Sobre o curso
Informações básicas
Duração: 3 semestres
Ingresso: Anual
Vagas: 40 por ano
Coordenadora: Profa. Paloma Epprecht e Machado de Campos Chaves
Email para contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Objetivos
É objetivo geral do curso proporcionar ao participante uma formação complementar e específica direcionada para a compreensão das relações entre as tecnologias digitais e os processos educacionais, assim como, contribuir para o domínio técnico das ferramentas tecnológicas por parte dos participantes tanto para uso pessoal, social, profissional ou educacional. Os objetivos mais específicos são:
-
Viabilizar a formação de um coletivo que possa refletir sobre as relações entre as tecnologias digitais e as educações, e a partir dessa reflexão buscar atitudes que contribuam com a sociedade;
-
Contribuir com a formação humana, técnica e social dos participantes através de uma abordagem holística e integradora das diversas dimensões que compõem os processos de aprendizagem e ensino dentro e fora do espaço escolar;
-
Motivar os participantes do curso a assumirem seus papéis de protagonistas em seus locais de atuação, contribuindo assim para a ressignificação da escola e outros ambientes educativos, como espaço mediador da aprendizagem;
-
Capacitar os participantes na produção de Recursos Educacionais Abertos, contribuindo assim para a formação docente dentro de uma proposta social de comunidades colaborativas para a construção e disseminação de conhecimento.
Público
Graduados(as) em nível superior em qualquer área do conhecimento com diploma emitido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
Perfil do(a) egresso(a)
Os(as) egressos(as) serão especialistas habilitados(as) a atuar em instituições e espaços de educação, formal e não formal, em disciplinas ou projetos envolvendo as tecnologias digitais. O(a) estudante, ao concluir o curso, será considerado “Pós-graduado(a) em Educações e Tecnologias Digitais”.
Deseja-se que sejam pessoas críticas, reflexivas, que desenvolvam sua capacidade de aprender a aprender, e sejam capazes de articular e integrar as tecnologias ao currículo educacional, tanto como ferramenta a serviço da aprendizagem, transversal ao currículo, quanto como recurso de inovação a ser pesquisado e desenvolvido.
Espera-se que sejam pessoas sensíveis às questões humanas e sociais relacionadas à educação, sendo assim capazes de refletir sobre a realidade e interferir nela por meio das tecnologias.
Para mais informações acesse o nosso Projeto Pedagógico de Curso (PPC)!
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
A estrutura curricular do curso exige dos(as) estudantes, um percurso de, no mínimo, 360 horas efetivas, organizadas em 180 horas obrigatórias e ao menos 180 horas eletivas. Vale salientar que os(as) estudantes podem chegar à conclusão desta carga horária efetiva através de diferentes itinerários, afinal, entre os componentes curriculares eletivos os(as) estudantes poderão fazer suas escolhas e assim criar seus roteiros. O certificado de conclusão de curso informará os componentes curriculares e a carga horária efetivamente cursada pelo(a) estudante.
A cada semestre os educandos desenvolverão projetos de aprendizagem que integrarão os distintos componentes curriculares, obrigatórios e eletivos. Os espaços de desenvolvimento desses projetos serão as disciplinas de Projetos de Intervenção, presentes em cada um dos três semestres do curso. Além de serem os espaços de planejamento, desenvolvimento e execução de intervenções nos contextos escolhidos pelos(as) estudantes, essas disciplinas abordarão diferentes estratégias de aprendizagem, que conduzirão metodologicamente, em cada semestre, tais ações de intervenção.
Em cada semestre serão ofertados dois componentes curriculares obrigatórios e no mínimo quatro componentes curriculares eletivos. Os(as) estudantes deverão ao longo dos três semestres do curso, atender com sucesso o mínimo de seis componentes eletivos, além dos obrigatórios. A decisão acerca dos componentes eletivos que serão ofertados em cada semestre se dará a partir do diálogo construído com os(as) estudantes e da disponibilidade docente. No quadro abaixo é possível observar todas as disciplinas obrigatórias e o catálogo de eletivas.
