Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Coordenadoria de Biblioteca (CBI) > Biblioteca > Pós-Graduação Lato Senso em Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação
Início do conteúdo da página

Pós-Graduação Lato Senso em Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação

Publicado: Sexta, 29 de Janeiro de 2021, 21h06 | Última atualização em Quinta, 13 de Abril de 2023, 19h47 | Acessos: 3917

MONOGRAFIAS

 

 

AUTOR(ES)

TÍTULO

ANO

PALAVRAS-CHAVE

TEXTO COMPLETO OU

LOCALIZAÇÃO NO ACERVO

ANDRADE, Antonia Valéria Pereira da Silva

Uso de mapas mentais no processo de aprendizagem de estudantes autistas

2022

Educação inclusiva 

Educação especial

Autismo 

Mapa mental

 

https://drive.ifsp.edu.br/s/ED2ien9ZQeQuVi1

GALETTI, Alexandre; SOTOPIETRO, Beatriz; ROCHA, Gabriel; SANTOS, Henrique da Silva

'Faça parte!': uma proposta de engajamento da comunidade escolar que surge em um percurso de aprendizagem baseada em desafios (ABD)

2022

Tecnologia da informação e comunicação 

Aprendizagem baseada em desafios 

Comunidade escolar - Engajamento 

https://drive.ifsp.edu.br/s/84mSyGT8Psk3G5P

BATISTA, Juliana de Lima Lapera

A importância das metodologias ativas para o ensino de língua inglesa nas escolas públicas

2022

Metodologias ativas 

Ensino de línguas 

Ensino de inglês 

https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2172/1391

LOATTI, Isis; DRIGO, José Roberto

Explorando o quadro mágico utilizando a linguagem Braille

2022

Educação especial   

Deficiência visual 

Braille (Sistema de escrita) 

Educação inclusiva 

 

https://drive.ifsp.edu.br/s/nX85Dm7cJgi32Hk

MACEDO, Rafael de Oliveira

A utilização de jogos digitais no ensino de matemática para crianças do Ensino Fundamental

2022

Ensino de matemática 

Jogos digitais 

Ensino fundamental  

https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2056

MANOEL, Vanessa Kelly

Batalha naval / um estudo sobre o uso dos jogos e a interdisciplinaridade

2022

Jogos na educação 

Aprendizagem baseada em projetos 

Gamificação 

https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2054/1292

PIRES, Fabrício Matias

Evasão escolar e diversidade de gênero / um estudo de suas relações no âmbito escolar

2022

Evasão escolar 

Gênero e sexualidade 

Educação 

https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2035/1287

RIBEIRO, Chérowlly Jussara

A importância do uso da tecnologia de informação e comunicação na educação básica

2022

Tecnologia da informação e comunicação 

Educação 

Ensino básico 

Solicitar acesso à equipe da CBI

SILVA, Gustavo Baptistella Leite da

Capoeira e cultura digital: uma oportuna aproximação em prol da formação docente visando a educação para as relaçõesétnico-raciais

2022

Relações étinico-raciais 

Educação 

Capoeira 

Formação de professores 

https://drive.ifsp.edu.br/s/USTQUNrzOAVZye1

VICENTE, Maria Heloísa Saraiva

Os hipertextos e hiperlinks: novos percursos de leitura on-line em língua inglesa

2022

Língua inglesa - Estratégias de leitura 

Hipertexto 

Leitura em ambiente virtual 

https://drive.ifsp.edu.br/s/mbUUNq4SSjhnr08

 

AUTOR(ES)

TÍTULO

ANO

PALAVRAS-CHAVE

TEXTO COMPLETO OU

LOCALIZAÇÃO NO ACERVO

LEITE, William Silva de Jesus Metodologias ativas: um novo olhar para o ensino de matemática 2021

Ensino

Gamificação

Matemática

Tecnologia

📄

https://drive.ifsp.edu.br/s/siGYwdADak1Q36i

LOPES, Renata Santos  Desenvolvimento de recurso tecnológico de alfabetização pelo wordwall e as implicações na aprendizagem da escrita 2021  

Alfabetização Gamificação

Engajamento

 

📄

https://drive.ifsp.edu.br/s/mEbVvw1xy4olrTU

AMARAL, Rayane Caroline Pereira  Tecnologias digitais e a educação em direitos humanos: uma revisão sistemática de estudos nacionais 2021

Educação em direitos humanos

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)

Cultura digital

 

📄

https://drive.ifsp.edu.br/s/7vZVDTaRgUFe2Ub

MOREIRA, Marta Neves  Mapa mental como ferramenta para organização diária de estudante com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).pdf 2021  

