeira.

 3- Palestra “Clóvis Moura e a dialética radical do Brasil negro”, com Me. Márcio Farias, às 21h00. Aberto a todos (vagas limitadas). Clique aqui para se inscrever.
Resumo: De “Rebeliões da senzala: quilombos, insurreições, guerrilhas (1959) “até o “Dicionário da escravidão negra no Brasil (2004)” Clóvis Moura construiu uma densa e vasta produção teórica que coloca as negras e negros como sujeitos ativos na dinâmica da sociedade brasileira, nesse sentido a palestra abordará a obra deste autor a partir de um panorama para apresentar suas contribuições no entendimento do Brasil contemporâneo .

 

Sexta-feira, dia 22/11/2019:

1- Mesa Redonda "Cultura, Política e Resistência na Periferia: olhares sobre a crítica social e a ação do Estado", com Sr. Adriano Bueno da Silva, Me. Daniel Ap. de Souza, Sr. Luis Henrique do Livramento e Sra. Betina Bueno Leite, às 08h00. Exclusiva para alunos do IFSP.

2- Evento esportivo-cultural "III Batizado e Troca de Cordões de Capoeira do IFSP - Câmpus Capivari", com Sr. Gustavo B. L. da Silva, às 19h30. Aberto a todos (não é necessária inscrição).
Resumo: Iniciação oficial dos participantes dos cursos de capoeira ofertados pelo IFSP Câmpus Capivari na vida capoeirística. Na Capoeira, o grau de conhecimento e vivência dos atletas dentro dessa arte é indicado pela cor do cordão que ele carrega na cintura. Os cordões podem ser verde, amarelo, azul, branco ou ainda podem ser uma combinação destas cores. Quando o atleta iniciante, que treinou por cerca de um ano sem cordão algum na cintura, vai receber o seu primeiro cordão, diz-se que ele está sendo batizado na Capoeira. O batismo na Capoeira, assim como em outros esportes, não tem relação com religiosidade como a denominação pode sugerir, mas sim com a primeira participação oficial dos atletas em uma roda de Capoeira para jogar com outros capoeiras mais experientes.

 

Sábado, dia 23/11/2019:

1- I Mostra de Curtas da Semana da Consciência Negra IFSP - Câmpus Capivari, com Me. Felipe P. G. Vieira, às 09h00, no Cine Vera Cruz. Exclusivo para alunos do IFSP e convidados.
Resumo: A narrativa da História é feita de muitos silêncios. Com frequência, o estudo do passado tende a glorificar homens brancos e poderosos, relegando ao esquecimento personagens marginais ou menos inseridos nas esferas de poder. Com o objetivo de resgatar essas histórias de vida, realizamos a I Mostra de Curtas da Semana da Consciência Negra IFSP - Câmpus Capivari. Esse ano a mostra contará com a exposição de curtas sobre homens e mulheres negros da História do Brasil e do mundo, com especial atenção às diversas personalidades tão importantes na história da luta contra o preconceito e a segregação.

 

Durante toda a semana:

1- Exposição "O Negro na História Brasileira: Questões Sociais e Culturais", com Me. Daniel Aparecido de Souza, Sr. Guilherme B. Arcanjo, Sr. João Figueiredo, Sr. Levi S. de Almeida, Sr. Vitor B. Balan, Sr. Murilo S. Munente, Sr. Marcus T. de Moraes, Sr. Henrique Q. Conti, Sr. Vinicius Gonçalves, Sr. Samuel M. Pereira, Sr. Gabriel H. Alves, Sr. Leonardo Gonçalves, Sr. Rodrigo Rodrigues, Sr. Caio F. de Azevedo, Sr. Gabriel P. Bresciani, Sr. Thomaz M. Paes, Sr. Levi S. de Almeida, Sra. Ana Cristina, Sra. Giovana Bossolan. 
Resumo: A exposição virtual O Negro na História Brasileira: questões Sociais e Culturais visa apresentar dados históricos acerca do papel do negro na História Nacional, refletir sobre a importância da matriz afro na constituição da brasilidade e, sob a ótica discente, trazer personagens negros importantes em nossa história que muitas vezes não são lembrados nos livros didáticos.
Disponível em: http://www.ifspcapivari.com.br/qrcode/consciencia/index.php

2- Exposição "História, cultura e literatura afro-brasileiras, com Sra. Michele C. dos Santos, Sra. Izabel M. B. Teixeira e Sra. Rúbia D. Adão.
Resumo: Exposição dos livros do acervo da Biblioteca do IFSP Câmpus Capivari com temática afro-brasileira.

3- Exposição "Empoderamento Feminino: Igualdade não tem cor", com Sra. Katia Toledo.
Resumo: Exposição dos três trabalhos melhores avaliados no concurso cultural homônimo da escola Escola Municipal Laura Quagliato Pacheco

registrado em:
Fim do conteúdo da página