Disciplinas Obrigatórias |
Aulas por modalidade |
Presencial |
A distância Síncrono ou Assíncrono |
Total |
1o. Sem. |
Projetos de Intervenção I |
6 |
30 |
36 |
Produção e Remix Digital I |
6 |
30 |
36 |
2o. Sem. |
Projetos de Intervenção II |
6 |
30 |
36 |
Produção e Remix Digital II |
6 |
30 |
36 |
3o. Sem. |
Projetos de Intervenção III |
6 |
30 |
36 |
Produção e Remix Digital III |
6 |
30 |
36 |
|
Total - Disciplinas Obrigatórias |
36 |
180 |
216 |
Catálogo de Disciplinas Eletivas |
Aulas por modalidade |
Presencial |
A distância Síncrono ou Assíncrono |
Total |
Aplicativos de Tradução para Libras |
6 |
30 |
36 |
Cultura Hacker e Educação |
6 |
30 |
36 |
Design Digital Inclusivo |
6 |
30 |
36 |
Design Instrucional para o desenvolvimento de materiais didáticos com foco nos recursos linguísticos. |
6 |
30 |
36 |
Educação Maker |
6 |
30 |
36 |
Escrita Acadêmica |
6 |
30 |
36 |
Ferramentas Digitais (2023-2S) |
6 |
30 |
36 |
Fundamentos e Práticas em Educação a Distância |
6 |
30 |
36 |
Libras e Educação Inclusiva |
6 |
30 |
36 |
Lógica de Programação (2023-2S) |
6 |
30 |
36 |
Mapeamento Cognitivo (2023-2S) |
6 |
30 |
36 |
Metodologias ativas alicerçadas nas tecnologias digitais da informação e comunicação |
6 |
30 |
36 |
Multiletramentos e Tecnologias Digitais (2023-2S) |
6 |
30 |
36 |
Pesquisa Científica e Projeto de Pesquisa |
6 |
30 |
36 |
Recursos educacionais abertos para o ensino de línguas |
6 |
30 |
36 |
Recursos Educacionais Abertos |
6 |
30 |
36 |
Robótica Educacional |
6 |
30 |
36 |
Tecnologia e Educação Inclusiva |
6 |
30 |
36 |
Tópicos Especiais I |
6 |
30 |
36 |
Tópicos Especiais II |
6 |
30 |
36 |
Total - Disciplinas Eletivas que devem ser cumpridas pelos estudantes ao longo do curso |
216 aulas |
Carga horária total mínima que os estudantes devem cumprir no curso |
432 aulas (360 horas) |
Para mais informações acesse o nosso Projeto Pedagógico de Curso (PPC)!
Documentos
Documentos importantes do curso:
Processo Seletivo - Turma 2024
As inscrições para o processo seletivo do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educações e Tecnologias Digitais - Turma 2024 - 2.º Semestre estiveram disponíveis no período de 15 de abril a 22 de maio de 2024 04 de junho de 2024.
Abaixo encontrarão todos os documentos do processo seletivo.
Em caso dúvidas, envie um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Documentos Importantes
Resultados e Listas
Cronograma
Atividade
|
Data
|
Inscrições
|
15 de abril até às 11h59 do dia 04 de junho de 2024
|
Divulgação das inscrições deferidas
|
04 de junho de 2024
|
Apresentação de recurso sobre as inscrições indeferidas
|
Até às 23h59 do dia 06 de junho de 2024
|
Divulgação das inscrições homologadas
|
07 de junho de 2024
|
Resultado Preliminar
|
14 de junho de 2024 |
Apresentação de recurso sobre o resultado preliminar
|
Até às 23h59 do dia 17 de junho de 2024
|
Resultado Final
|
21 de junho de 2024
|
Publicação da 1ª Chamada
|
21 de junho de 2024
|
Período de Matrícula da 1ª Chamada
|
25 a 27 de junho |
Previsão de Publicação da 2ª chamada (se houver)
|
03 de julho
|
Previsão de Período de Matrícula da 2ª Chamada
|
05 a 09 de julho
|
Início das Aulas
|
01 de agosto de 2024 |
Primeiro encontro presencial
|
03 de agosto de 2024
|
Documentos de processos seletivos anteriores
Redes Sociais