Transtorno de Déficit de  atenção e hiperatividade (TDAH)

Mapas cognitivos (Psicologia)

Rotina diária

 

📄

https://drive.ifsp.edu.br/s/4bKMR5Ky0LcwOPN

CRUZ, Mara Rodrigues da  Tecnologias na educação infantil: avanços na forma de ensinar e aprender  2021

Educação infantil

Tecnologia

Professor

 

📄

https://drive.ifsp.edu.br/s/GftT2CWgOvuaK5j

OLIVEIRA, José Carlos de  A robótica livre na aproximação entre estudantes e  as  tecnologias 2021

Sequência didática Arduino

Tinkercad

Robótica

 

📄

https://drive.ifsp.edu.br/s/DuNlqlpjzHeOkRt

RODRIGUES, Elvis  Um   comparativo   entre   a pirâmide   de aprendizagem de Glasser e a taxonomia de Bloom 2021

Metodologias ativas  Taxonomia de Bloom  Pirâmide de Glasser

Frações

 

📄

https://drive.ifsp.edu.br/s/LYBG6Bq3ReCxnuL

FERRAZ, Carolina Briola

Uso das TICs na construção da documentação pedagógica: uma forma de aproximação entre escola e família

2021

Tecnologia  da  informação  e  comunicação Documentação  pedagógica

Relação família-escola

 

📄

https://drive.ifsp.edu.br/s/RjK6qASlYSFtJPp

CAMPOS, Thalia Carla

Novas tecnologias nas práticas pedagógicas: um estudo de caso sobre a postura dos professores, da disciplina de geografia do Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia Campus Capivari, no ano de 2019/2020

2021

Novas Tecnologias Educação

Geografia

Práticas Pedagógicas Metodologias Ativas Abordagens didático-pedagógicas

 

📄

https://drive.ifsp.edu.br/s/LwpZWGCOptnYguq

 MAZZINI, Marcus Vinicius Piazza   O uso das TDIC’s como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem  2021  

Metodologias ativas Tecnologias digitais Cibercultura

BNCC

Ensino de História
 

📄

https://drive.ifsp.edu.br/s/3VqIQYUMj91ZXLr

 SANTOS, Jéssica Laiane dos  Mídia e manipulação: até que ponto a ideologia midiática pode influenciar em debates políticos educacionais  2021  

Quarto poder

Democracia

Cidadania
 

📄

https://drive.ifsp.edu.br/s/HyVK6KvHJS1azb7
 VALENCIO, Amarildo de Jesus  As TICs como recurso para favorecer a aprendizagem de alunos da Educação Especial  2021  

Tecnologia

Inclusão

Aprendizagem
 

📄

https://drive.ifsp.edu.br/s/QFrrJZjWsty5sNi

ARANHA, Caroline Aparecida Marturano

A influência da tecnologia na aprendizagem da criança: um estudo a partir da teoria Piagentiana

2020

Piaget, Jean

Podcast

Processo cognitivo

Tecnologia

 

📄

https://drive.ifsp.edu.br/s/KaQRWLpSbpOh3OS

CHIQUITO, Vinicius Camargo

Consciência política: a influência da tecnologia da informação na formação dos conceitos de politização e democracia

2020

 

Democracia

Tecnologia da informação

Educação

Política

📄

https://drive.ifsp.edu.br/s/zF0SZXYFdehUZor

CRUZ, Victor Maia da

Uso das TDIC´S como ferramentas de aprendizagem e compartilhamento de experiências na implantação e implementação de hortas escolares

2020

Tecnologias digitais da informação e comunicação na Educação.    

Hortas Escolares Educação multidisciplinar

📄

https://drive.ifsp.edu.br/s/p7zOnYFqG2EDJII

RODRIGUES, Juliana

Uma desconstrução sobre a concepção dos pais referente à jogos e gamificação: os pais como mediadores da aprendizagem

2020

 

Aprendizagem

Gamificação

Jogos sérios

📄

https://drive.ifsp.edu.br/s/dIMrHl56v91Y4KE

SOUZA, Daniel Ramos de.

Discussões entre psicologia e educação: uma proposta de intervenção centrada na aprendizagem baseada em desafios para adolescentes

2020

Aprendizagem baseada em desafios

Psicoeducação Adolescência

Adoecimento mental

📄

https://drive.ifsp.edu.br/s/o1XOuXT41uviVbp

COLNAGHI, Erika Aparecida Piazza

Redes sociais e mediação de conflito

2020

Tecnologias digitais de  informação e comunicação

Redes sociais

Mediação

Conflitos

 

📄

https://drive.ifsp.edu.br/s/rGxbCIuucdnUVwe

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página